Sorvete de Chá Oolong e Jasmin

Com esse calor implacável a vontade de tomar sorvete só aumenta. Os tradicionais a base de leite e creme são excelentes, mas a refrescância não é aquela coisa, igual os de água (leia-se sorbet).

Sorvete de Chá Oolong e Jasmin

Procurava um sabor diferente, não queria sabores a base de fruta. Lembrei que tinha alguns chá parados: oolong e de jasmin.

Oolong é uma das variedades de chás feito com a Camellia sinensis, planta-base para todos os chás de verdade. Chá branco, verde, preto… As bebidas feitas com outras plantas e afins são infusões.

Para o gelado, usei uma proporção de 2:1 entre os dois. Jasmin deu um toque mais floral, sutil, mas perceptível. E como é para ser servido gelado, o chá pronto ainda líquido ficou mais forte. Como sabem, tudo que será gelado ou congelado e servido assim precisa de uma base mais forte para manter o sabor.

Adoçado com açúcar de baunilha, mas pouco. A baunilha ajuda a transmitir uma sensação doce, mesmo não sendo propriamente dita.

Sorvete de Chá Oolong e Jasmim com mel em um copo por PratoFundo.com

Sorvete de Chá Oolong e Jasmin

Pré-preparo: 20 minutos
Tempo de preparo: 4 horas
Total: 4 horas 20 minutos
Rende: 450 mL
Autor: Vitor Hugo

Ingredientes

  • 2 sachês chá oolong
  • 1 sachê chá de jasmin
  • 450 mL água (fervente)
  • 25 g açúcar cristal (ou açúcar com baunilha)
Use as quantidades nas unidades de medidas em peso e volume quando presentes. As medidas em xícaras/colheres são apenas uma cortesia do sistema e menos precisas .
1 xícara: 250mL | 1 colher de sopa: 15mL.

Modo de Preparo

  • Em um recipiente colocar os sachês de chá e adicionar 350mL de água fervente. Tampar e deixar a infusão agir por 15 minutos, no mínimo.
  • Quanto mais tempo a infusão durar, mais forte será o sabor. Deixei cerca de 25 minutos.
  • Completar o volume até 450mL e adicione o açúcar. A quantidade é a gosto.
  • Transferir o chá para um recipiente retangular com tampa. Levar para freezer.
  • A cada ~30 minutos, ir quebrando os cristais de gelo formados com um garfo. Para ficar com a textura cristalizada. Caso queira, ao final pode processar com um mix de mão.
  • Sugestão: sirva com mel de flor de laranjeira

A receita tem links para programa de afiliados, se comprar, o PratoFundo pode receber uma comissão sobre a venda que ajuda a manter o site no ar.
Informações nutricionais
Calorias: 50kcal (3%)
As infos nutricionais são apenas uma cortesia do sistema e geradas automaticamente; podem não refletir a realidade nutricional da receita.
Vem me acompanhar!Confira mais novidades no meu Instagram @PratoFundo!
PALAVRA-CHAVE: sorbet, sorvete caseiro
Vitor Hugo

Mestre em Ciência de Alimento, Farmacêutico-Bioquímico e Gastrônomo. Atua como Produtor Gastronômico e Comunicador de Ciência. Criou o PratoFundo para ser o portfólio de gastronomia e ciência.

Fez ou tem uma dúvida sobre a receita? Comente!

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

Avalie a receita:




8 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Cláudia Valéria Miqueloti:

    5 stars
    Adorei a receita. Gostaria de saber se é possível fazer geladinho com esse chá. Quero preparar geladinho vegano utilizando chá, suco natural e frutas frescas, mas não sei se ao fazer a infusão do chá ele vai manter as propriedades das ervas e o sabor.

    1. Vitor Hugo:

      O sabor provavelmente, mas as possíveis propriedades podem se perder. E lembrando, se for vegano-vegano mesmo (sem creme/leite), o geladinho vai ser uma pedra de gelo, vai fica bem duro.

  2. Bombom:

    Não conhecia o Chá de Oolong! Sempre a aprender! (Ainda dizem que “burro velho não aprende línguas”, he,he).Logo que o tempo aqueça aqui em Portugal, vou experimentar esta sua sugestão que me parece muito agradável e requintada! Bjs. Bombom

  3. Paula Prado:

    Hum sorvetinho agora acai bem!

  4. Bibi:

    Tava pensando em fazer sorvete agora pouco… ;) E ainda que “chás parados” não faça o menor sentido pra mim – a louca do chá – gostei da idéia. Já tinha feito um com matcha no Natal e estava cá pensando no que usar pra fazer um sorvetinho, já que fruta está difícil no momento.

    Agora diz uma coisa Vitor, vc tem idéia do quanto tem de chá nos saquinhos? Porque eu tenho um monte, inclusive desses daí, mas tudo a granel. Outra pergunta idiota: já fez com maior concentração e menos tempo? Porque como eu sou a louca do chá, cada um eu faço em uma temperatura e deixo por um determinado tempo.

    Bom, enquanto espero uma resposta vou caçar outra receita nos seus arquivos ;)

    Beijos!

    1. Vitor Hugo:

      Deve ter em torno de uns 5g, eu acho. Entretanto, sempre tenho a impressão que os chás a granel são mais fortes que os de saquinho. O tempo indicado foi o que achei melhor, ao menos para mim.

      1. Bibi:

        Obrigada Vitor! Vou tentar depois. :)

  5. Keila Graciote:

    Como sempre tu és um ‘poço’ (sem fundo) de criatividade. Que mistura fantástica oolong e jasmin! Pena que aqui em Portugal a temperatura está demasiado baixa para isso, vou apontar a sugestão no meu caderno! Abraço