Trufa de Chocolate Braco com Rosa

Trufa é um dos doces mais fáceis de fazer, seja com chocolate ao leite, meio amargo ou branco. E desta vez uni com o sabor floral das rosas. Eu gosto bastante de rosa.

Trufa de Chocolate Braco com Rosa sobre fundo azul

Não me recordo de quando isso aconteceu, só sei que é um sabor que me agrada bastante. E combina com tantos outros ingredientes.

Verdade, necessita ser usado com cautela. Uma gota a mais, adeus sobremesa e olá sabonete! Quando bem utilizado tem a capacidade de dar aquele toque, sabe?

Morango e água de rosas são BFFs (best friends forever), combina muito bem. Sugiro experimentar! Pois o doce de hoje é mais indicado para quem já gosta.

Quando vi o pacotinho de rosas secas, sabia que iria levar. Não é todo dia que encontro ingrediente diferente. Tá bom, nem tão diferente assim. Mas queria usar de algum modo e (para variar) ia ser doce.

As trufas fazem parte da sequência nas atividades comemorativas dos 5 anos de PratoFundo, pois harmonizam bastante com o PratoFundo da Simone Izumi.

Trufa de Chocolate Braco com Rosa mordia mostrando o interior claro

Trufa de Chocolate Branco e Rosa

Pré-preparo: 10 minutos
Tempo de preparo: 20 minutos
Total: 30 minutos
Rende: 15 unidades, depende do tamanho
Autor: Vitor Hugo

Ingredientes

  • 200 g chocolate branco
  • 50 g creme de leite UHT (caixa/lata; 20% gordura)
  • 10 mL água de rosas (aproximadamente)
  • 3 g pétala seca de rosa ( padrão alimentício)
  • Mais pétalas de rosas padrão alimentício para decorar
  • Corante rosa em gel (opcional)
Use as quantidades nas unidades de medidas em peso e volume quando presentes. As medidas em xícaras/colheres são apenas uma cortesia do sistema e menos precisas .
1 xícara: 250mL | 1 colher de sopa: 15mL.

Modo de Preparo

  • Separe as pétalas caso tenha pedaços duros do caule da flor e espinhos. Só então separe a quantidade indicada. Triture as pétalas no processador para diminuir bem o tamanho.
  • Aqueça o creme de leite no micro-ondas por 20-30s (potência máxima). Acrescente as pétalas de rosas trituradas. Misture bem. Reservar.
  • Derreter o chocolate branco no micro-ondas por 1 minuto e 50s, aproximadamente em potência média. Mexa bem, não deve ficar com nenhum pedaço de chocolate.
  • Junte a infusão de rosas no creme de leite ao chocolate branco derretido. Misture bem. Vá adicionando a água de rosas aos poucos.
  • O corante também deve ser colocado aos poucos, é apenas para um tom levemente rosado.
  • Levar para a geladeira para firmar, cerca 20-30 minutos.
  • Bolear as trufas (15-10g) e passar nas pétalas de rosas. Também é possível banhar em chocolate branco e finalizar com as pétalas. Antes de banhar, levar as trufas para geladeira apenas para esfriarem um pouco, podem ficar amolecidas devido a temperatura das mãos.

Dicas

  • Pétalas de rosa seca: encontrei em loja de produtos naturais e chás. O uso básico é para fazer chá, logo, é padrão alimentício. Flores decorativas não devem ser usadas.
  • Água de rosas: é facilmente encontrado em lojas de produtos árabes/mediterrâneos. É um líquido transparente, sim?
A receita tem links para programa de afiliados, se comprar, o PratoFundo pode receber uma comissão sobre a venda que ajuda a manter o site no ar.
Informações nutricionais
Calorias: 200kcal (10%)
As infos nutricionais são apenas uma cortesia do sistema e geradas automaticamente; podem não refletir a realidade nutricional da receita.
Vem me acompanhar!Confira mais novidades no meu Instagram @PratoFundo!
PALAVRA-CHAVE: confeitaria francesa
Três Trufas de chocolate branco na forminha sobre fundo azul
Vitor Hugo

Mestre em Ciência de Alimento, Farmacêutico-Bioquímico e Gastrônomo. Atua como Produtor Gastronômico e Comunicador de Ciência. Criou o PratoFundo para ser o portfólio de gastronomia e ciência.

Fez ou tem uma dúvida sobre a receita? Comente!

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

Avalie a receita:




7 Comentários (Deixe o seu!)
  1. isadora:

    que interessante o sabor deve ter ficado!!!!!! uma obra de arte! =)

  2. carol:

    Hummmmm…q delícia!!!

    Adorei a dica da compra certa sobre água de rosas…rs

  3. Simone Izumi:

    Vh-san, saudações!\o/
    Você poderia por gentileza mencionar de que a água de rosas pode ser adquirida em casas de produtos árabes e não em farmácias? kkkkkkk….Tenho uma aluna que fez a minha receita de fudge de morangos e água de rosas, porém trocou a essência pelo hidratante leite de rosas!
    Holllly cow.

    1. Vitor Hugo:

      @Simone: mentira! Hidratante! Aí que dó, /o/ Valeu a dica, já coloquei.

      1. Simoni:

        Oi,Vitor nossa eu amodoro seu cantinho,ja fiz varias delicias que encontri aqui….

        Agora faço minha apresentação formal…rsrsr Eu sou a aluna da Willy Wonka de saias a Si que fez a peripecia com a agua de rosas…rsrsr Como ja rimos desse episodio vc nem imagina…ja rodou o mundo essa façanha…rsrsr

        Parabens pelo Blog.

        Sica

      2. Vitor Hugo:

        @Sica: hahahah ficou hidratada por dentro!

  4. Cintia A. S. Sevaux:

    Ai que tentação!!!Amo o gostinho de rosas, acho super sofisticado seu uso na culinária!!
    Parabéns ao Prato fundo e ao chocolatria, 5 anos assanhando nossas lombrigas!!!rsrsrs
    bjinhos!!!