Iogurte de Chocolate Branco com Frutas

Como havia comentado lá no “A Refeição em Família” de Ferran Adrià + PratoFundo que as receitas seriam postadas, não estava mentido.

Iogurte de Chocolate Branco com Frutas

Porém, vamos começar com a sobremesa. Ou melhor, o principal item dela. O iogurte de chocolate branco que ganhou lugar cativo na minha cozinha. É absurdo de simples e pode deixar melhor praticamente qualquer receita doce a base de frutas.

Como poderão ver é nada mais, nada menos que apenas misturas os ingredientes na temperatura certa e a mágica é feita.

Como usei chocolate branco nacional básico, ou seja, não é aquela maravilha belga-suíça-francesa. O derretimento fica um pouco a desejar. Para contornar isso, adicionei um pouco de creme de leite pasteurizado para deixar mais fluido.

Esse acréscimo é totalmente opcional, como tinha creme de leite aberto, por que não? Ruim que não ia ficar.

Dependendo do uso que fizer, pode ser que sobre um pouco. E terá que ser guardado na geladeira, claro. Quando a temperatura abaixa, a consistência fica mais cremosa. Uma beleza! Vontade de comer puro não vai faltar. É quase um ganache bem mais cremoso.

Falando nisso, cuidado com a temperatura. Se iogurte e creme de leite pasteurizado estiverem gelados quando misturados ao chocolate derretido, ele poderá solidificar, ok?

Iogurte de Chocolate Branco com Frutas

Iogurte de Chocolate Branco com Frutas

Pré-preparo: 10 minutos
Tempo de preparo: 10 minutos
Total: 20 minutos
Rende: 3 pessoas
Autor: Vitor Hugo

Ingredientes

Use as quantidades nas unidades de medidas em peso e volume quando presentes. As medidas em xícaras/colheres são apenas uma cortesia do sistema e menos precisas .
1 xícara: 250mL | 1 colher de sopa: 15mL.

Modo de Preparo

  • O iogurte não pode estar gelado, tirar na geladeira antes de usar. Caso contrário o chocolate irá solidificar na hora.
  • Derreter o chocolate branco no micro-ondas ou em banho-maria. Caso usar o creme de leite, não deve estar gelado também. Colocar depois que o chocolate começar a derreter.
  • Misture o iogurte com o chocolate branco, mexendo bem.
  • Use de imediato ou deixar na geladeira até a hora de servir.

Dicas

A receita tem links para programa de afiliados, se comprar, o PratoFundo pode receber uma comissão sobre a venda que ajuda a manter o site no ar.
Informações nutricionais
Calorias: 350kcal (18%)
As infos nutricionais são apenas uma cortesia do sistema e geradas automaticamente; podem não refletir a realidade nutricional da receita.
Vem me acompanhar!Confira mais novidades no meu Instagram @PratoFundo!
PALAVRA-CHAVE: iogurte, leite e derivados
Vitor Hugo

Mestre em Ciência de Alimento, Farmacêutico-Bioquímico e Gastrônomo. Atua como Produtor Gastronômico e Comunicador de Ciência. Criou o PratoFundo para ser o portfólio de gastronomia e ciência.

Fez ou tem uma dúvida sobre a receita? Comente!

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

Avalie a receita:




6 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Francis:

    Parece ser muito boa a receita, quero fazer. Posso ter a receita da cobertura de castanhas que estao na receita?

    1. Vitor Hugo:

      @Francis: não é bem uma cobertura, cobertura. Nada mais é do que castanha do Pará caramelizada. Pique grosseiramente cerca de 80-100g de castanha. Numa frigideira coloque cerca de 50-100g de açúcar cristal (a quantidade pode variar) e aqueça em fogo médio até virar caramelo. Quando isso acontecer, adicione a castanha picada e misture bem. Coloque o caramelo sobre um silpat ou assadeira untada, e alise com uma espátula. Não coloque a mão, estará bem quente. Deixar esfriar e endurecer, então, é só picar novamente.

  2. Patricia Scarpin:

    Pre-ci-so experimentar esse iogurte!

  3. Ulysses:

    “É quase um ganache bem mais cremoso.” Logo , preciso fazer isso amanhã! hehehehe

  4. Bruna:

    Olá! Gostaria de saber se essa sobremesa é apenas mangas cortadas, o iogurte e as castanhas caramelizadas. Acha que fica bom com morangos? Obrigada e parabéns pelo blog.

    1. Vitor Hugo:

      @Bruna: exatamente! O iogurte pode ser servido com outras frutas também, com morango (acredito eu) ficará incrível! :)