Potinho de Chocolate com Laranja

Última atualização: 6 de setembro de 2015

Por em

Potinho de Chocolate com Laranja

Já fazia tempo que estava com vontade de comer fazer um doce com chocolate fácil e bem ligeiro.

Sempre tento buscar referências para chegar em alguma receita mais “original” possível, mas quando o prato já é super simples e com poucos ingredientes praticamente não há espaço para tantas invenções. O potinho de chocolate é um caso desses.

Havia visto num dos blogs gringos que gosto bastante, porém visito menos do que o ideal… toda vez que dou aquela olhada fico com vontade de fazer tudo! Qual é? The Pioneer Woman da Ree.

Ela vive no campo, diria que numa fazenda. O meu mundo fantasioso vejo a vida dela sendo bem aquele estilo de “sonho americano” que vemos nos filmes mais de época. E somando tudo isso, ao meu ver, é uma das foodblogger bem mais sucedidas que existe, não é para menos. O conteúdo dela é excelente.

Potinho de Chocolate com Laranja

O potinho de chocolate é feito com chocolate (dã), ovos, café, licor de laranja e sal. Só. Mais nada. Não disse que era difícil mudar? Só pude trocar a quantidade, fiz meia receita.

No mundo ideal e perfeito poderia comer um potinho desses todos os dias, mas é recomendado para aqueles momentos que deseja com toda a alma um sobremesa rica em chocolate, apenas. Só não quer fazer uma mousse clássica.

Potinho de Chocolate com Laranja

E sim, leva ovos crus. Os mesmos que dão emoção no ovo frito com gema mole, porém aflição em outras preparações. Por mais que vá café bem quente, a temperatura não é suficiente para cozinhá-los. Uma substituição seria ovos pasteurizados vendidos em caixa longa vida de 1L.

Não querendo arruinar a vida de ninguém, mas se alguma vez já comeu mousse de chocolate clássica sinto dizer que comeu ovo cru também.

Potinho de Chocolate com Laranja

Por isso, caso tenha um coração forte e goste de emoções, o potinho deve ser feito e consumido no mesmo dia! A gente pode gostar de emoção, mas prevenir é sempre melhor, né? :) E lembrando, também sei que não é permitido comercializar pratos com ovos crus.

Potinho de Chocolate com Laranja

Potinho de Chocolate com Laranja

  • Pré-preparo: ~20 minutos
  • Tempo de geladeira: ~2 horas
  • Rendimento: 4-5 potinhos
  • Adaptado: Pots de Crème a l’Orange da Pioneer Woman.

Ingredientes

  • 200g chocolate meio amargo picado
  • 2 ovos
  • 20mL licor de laranja (tipo triple sec)
  • 120mL café forte quente*
  • Pitada sal
  • ~150-200g creme de leite pasteurizado (38% gordura)
  • Raspa de chocolate
  • Tiras de casca de laranja

Modo

    No liquidificador colocar o chocolate meio amargo picado, ovos, sal e licor de laranja. Bater até ficar homogêneo, é bem rápido. Se quiser colocar mais um pouco de licor, também pode.
  1. Batendo ainda acrescente o café bem quente. O calor irá derreter o chocolate. Continue batendo até incorporar bem os ingredientes e ficar um creme uniforme.
  2. Distribua o creme de chocolate em potinhos de sua escolha.
  3. Levar para geladeira e deixar gelar por 2 horas, ao menos.
  4. Antes de servir, bata o creme de leite em ponto de chantilly (não precisa adoçar). Coloque uma porção em cada potinho.
  5. Finalize decorando com raspas de chocolate e tiras de laranja.

Observação
Café forte: usei o café Nespresso Fortissimo Lungo entre as extrações 3 e 4 da opção Lungo. Ficam em torno de 110-115mL de café. Caso não tenha, faça um café mais forte normal. Escolha um de boa qualidade, café instantâneo é um opção também.
Licor de laranja: é a bebida no estilo triple sec, como o curaçau incolor.
Ovos: como vai ovos crus é ideal que seja totalmente consumida no mesmo dia.

Potinho de Chocolate com Laranja

Compre pelos links abaixo. O valor não muda e você ajuda o PratoFundo:
SubmarinoWalmartShoptimeExtraAmericanasPontoFrioSaraivaLivraria CulturaFnacSephora

Confira outras ofertas e promoções na XEPA!

Após 600 dias os comentários são fechados automaticamente. Qualquer coisa, entre em contato.

2 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Sem Avatar Jane Santolin:

    Este site é só alegria;

  2. Sem Avatar Danielle Fonseca:

    Vou experimentar fazer aqui…ja que no Canada, na costa oeste, a falta de criatividade de sobremesas eh enorme… Valeu pela dica!

«

»