Nespresso Coffee Dinner

Nespresso Coffe Dinner

Na última quinta-feira de agosto (29) foi realizado em São Paulo o Nespresso Coffee Dinner, jantar promovido pela Nespresso para celebrar a ampliação dos Grand Crus da marca. Além de marcar o lançamento de mais dois cafés da linha Intensos (Kaazar e Dharkan). Fui convidado a participar dessa experiência.

A criação do cardápio do evento ficou a cargo de quatro chefs incríveis, cada um com a missão de elaborar uma receita exclusiva utilizando uma linha dos cafés da Nespresso. Os chefs escolhidos foram: Adriano Kanashiro (Momotaro), Emmanuel Bassoleil (Skye, Hotel Unique), Roland Villard (Le Pré Catalan, Sofitel Copacabana) e Amanda Lopes (Jelly Bread).

Nespresso Coffe Dinner

Antes de iniciar os trabalhos do jantar, foi servido um coquetel com abrir o apetite dos convidados. Uma das bebidas era espumante com esferificações de café! Achei bem divertido, pois tirando as vezes que eu brinquei com essa parte molecular da mixologia, não tinha visto em eventos assim. Além de sucos e água.

Serviço à francesa, com lugares marcados como manda o figurino. Tinha cartão com o nome de cada convidado. Mesmo com essa formalidade de etiqueta, o clima era descontraído e nada sisudo. Na minha mesa estavam a Telma Rodrigues (barista da Nespresso) e Thiago (da Nespresso), e pessoal da internet MaStump do Colacorelinha, Tamyris do Bocca Nervosa e Fabi do Figos e Funghis.

Estava presente também o diretor da operação da Nespresso no Brasil (América Latina), Stefan Nilsson. Suíço, responsável pela expansão da marca na nossa região.

Agora vamos falar da comida do jantar, afinal, fui para comer! Os pratos foram harmonizados pelo sommelier Tiago Locatelli.

Ko Hi To Sakana

Florais Frutados por Chef Adriano Kanashiro. Cafés Descaffeinato e Cosi.

Ko Hi To Sakana by Adriano Kanashiro | Nespresso Coffe Dinner

Um trio de atum, salmão e buri (olhete). Embaixo do salmão é mandiopã! Maciez e crocância numa bocada só. Foi um sucesso na mesa. Uma bacia dele para levar, por favor. O teriyaki com café surpreendeu, não ficou amargo, lembrava o teriyaki normal, mas com notas de cafés. E o arroz para limpar o trio, excelente. Sendo harmonizado com sake Kyomaiko gelado, suave e adocicado.

Risoto Acquarello Capriccio

Equilibrados por Chef Emmanuel Bassoleil. Café Capriccio.

Risoto Acquarello Capriccio by Emmanuel Bassoleil | Nespresso Coffe Dinner

Meu amado arroz carnaroli Acquarello envelhecido por 7 anos (em média) antes de ser comercializado, uma beleza. Risoto feito com toque de mascarpone e amendoins caramelizados para contrabalancear a cremosidade. Dulçor e crocância. Finalizado com alcaparras para não sobrepor demais a sutileza do arroz. Acompanhado pelo vinho Cervaro dela Sala 2010.

Vale ressaltar que Emmanuel Bassoleil é uma figura! Ficou brincando com Adriano e Villard.

Le Filet Mignon au Nectar de Cafe

Intensos por Chef Roland Villard. Cafés Ristretto e Indryia.

Le Filet Mignon au Nectar de Café by Roland Villard | Nespresso Coffe Dinner

Filet de boi assado com confit de carne e especiarias ao molho de vinho tinto com infusão de Café Nespresso Ristretto. Acompanhado de purê de mandioquinha defumada, creme de clorofila de salsa e farofa de castanha do Pará com o café Nespresso Indryia. Servido com vinho Beronia Grand Reserva 2005.

Resolvi colocar a descrição total do prato para não perder nenhum detalhe. Simplicidade em ingredientes, mas com complexidade de sabores. O molho de vinho tinto com café combinou e muito com a carne. A farofinha de castanha também poderia ter um balde perto que a gente não ia reclamar.

Cannelonni Chocolat

Variations por Chef Amanda Lopes. Café Ciocattino.

Cannelonni Chocolat by Amanda Lopes | Nespresso Coffe Dinner

UAU. Já devem imaginar meu favorito, não? Café MAIS chocolate. Não precisa falar mais nada.

Um tubinho (cannelloni) de chocolate 70% cacau recheado com brûlée de baunilha com chocolate 53%, mousse de chocolate levissímo, somado com crocante de amêndoas, biscoito de chocolate e calda de baunilha. Harmonizado com Ciocattino. UAU. Sobremesa do jeito que eu gosto: com sabor de verdade, sem estar mascarada pelo açúcar. Criação primorosa!

Se a proposta era uma celebração em grande estilo: meta concluída.

Editor do PratoFundo viajou para São Paulo a convite da Nespresso/MktMix.

Nespresso Coffe Dinner
Artigo por: Oi, Eu sou o Vitor Hugo!

Farmacêutico, Produtor Gastronômico e Comunicador de Ciência de Alimento. Uma combinação diferente, né? Vem saber mais…

Fez ou tem uma dúvida sobre a receita? Comente!

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.