Trufa de Champagne

Nos últimos quatro anos, sempre que chega o mês de outubro preparo uma receita para lembrar o Outubro Rosa. O mês é dedicado para a conscientização contra o Câncer de Mama. É por isso a cor rosa/pink é vista em vários lugares tanto na rede quando no mundo real.

Caixa de trufas de champagne

Então, minhas azamiga já foram fazer o check-up? Espero que sim! Com as técnicas modernas e tratamento nos primeiros estágios a chance de cura é alta. Não deixe para depois! Ozamigo também podem ter, mas a incidência é bem pequena.

Nos últimos três anos o ingrediente principal, melhor, recorrente tem sido o champagne (ok, espumante). Não me olhe assim, por mais que eu não beba… champagne, é champagne, não?

Fica ainda melhor associado ao meu, ao seu, ao nosso amigo e fiel companheiro: chocolate! Combinação ultra-mega-plus-nec ótima. Nada melhor do que, então, uma trufa de champagne para alegrar a vida.

Usei tanto chocolate branco, quando o meio amargo. Para a massa da trufa preferi o branco para conseguir algum tom de rosa/pink. A ideia original era usar morango para dar a cor e um fundo de sabor.

Trufa de Champagne mordida mostrando o inteiro sobre mesa escura com a caixa de trufas atrás

O que de fato aconteceu, mas tanto sabor e cor ficaram bem suaves. A polpa não tinha lá tanto sabor assim, no final. Mesmo reduzindo para concentrar os sabores. Então, para dar uma força na cor usei corante em pó.

Para o sabor principal, champagne! Não precisa ser um francês mega-plus caro, um bom espumante fará o serviço. Apenas recomendo que seja um brut, o chocolate já é doce o suficiente.

Trufa de Champagne sobre mesa escura com fita rosa e dentro de uma taça flute

Trufa de Champagne

Pré-preparo: 10 minutos
Tempo de preparo: 5 horas
Total: 5 horas 10 minutos
Rende: 15 - 20 unidades, 20g/cada, depende do tamanho
Autor: Vitor Hugo

Ingredientes

  • 360 g chocolate branco
  • 250 mL champagne ( ou espumante)
  • 150 g polpa de morango congelada
  • 40 g creme de leite fresco/pasteurizado (38% gordura)
  • 250 g chocolate meio amargo (para banhar)
  • Corante rosa em pó ou gel (opcional)
  • açúcar de confeiteiro impalpável (opcional)
Use as quantidades nas unidades de medidas em peso e volume quando presentes. As medidas em xícaras/colheres são apenas uma cortesia do sistema e menos precisas .
1 xícara: 250mL | 1 colher de sopa: 15mL.

Modo de Preparo

  • Numa panela larga juntar o champagne e polpa de morango, levar ao fogo mais baixo possível. Deixar reduzir até 1/4 do volume, cerca de ~66g. Cuidado para não deixar queimar. Reservar.
  • Aquecer o creme de leite, não deve estar frio ao ser usado. Reservar.
  • Derreter o chocolate branco no micro-ondas (diminua a potência para 50%) ou em banho-maria.
  • Quando o chocolate já estiver praticamente derretido, acrescentar o creme de leite aquecido. Misture bem. Pode acontecer de não querer misturar num primeiro momento, mas continue mexendo.
  • Se for usar corante, dissolva na redução de champagne antes de colocar no chocolate. Fica mais fácil.
  • Adicione a redução de champagne ao chocolate mexendo para deixar bem homogêneo.
  • Transfira para um recipiente de base grande, um refratário retangular ou quadrado. Cobrir com plástico-filme e levar para geladeira por 5h, pelo menos.
  • Após o tempo de descanso, fazer as bolinhas das trufas. Deixar o mais uniforme possível, a massa é pegajosa mesmo. Colocar sobre papel manteiga ou silpat.
  • Voltar as bolinhas para geladeira ou ~5 minutos no freezer para firmar bem. Preparar uma assadeira coberta com silpat ou papel manteiga. Não deixar muito tempo, ficará gelado demais.
  • Com o chocolate meio amargo, derreter e temperá-lo (se for chocolate de verdade), então, banhar cada uma das bolinhas com as mãos ou usando garfinho próprio para banhar. Colocar sob a assadeira preparada. Levar a geladeira por 5 minutos, se a temperagem do chocolate foi correta, a casquinha irá endurecer e não derreterá. Em dias mais frio, a casquinha endurece em temperatura ambiente.
  • Depois da casquinha já dura, se quiser, pode passar no açúcar de confeiteiro impalpável para criar mais uma camada.

A receita tem links para programa de afiliados, se comprar, o PratoFundo pode receber uma comissão sobre a venda que ajuda a manter o site no ar.
Informações nutricionais
Calorias: 150kcal (8%)
As infos nutricionais são apenas uma cortesia do sistema e geradas automaticamente; podem não refletir a realidade nutricional da receita.
Vem me acompanhar!Confira mais novidades no meu Instagram @PratoFundo!
PALAVRA-CHAVE: confeitaria francesa, tecnica basica
Trufas de champagne cortado ao meio mostrando o interior rosa
Vitor Hugo

Mestre em Ciência de Alimento, Farmacêutico-Bioquímico e Gastrônomo. Atua como Produtor Gastronômico e Comunicador de Ciência. Criou o PratoFundo para ser o portfólio de gastronomia e ciência.

Fez ou tem uma dúvida sobre a receita? Comente!

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

Avalie a receita:




5 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Edna Silva:

    Por quanto dá pra vender uma trufa dessa? Perfeitas?

  2. camilapmv:

    Apetitosas e lindas!!!

  3. Hudson Brandião:

    to sentindo o sabor..hummm

  4. Vitinho Souza:

    Essas fotos são "perfeição" pura!

  5. Cintia A.S.Sevaux:

    Parabéns pela iniciativa, Vitor!!! e adorei a receita!!!Fantástica!!!