Nhoque de Batata ao Vermelhos

Última atualização: 7 de julho de 2012

Por em

Nhoque (Gnocchi) de Batata ao Vermelhos

Bateu aquela vontade de comer nhoque, então, mãos na massa! A receita, creio, é a mais simples e básica de todas. Se é assim que é feito, não sei. Mas deu certo! :) O molho é um sugestão: molho vermelho com tomates e massa de pimentão com frango.

Grau de dificuldade: tem mesmo que falar? uheuheuhe :)

Ingredientes

Nhoque (Gnocchi)

  • 4 batatas médias cozidas e amassadas
  • 1 ovo
  • 12 colheres (sopa) de farinha de trigo*
  • sal

Modo: junte ovo e as batatas já cozidas e amassadas. Misture. Ao poucos vá acrescentando a farinha de trigo e o sal. Para medir usei colher para ter certeza quando o ponto iria chegar, é aí que está o detalhe.

Quando aprendi a fazer nhoque no curso, a massa não precisava ficar totalmente “seca”/firme, deve ficar consistente, digamos, para agüentar o cozimento. Ou seja, quando colocar o nhoque na água deve manter a forma e não se dissolver na água. Este é o ponto. A massa ficou mole, porém já não era tão grudenta e com 12 colheres de farinha de trigo foi o suficiente para que não desmanchasse.

A quantidade de farinha vai depender: 1) do tipo da batata; 2) se foi cozida no ponto certo; 3) tamanho o ovo; 4) a umidade da própria farinha. Tudo isso interfere por causa da quantidade de água que pode ser levada junto, quanto mais água, mais farinha. Então, coloque aos poucos e teste um pedacinho de vez em quanto.

Para o fazer o formato é simples. Faça rolinhos (cobrinhas) com a massa e corte com uma faca pedaços de 1,5cm (+/-). Para cozinhar, numa panela com água fervente junte aos poucos vários pedaços, estão cozidos quando boiarem (3 minutos), retire com uma escumadeira. Transfira para um tigela e regue com pouco de azeite para não grudarem.

Molho ao Vermelho

  • 1 filé de peito de frango picado
  • 3 tomates médios sem pele e sem sementes
  • 1/2 cebola picada
  • 1 colher (sopa) de massa de pimentos (opcional)
  • sal e pimenta a gosto
  • água (quanto baste)
  • azeite (quanto baste)

Modo: bata os tomates (já sem a casca e as sementes) no liquidificador. Reserve.

Numa panela, refogue a cebola com azeite até ficar transparente. Junte o frango picado e deixe cozinhar bem. Caso for necessário (e se quiser), pode desfiar mais o frango depois de cozido.

Acrescente o tomate batido, deixe cozinhar. Um pouco de água seria legal colocar, 1/2 xícara é o suficiente.

Bom, os meus tomates não estavam maduros e nem eram para molho, mas como ficou tão vermelho assim, né? Tudo graças a massa de pimentos que a Marizé me mandou. O cheiro lembra de pimenta, mas não é ardido (o molho não ficou, heheh). E um pouco já deu toda a diferença na cor e no sabor, ficou diferente. Não saberia dizer muito bem, por causa do frango que estava bem temperado. Só sei que ficou bem gostoso, heheh.

Acerte o sal, pimenta e outros condimentos que desejar. Sirva! :) Essa quantidade é suficiente para duas pessoas normais comerem, ou seja, isso exclui todos nós foodie famitos, hahahahah. Como era só para mim, metade virou almoço e a outra jantar. ;)

Compre pelos links abaixo. O valor não muda e você ajuda o PratoFundo:
SubmarinoWalmartShoptimeExtraAmericanasPontoFrioSaraivaLivraria CulturaFnacSephora

Confira outras ofertas e promoções na XEPA!

Após 600 dias os comentários são fechados automaticamente. Qualquer coisa, entre em contato.

6 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Vitor estou muito orgulhosa do facto da massa de pimentão ter te satisfeito.
    È de facto um ingrediente bem versátil.
    O gnochi é das massas que menos faço, mas nem sei porquê pois gosto tanto, são hábitos….
    Esta receita é bem prática!

    Bjs

  2. Manda um bocadinho para cá….divino.
    Bjs.

  3. Ola…adorei este blog…adoro cozinha e infelizmente não conclui meu curso de gastronomia, mas ador receitas… de vez em quando eu até dou algumas em meu blog… queria saber se se importaria caso eu te linkasse…. Meu blog é bem menos profissional que o seu em termos de template e de conteudo, porém
    se não se importar eu adoraria… adorei esta receitinha… beijos e bom final de semana

  4. Sem Avatar antonio marcos:

    faço nhoque de mandioca , gostaria de deixar ele bem branquinho , o que devo fazer ?

  5. Olá Antonio,

    Considerando que a mandioca fica amarela após o cozimento seria difícil deixar o gnocchi mais claro. A não ser que use mais farinha de trigo do que mandioca, mas o que descaracteriza por completo o prato, não?

  6. Sem Avatar Graciane:

    Eu fiz e ficou ótimo,nunca tinha feito nhoque p/fica tão perfeito…
    Muito bom,parabéns pela receita!!

«

»