Sorvete de Pera e Vinho Riesling (Sorbet)

De tempos em tempos, encontro pera por um preço bem atraente no mercado local. E queria fazer alguma receita simples para aproveitar a disponibilidade da fruta. Indo atrás dos livros, lembrei do sorbet de pera. Em tempo, sorbet é aquele sorvete que não usa leite ou derivados.

Bola de sorvete na colhe em destaque com fundo escuro

Bem refrescante e como as peras são cozidas antes de fazer a mágica do sorvete, a fruta não precisa estar tão madura assim. Claro, se estiver ajuda para dar mais sabor.

Gostei bastante da combinação da pera com o vinho Riesling (branco), um não matou o outro. Acabaram se complementando e devo confessar que usei um vinho bem barato, mas era italiano!

Uma sobremesa que é cozida primeira e depois congelada, qualquer nota mais complexa da bebida se perde em meio a água e ao açúcar. Que os entendidos de vinho não me escutem.

Em relação a textura, não fica aquela coisa cremosa/untuosa. Como não tem praticamente nenhuma gordura, ela fica mais “crocante” (raspadinha?) devido aos cristais de gelo.

Sem falar que tem álcool, então, o congelamento da água não funciona do modo tradicional. Talvez, como usei uma variedade diferente de pera pode ter contribuído quanto a isso.

Dependendo de como a sua sorveteira funciona, o sorvete vai sair bem líquido ainda da máquina. O meu saiu mesmo depois de quase 25 minutos, o que é o máximo de tempo antes de começar a derreter a tigela de congelamento.

Na receita original dizia que deveria sair igual a chantilly pouco batido, o meu passou longe disso. Ficando semi-congelado, mas líquido.

Mesmo assim, acredito que vale a pena. No calor dos últimos tempos, nada melhor do que algo geladinho. É praticamente um drink congelado!

Prato com várias peras dentro visto de cima

Sorvete de Pera e Vinho Branco

Pré-preparo: 20 minutos
Tempo de preparo: 6 horas
Total: 6 horas 20 minutos
Rende: 900 mL
Autor: Vitor Hugo

Ingredientes

  • 1200 g pera portuguesa (~9 unidades médias)
  • 125 mL vinho branco Riesling
  • 100 g açúcar cristal
  • 95 g glicose líquida
  • 65 mL água
Use as quantidades nas unidades de medidas em peso e volume quando presentes. As medidas em xícaras/colheres são apenas uma cortesia do sistema e menos precisas .
1 xícara: 250mL | 1 colher de sopa: 15mL.

Modo de Preparo

  • Em uma panela adicione água, vinho branco, açúcar cristal e glicose líquida. Reserve.
  • Lavar as peras muito bem. Descascar e retirar as sementes e a parte central mais dura que fica no sentido do comprimento do fruto. Corte em pedaços uniformes. Dica: descasque todas as peras e depois corte-as, nesse meio tempo coloque as peras numa bacia com água para não escurecer demais. Ao final, depois de descascar e retirar o miolo você deve ter certa de 800g.
  • A medida que for cortando as peras, junte a mistura de líquidos.
  • Levar ao fogo médio até as peras estarem macias. O tempo varia de acordo com a madurice da fruta. Quando mais verde (dura), mais tempo. E quanto mais madura, menos tempo. Cozinhei por cerca de 7-10 minutos, testando com garfo.
  • Retire do fogo. É necessário esfriar as peras e a calda. Coloquei numa tigela de plástico e deixei esfriar durante a noite na geladeira. Ou pode fazer um banho de gelo para usar no mesmo dia.
  • Com as peras cozidas e já frias, bater no liquidificador (ou processador) até ficar muito bem triturado, cerca de 5-6 minutos. Peneirar o pure de pera.
  • Utilize o pure gelado na sua sorveteira seguindo as instruções do fabricante. Retire do equipamento, transfira para recipiente com tampa e levar ao congelador.
  • No meu caso, como saiu da sorveteira bem mole ainda, de tempo em tempo ia mexer a base que estava no congelador para deixar o mais homogêneo possível.

A receita tem links para programa de afiliados, se comprar, o PratoFundo pode receber uma comissão sobre a venda que ajuda a manter o site no ar.
Informações nutricionais
Calorias: 250kcal (13%)
As infos nutricionais são apenas uma cortesia do sistema e geradas automaticamente; podem não refletir a realidade nutricional da receita.
Vem me acompanhar!Confira mais novidades no meu Instagram @PratoFundo!
PALAVRA-CHAVE: sorvete caseiro
Receita: Sorvete de Pera Pocheada ao Riesling (Sorbet) via PratoFundo.com
Vitor Hugo

Mestre em Ciência de Alimento, Farmacêutico-Bioquímico e Gastrônomo. Atua como Produtor Gastronômico e Comunicador de Ciência. Criou o PratoFundo para ser o portfólio de gastronomia e ciência.

Fez ou tem uma dúvida sobre a receita? Comente!

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

Avalie a receita: