Brownie da Nigella Super Rápido

Repitam comigo: Brownie nunca é demais. Nunca. Ainda mais quando é Brownie da Nigella Super Rápido.

Brownie da Nigella Super Rápido

Já temos no Prato O Melhor Brownie do Mundo, mais uma ideia da nossa Nigella que mora no coração de guloso por doces!

A opção da titia Nigella é no padrão que já estamos acostumados: fácil e ligeira. Sem tanto lero-lero e com mais flexibilidade nos ingredientes. E o plus a mais: suja menos louça também, um ponto que a gente gosta e muito.

É uma receita coringona para aquelas horas de: putz, preciso de uma sobremesa de última hora ou para matar as mágoas num mar de chocolate. Esse Brownie da Nigella Super Rápido é para você.

A flexibilidade entra no quesito do chocolate e no açúcar. Chocolate em barra entra como recheio e o açúcar pode ser praticamente qualquer um. Dito isso, testei com mascavo e cristal demerara. Funcionam bem, porém, serão brownies diferentes.

Mascavo fica mais denso, já o demerara ficou mais chewy quase puxa-puxa (difícil explicar). O fato é: para comer sempre. Levemente aquecido e partir pro abraço.

Nas fotos versão mascavo, no vídeo versão demerara.

Brownie Rápido da Nigella

Pré-preparo: 20 minutos
Tempo de preparo: 30 minutos
Total: 50 minutos
Rende: 1 bolo de 30x20cm, cerca ~20 pedaços
Autor: Vitor Hugo

Ingredientes

  • 4 ovos
  • 10 mL extrato de baunilha (ou 2mL essência)
  • 150 g farinha de trigo
  • 06 g bicarbonato de sódio
  • 01 g sal refinado
  • 75 g cacau em pó (100% cacau)
  • 150 g manteiga sem sal
  • 300 g açúcar mascavo (ou demerara ou refinado)
  • 170 g chocolate ao leite (picado)
  • 50 g castanhas em geral (opcional)
Use as quantidades nas unidades de medidas em peso e volume quando presentes. As medidas em xícaras/colheres são apenas uma cortesia do sistema e menos precisas .
1 xícara: 250mL | 1 colher de sopa: 15mL.

Modo de Preparo

  • Aquecer o forno em 180ºC. Forrar uma fôrma de 30x20cm com papel manteiga.
  • Bata os ovos ligeiramente com a baunilha.
  • Numa tigela misture farinha de trigo, bicarbonato de sódio, sal e cacau em pó. Peneirar para remover grumos.
  • Numa panela derreter a manteiga sem sal, quando líquida acrescente o açúcar. Misture bem para dissolver um pouco. Tanto mascavo quanto demerara não dissolvem completamente, principalmente o demerara. Cozinhe por 3-4 minutos. Desligue o fogo
  • Junte os secos mexendo bem até ficar uma massa homogênea.
  • Junte os ovos batidos, mexendo rapidamente para evitar que os ovos cozinhem. Mexer até ficar bem uniforme. Então, o chocolate e as castanhas podem ser colocados agora ou depois da massa já na fôrma.
  • Transfira para a fôrma reparada. Espalhe a massa.
  • Assar a 180ºC por cerca de 25-30 minutos. O teste do palito é quase ao contrário, deve sair úmido. Mas sem massa crua, crua.
  • Tire do forno e deixar esfriar totalmente para cortar. Quando quente estará frágil.
  • Sirva em temperatura ambiente ou levemente aquecido.

Dicas

  • Adaptado: Na Cozinha Com Nigella
  • Chocolate ao leite: como meu cacau em pó é forte, preferi usar um chocolate mais doce. Testei com chocolate amargo, mas ficou amargo demais, heheheh. Talvez, meio amargo seja uma opção.
A receita tem links para programa de afiliados, se comprar, o PratoFundo pode receber uma comissão sobre a venda que ajuda a manter o site no ar.
Informações nutricionais
Calorias: 350kcal (18%)
As infos nutricionais são apenas uma cortesia do sistema e geradas automaticamente; podem não refletir a realidade nutricional da receita.
Vem me acompanhar!Confira mais novidades no meu Instagram @PratoFundo!
PALAVRA-CHAVE: confeitaria americana
Brownie da Nigella Super Rápido
Vitor Hugo

Mestre em Ciência de Alimento, Farmacêutico-Bioquímico e Gastrônomo. Atua como Produtor Gastronômico e Comunicador de Ciência. Criou o PratoFundo para ser o portfólio de gastronomia e ciência.

Fez ou tem uma dúvida sobre a receita? Comente!

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

Avalie a receita:




52 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Ana Cândida:

    Bom, sou uma culinarista atrapalhada. Portanto, decidi fazer o brownie mas não tinha todos ingredientes…kkk. Assim, improvisei.Usei cacau 50%, gotas de chocolate que uso para cookies (não tinha chocalate em barra) e manteiga com sal. Exagerei na baunilha (amo!!) e optei pelo açúcar mascavo pois acho seu aroma fantástico. Assei como sugerido, em forno elétrico, por 40 minutos. Ficou inacreditável!!!Indizível, impossível de se esquecer! Gratidão por compartilhar!

    1. Vitor Hugo:

      Tudo bem que fez outra receita, hahahahaha XD

      1. Ana Cândida:

        kkkkkkkkkkkk sem contar que no automático coloquei fermento quimico e não bicarbonato.Oh pai…santo deficit de atenção. Mas vou repetir a receita pois todos a-do-ra-ram a errada imagine a certa!Gratidão.

  2. Raquel:

    Hey! Cara… tentei fazer a receita, mas a massa ficou muito mais grossa que no vídeo (quase nem dava pra mexer :x). Pode ser pq usei margarina ao invés de manteiga? Fui rever o vídeo e a receita pra ver se tinha errado a quantidade e no vídeo pareceu ter bem mais de 150g kk

    1. Vitor Hugo:

      Provavelmente, hein. A massa fica um pouco grossa antes de colocar os ovos. Mas depois ela fica espessa, porém dá para mexer sem problemas.

      1. MARIANE LUISA DE MORAIS MARCHEZINI:

        Acho que deixei muito tempo… Virou um bolo. Como meu forno não está 100% eu deixei 40 minutos. Mas não sei onde errei que nem ia craquelar também.

  3. Mariana:

    Oi Vitor, tudo bem? Se eu fizer sem o bicarbonato, estraga a receita?

    1. Vitor Hugo:

      Olha, ele vai ficar extremamente denso… mas no sentido ruim, denso e pesado. Apesar de ter ovos, ainda sim precisa do bicarbonato para dar uma certa “leveza” para a massa. Particularmente, eu colocaria. Como sempre digo, poder até pode, mas o resultado não será o mesmo.

  4. Denise Teixeira:

    Olá! vou fazer os brownies para o casamento do meu tio, gostaria de saber quantos quadradinhos mais ou menos ficam no fim, nas medidas de 5×5 cm, e qual o tamanho da bandeja? Preciso fazer 50 unidades, quantas receitas vc acha necessario?Obrigada! :)

    1. Vitor Hugo:

      Ih, não sei. Dá uma olhada no rendimento indicado!

      1. Denise Teixeira:

        kkkkkkkkk nossaaa estava bem em cima, mil desculpas, eu estava procurando a informação no texto da receita, obrigada! não tinha visto aquelas informações lá em cima! :)3 receitas serão necessarias!