Sorvete de Coalhada & Chocolate Branco

Última atualização: 26 de agosto de 2013

Por em

Sorvete de Coalhada & Chocolate Branco

O primeiro sorvete era para ter sido de baunilha, o sabor mais simples do universo. Mas não, alguma coisa tinha que dar errado, né?

Para todo meu espanto e tristeza, as favas que comprei no mercadão (de São Paulo) estão anos-luz de todo aroma que uma fava devia ter! Comparadas com outras que já tive contato, a essência vendida no supermercado vence essas minhas favas, fácil, fácil. Vou mandar um mail mal-criado para a empresa, mas isso fica para depois.

Para consertar, a base simples de baunilha virou base de chocolate branco que li num livro (falo dele num outro post). Está certo que foi a receita desse livro que peguei como referência para a tentativa com a baunilha.

O resultado ficou gostoso, menos cremoso (leia-se: gorduroso) do que o desejável. Acidez da coalhada detonou minhas gorduras, mesmo tendo usado leite integral e creme de leite com alto teor de gordura. Mas eu gostei, o pessoal sabe da minha tara do meu gosto por coalhada e iogurte. :)

Falando em creme de leite, questionava-me porque não existia versão de “caixinha” do creme de leite com alto teor de gordura necessário para chantilly.

Até que duas semanas atrás (na verdade, deve ter sido no mês passado, mas tá valendo) vi no supermercado esse produto da Parmalat: Creme de Leite para Chantilly que tem 35% de teor de gordura necessário para o ponto de chantilly. O paladar não fica nada aquém do fresco/pasteurizado, e muito melhor do que as misturas de creme vegetal. Encontrei-o apenas em um supermercado da cidade, pode até não ser novo, mas nunca tinha visto. O produto saiu de linha.

Ingredientes

  • 150mL de coalhada
  • 200mL de leite
  • 250mL de creme de leite para chantilly*
  • 150g de chocolate branco picado
  • 4 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 fava de baunilha

Modo: corte a fava no sentido do comprimento, raspe o interior para retirar as sementes e coloque no leite (a fava cortada também). Adicione 3 colheres do açúcar, leve ao fogo até começar a ferver, junte o chocolate e deixe esfriar por alguns minutos. Acrescente a coalhada.

Bata o creme de leite em ponto de chantilly com o restante do açúcar. Adicione a mistura de chocolate branco, mexendo com a ajuda de um fouet (se quiser pode bater no liquidificado, mas no fouet funciona bem). Deixe esfriar, caso esteja quente ainda.

Com sorveteira: a tigela deve estar previamente congelada de acordo com as instruções de uso, coloque no equipamento e deixe até a consistência desejada.

Sem sorveteira: transfira para a tigela da batedeira, leve para gelar por 1h (em média), retire e bata, leve para gelar, bata… e assim por adiante até a consistência desejada.

Dica
– A base combina absurdamente bem com morangos e maple syrup. Creio que com outras frutas vermelhas fique gostoso também.

Compre pelos links abaixo. O valor não muda e você ajuda o PratoFundo:
SubmarinoWalmartShoptimeExtraAmericanasPontoFrioSaraivaLivraria CulturaFnacSephora

Confira outras ofertas e promoções na XEPA!

Após 600 dias os comentários são fechados automaticamente. Qualquer coisa, entre em contato.

13 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Sem Avatar Dricka:

    Vitor esse sorvete tá com uma cara ótima.O que é isso por cima?
    Eu tambem amo iogurte e coalhada.Agora ando com lombrigas pra provar o iogurte grego que dizem ser o melhor do mundo.
    Por aki sempre vi esse creme de leite de caixinha que bate chantilly, eu mesmo já usei várias vezes a anos atrás, só não consigo lembrar se a marca é a mesma, mas acho que é.

  2. noooosa que diferente! ainda bem que o teclado é a prova d´água !! hahahaha

  3. Imagino a decepção com a baunilha, é muito irritante pagar (bem) por um produto e depois levar um banho de água fria.
    No entanto o gelado com o chocolate branco parece-me bem apetecivel.

    Bj

  4. Vitor querido fiquei triste com o lance da baunilha.

    Mas falando do sorvete que maravilha, eu adorei!

    Ah esse creme de leite que vira chantilly tem uma vantangem você pode fazer o bolo com antecedencia e molhar, rechear e confeitar e depois congelar. hehe No dia você retira do freezer e deixa na geladeira, e terá um bolo molhadinho, delicioso!

  5. Tks pela dica do creme de leite, vou sapear!
    Re baunilha, HUMPF!!! E aquelas do ML $3,00, vc já experimentou?
    O sorvete, anotado para experimentar!
    Beijinhos

  6. Sem Avatar Ana Elisa:

    Vitor,
    continua no creme de leite fresco mesmo, de garrafinha! Fuça no rótulo do de caixinha! Na hora que eu vi na gôndola, também achei super legal. Mas quando fui ler os ingredientes (é um hábito irritante e incontrolável que adquiri), vi que ele era cheio de porcarias para conservar o creme e dar a textura do fresco batido. Sei não… eu deixei no supermercado…
    Mas o sorvete está com uma cara ótima, apesar dos perrengues! Ainda preciso tentar de novo um sorvete de chocolate branco! Não desisti ainda da idéia do sorvete de chocolate branco com maracujá… hehehe…
    Beijão!

  7. Também amo coalhada e iogurte. Fico imaginando esse sorvete com frutinhas vermelhas. Deve ficar uma perdição maior ainda.

  8. Victor, muito chique você hoje na Folha :D
    Beijos e boa sorte com a baunilha!

  9. @Dricka: são raspas de chocolate com chá verde, :D Iogurte grego creio que não tem tão fácil assim no Brasil. Eu acho que o que você já viu foi as imitações de creme de leite, os cremes vegetais que são feitos com gordura vegetal.

    @Janna: uhauahuah, síndrome de babeira? :)

    @Marizé: nem me fale quando abri o vidro foi aquela decepção, fazer o que, né?

    @Eliana: pois é, mas já foi! Lica, creio que com esse que usei não dá pra fazer tudo isso, pois ele é creme de leite mesmo e não creme vegetal (amelia e tal).

    @Laurinha: a Goreti contou que compra por lá, já tinha visto, mas fiquei meio assim… heheheh Até então, não sabia de ninguém que já havia comprado.

    @Ana: bem que eu gostaria, mas aqui onde moro creme de leite fresco – simplesmente – não existe. Só encontro o pasteurizado, sem falar que a quantidade vendida é muito além do meu uso, normalmente não uso creme de leite, sempre substituo por iogurte ou coalhada. Antes de comprar esse que utilizei na receita, também li os ingredientes… heheh espessantes e estabilizantes de balde, mas o quê. :)

    @Letícia: humm, frutas vermelhas deve ficar ótimo! :D

    @Dadi: Na Folha? Que folha? Boiei legal, heheh. :) (UUUiiiiia, acabei de ver! Nem sabia, nem nada!)

  10. Sem Avatar Nina:

    Eu e o Marcel ficamos adimirando a foto do sorvete!
    Desagradável o que aconteceu com a fava de baunilha…
    bjos.

  11. Também não conhecia o produto, Vitor – que idéia bacana!
    E o sorvete ficou maravilhoso. Adoro chocolate branco!

  12. Ontem chegou minha sorveteira, mais um sorvete pra eu testar, êba! Não sou fã do chocolate branco, mas sorvete de chocolate branco deve ficar tão bom! E esse toque do chá verde ficou massa! :D

  13. Sem Avatar RUTH:

    Ola Victor

    Gostaria de comprar uma Maq de fazer sorvete, voce poderia meindicar a marca da sua e o locar da compra? Se não puder por ética ou sei lá oque ,pode me indicar uma boa marca?

    Grata Ruth

«

»