Como se faz: Leite Condensado Caseiro

Numa dessas ideias repentinas que a gente tem no meio do nada. Fiquei pensando numa certa receita (em breve publicarei) que um dos sabores deveria ser do leite Ninho que apesar de ser leite, o sabor é característico.

Leite condensdo dentro de pote de vidro escorrendo na lateral

Mas para tal, o leite condensando precisava ser de Ninho. Existir, existir oficialmente não tem. Resolvi arriscar um teste, mas além do sabor deveria ser prático também.

O que é Leite Condensado?

O leite condensado é na realidade evaporado (o processo tradicional), parte da água é removida desta maneira. Porém, a mistura de leite e açúcar não ferve necessariamente.

O processo acontece em equipamentos especiais em que o leite “ferver” numa temperatura menor (65-70ºC). O equipamento utilizado é como se fosse um forno em quem se controla a temperatura e pressão, com uma pressão menor, você consegue ferver em temperaturas menores. Assim, não se diminuí a chance de acontecer a reação de Maillard.

Leite em pó é a chave do sucesso

Qual outro produto a base de leite que tem pouca água? Leite em pó!

Apenas uma questão de saber o quanto de água e açúcar precisava acrescentar. Utilizei como base os parâmetros de caracterização do leite condensado tradicional e a mágica se fez!

É uma versão alternativa, mas caseira. Ou seja, não tem o maquinário utilizado na indústria. Para a receita que eu queria o sabor do leite Ninho funcionou. Também testei com outra marca (Polly) e o mesmo resultado. Apenas o sabor foi diferente, claro.

No caso Ninho, o sabor pode dar uma confusão: tem sabor do Ninho, mas também lembra leite Moça!

Não se assuste com a quantidade de açúcar. Se serve de consolo, tem um pouco menos que o industrial que varia entre 40-45% sem contar a lactose que é acrescentada também.

Usar água ou leite?

Optei por usar água ao invés de leite para reidratar. Cheguei a este resultado, depois dos testes realizados. Como queria ter mais sabor, testei com o leite Ninho líquido versão sem lactose. Achei o leite-líquido puro normal, o sabor característico era sutil.

A grande diferença foi na textura, com o leite ficou granulado. Ao paladar tinha uma aspereza. Acredito que isto ocorra por causa da quantidade de proteínas. Elas devem interagir demais entre si. Já com a água, dissolve praticamente tudo.

Possíveis usos

Creio que seja possível substituir o industrializado por este na maioria das vezes. Fiz uma receita de brigadeiro tradicional e funcionou. Sabor e textura bons. Porém, a aparência ficou a desejar. Aparenta estar com grânulos, mas ao provar não dá para sentir.

Aproveite e faça o Sorvete de Leite Ninho com Nutella!

Leite Condensado Caseiro de Leite Ninho

Pré-preparo: 10 minutos
Tempo de preparo: 10 minutos
Total: 20 minutos
Rende: 340 gramas
Autor: Vitor Hugo

Ingredientes

  • 90 mL água
  • 135 g açúcar refinado
  • 120 g leite em pó (qualquer marca)
Use as quantidades nas unidades de medidas em peso e volume quando presentes. As medidas em xícaras/colheres são apenas uma cortesia do sistema e menos precisas .
1 xícara: 250mL | 1 colher de sopa: 15mL.

Modo de Preparo

  • Aquecer a água numa panela ou micro-ondas.
  • Acrescentar o açúcar refinado na água quente. Misturar até dissolver.
  • Colocar o leite em pó numa tigela.
  • Junte a mistura de açúcar ao leite em pó e bata muito bem com fouet ou batedor de arame da batedeira ou mixer.
  • Transferir para recipiente com tampa e armazenar refrigerado até o momento de usar.

Dicas

  • Durabilidade: faça apenas quando for usar, como não tem nenhum tratamento térmico, a durabilidade não será igual ao industrial.
  • Açúcar: se quiser colocar mais até pode, mas vai ficar muito doce.
  • Leite em pó: cuidado ao comprar, existem produtos que parecem leite em pó, mas são fórmulas e/ou compostos lácteos para crianças. Na embalagem está escrito. Existe também versões instantâneas que tem lecitina, não testei com estas, mas deve funcionar também
A receita tem links para programa de afiliados, se comprar, o PratoFundo pode receber uma comissão sobre a venda que ajuda a manter o site no ar.
Informações nutricionais
Calorias: 3kcal | Carboidratos: 1g | Proteína: 0.1g | Gordura: 0.1g | Gordura Saturada: 0.1g (1%) | Gordura Poliinsaturada: 0.002g | Gordura Monosaturada: 0.03g | Colesterol: 0.3mg | Sódio: 1mg | Potássio: 5mg | Açúcar: 1g (1%) | Vitamina A: 3IU | Vitamina B2: 0.004mg | Vitamina C: 0.03mg | Cálcio: 3mg | Ferro: 0.002mg
As infos nutricionais são apenas uma cortesia do sistema e geradas automaticamente; podem não refletir a realidade nutricional da receita.
Vem me acompanhar!Confira mais novidades no meu Instagram @PratoFundo!
PALAVRA-CHAVE: confeitaria brasileira, leite condensado caseiro
Leite condensado em pote de vidro em detalhe
Vitor Hugo

Mestre em Ciência de Alimento, Farmacêutico-Bioquímico e Gastrônomo. Atua como Produtor Gastronômico e Comunicador de Ciência. Criou o PratoFundo para ser o portfólio de gastronomia e ciência.

Fez ou tem uma dúvida sobre a receita? Comente!

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

Avalie a receita:




21 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Gilséa:

    Boa tarde Vitor, tudo bem?

    Há um tempo atrás li sobre o leite condensado que vc escreveu, não estou encontrando…mas dizia que vc havia deixado uma lata fechada por um bom tempo, e que quando abriu não estava estragado e sim endurecido, bem pastoso!

    Vc pode mandar o link por favor! Obrigada!

    1. Vitor Hugo:

      Hã? Não fui eu não, no texto que tem no site sobre leite condensado é em relação a quantidade de gordura que deve ser indicada. Jamais recomendaria usar leite condensado fora da validade, hahahahahahah

  2. João Marcos:

    Tem uma coisa que eu sempre quis entender, você já viu aquele leite moça de colher que já vem pronto? Ele é bem grosso, e a lista de ingredientes é igualzinha a do leite moça tradicional, e as calorias também, e a coloração também. Você faz alguma idéia do que é feito? Eu sempre quis conseguir em casa tornar um leite condensado mais grosso, sem ter que cozinha-lo, queria que tivesse um jeito de fazer isso para preservar o sabor dele.

  3. priscila:

    Obrigado por responde.

  4. cleo rosa:

    Garoto, VC é o cara…..sua mente inquieta é tudo de bom…bju

  5. priscila:

    pode usar adoçante em pó?

    1. Vitor Hugo:

      Olha, poder até pode. Mas provavelmente não ficará igual. O açúcar, além de dar o gosto doce, atua na consistência do produto. Geralmente, os leites condensados diet tem espessante para contornar isso.

  6. Lorena Bezerra:

    Que coisa incrível!!!!!!
    Adorei a receita!!!
    Tenha um ótimo ano novo Vitor!!!

  7. Caio Freitas:

    Dá pra dissolver adoçante ou frutose na água? Sou diabético

    1. Vitor Hugo:

      Hum… creio que se for o adoçante culinário não teria problema, só fazer a equivalência que depende de cada adoçante. Talvez, fique menos consistente.

  8. Gabriela:

    Amei o blog! Fala a minha língua ;)

  9. Aninha:

    Ei Vitor, adorei essa receita! Mas eu quero usar pra fazer o sorvete de Leite Ninho trufado com Nutella. Qual o rendimento dessa receita aqui? 1 receita dessa dá pra fazer 1 receita do sorvete? Poderia me dizer mais ou menos se é isso mesmo? Obrigado!

    1. Vitor Hugo:

      O rendimento está ali escrito, hein? :) Uma receita é suficiente para o sorvete!

  10. Julio De Masi:

    descobri hoje seu blog, parabens, muito didatico e divertido

    1. Vitor Hugo:

      Opa, seja bem-vindo! :D

  11. Juliana Pereira:

    Da hora… Minha mae sempre fez desde que eu era criança. Mas ela batia no liquidificador. Legal essa receita com as medidas certinhas… Show de bola!

  12. Cristina Gaia:

    Adorei a ideia, mto legal!!

  13. Rose:

    A receita parece deliciosa. O video ficou excelente complementando com a musica. Parabens

  14. Doug:

    O vídeo é excelente!
    Eu ri demais ao aparecer #gordicee e, principalmente, no final, com uma musiquinha de motel mostrando o doce transbordar Kkkkkk Kkkkkk

    1. Vitor Hugo:

      É a música sexy do #foodporn shot, hahahahah Músiquinha de motel? Sei de nada, você que tá sabendo demais, hein? hahahahahah

      1. Daniela:

        hhahahaahahahahah