Nova Alga tem sabor de Bacon!

Chris Langdon da Universidade do Estado de Oregon

Pesquisador Chris Langdon e alga dulse. Foto: Stephen Ward

Alga com sabor de bacon. Por mais difícil que seja de acreditar, é verdade. Bom, de acordo com pesquisadores da Universidade do Estado de Oregon.

Três coisas que nunca imaginei na mesma frase. Alga, bacon e saudável.

A descoberta faz parte de uma pesquisa envolvendo a alga chamada Dulse (Palmaria sp.) que cresce naturalmente nas costas norte do oceano Pacífico e Atlântico, tem uma coloração avermelhada-translúcida. É vendida como suplemento alimentar por ser rica em minerais e proteína na Europa.

Os pesquisadores desenvolveram uma variedade nova desta alga que ao ser cozida/frita tem sabor de bacon. O objetivo primário dela não era este, mas ser uma fonte de alimento para abalone (um tipo de molusco) crescer mais rápido.

O aspecto não muda tanto da original, ainda lembra um alface vermelho translúcido, é fonte de minerais, vitaminas e antioxidantes (o que não quer dizer muita coisa). E cerca de 16% proteína em peso seco. Tão ou mais nutritiva que kale (um vegetal folhoso que ficou na moda lá nos EUA).

Dulse crocante

Crocantes de Dulse e Arroz. | Foto: Stephen Ward

Agora é esperar que tenha realmente uma produção considerável para que mais pessoas possam provar (leia-se eu), pois não existe comércio significativo dela ainda. Afinal, é uma variedade nova e, claro, patenteada pelos grupo de pesquisa.

Mas tudo parece promissor, pois já receberam permissão do departamento de agricultura do estado para explorar a alga. E chef pesquisador (Jason Ball, ex Laboratório Alimentar Nórdico da Universidade de Copenhagen) para ajudar a melhorar o uso de produtos locais na gastronomia.

Chef-Pesquisador Jason Ball

Chef-Pesquisador Jason Ball | Foto: Stephen Ward

Ai, Ciência! Não é à toa que a gente gosta tanto de você! Ainda mais quando mistura comida junto.

Vitor Hugo

Mestre em Ciência de Alimento, Farmacêutico-Bioquímico e Gastrônomo. Atua como Produtor Gastronômico e Comunicador de Ciência. Criou o PratoFundo para ser o portfólio de gastronomia e ciência.

Fez ou tem uma dúvida sobre a receita? Comente!

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

3 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Sandro:

    Duas coisas que nunca imaginei na mesma frase. Alga, bacon e saudável.
    Duas coisas. Coisa 1, coisa 2 e coisa 3 hehe.
    acontece nos melhores blogs :)

    1. Vitor Hugo:

      Ooops, a fome foi tanta que comi uma delas! hahahah Valeu!

  2. Raquel:

    Se fizerem uma sabor queijo e uma sabor brigadeiro estarei salva!