Como se faz Anko: Pasta de Feijão Azuki

Sabe quando você fica com vontade de comer um troço, mas não sabe direito o quê. Vai e volta na geladeira umas 100 vezes esperando que numa dessas idas, alguma coisa mágica apareça.

Como se faz Anko: Pasta de Feijão Azuki

Então, do nada veio a necessidade de fazer e comer Anko: pasta de feijão azuki! Sim, meuzamigos e minhazmigas… não saia daí! Não vá embora, bear with me!

Não é tão comum no ocidente a ideia de feijão doce, é, eu sei! Mas em algumas dessas aventuras na confeitaria asiática você se deparou com um docinho que parecia ser recheado com chocolate e ao morder levou um susto (opa!) com o recheio, pode ter certeza que era anko.

Como se faz Anko: Pasta de Feijão Azuki

Eu sou suspeito para falar, afinal, cresci comendo o doce. Então, é uma preferência adquirida, diria. Quem sabe não acaba gostando, não é mesmo? E você que é simpatizante ou descende de asiáticos, vamos fazer!

Anko: Pasta de Feijão Azuki

Pré-preparo: 15 minutos
Tempo de preparo: 25 minutos
Total: 40 minutos
Rende: 650 g
Autor: Vitor Hugo

Ingredientes

  • 250 g feijão azuki ( já escolhido)
  • 500 mL água (#1)
  • 1 L água (#2)
  • 200 g açúcar cristal
Use as quantidades nas unidades de medidas em peso e volume quando presentes. As medidas em xícaras/colheres são apenas uma cortesia do sistema e menos precisas .
1 xícara: 250mL | 1 colher de sopa: 15mL.

Modo de Preparo

  • Lavar o feijão já escolhido duas vezes para remover sujeiras.
  • Numa panela misturar o feijão limpo e água #1. Leva ao fogo médio e ferver por 10 minutos.
  • Drenar o feijão, a água pode ser descartada.
  • Na panela de pressão junte o feijão aferventado e água #2, fechar a panela. Levar ao fogo alto até começar a chiar, então, diminuir o fogo. Cozinhar por 20-25 minutos. Esta etapa fiz na panela de pressão elétrica da mesma maneira.
  • Após o tempo de cozimento, remover a pressão com cuidado. É bem quente! Verificar se os feijões estão bem cozidos: quando apertar o grão com os dedos, ele deve desmanchar com facilidade.
  • Drenar os feijões cozidos, reserve a água do cozimento.
  • O aspecto final do anko pode ser grumoso-rústico (Tsubushian) ou fino-cremoso (Koshian). Desta vez, fiz o estilo koshian.
  • Koshian: passar os feijões por uma peneira fina para reter as cascas. Irá sobrar uma massa de cascas com feijão, junte tudo e acrescente parte da água do cozimento reservada (~50mL). Misture bem e passe novamente pela peneira, ainda assim irá sobrar cascas, é normal. A pasta final deve ser livre de grumos.
  • Para o estilo Tsubushian não precisa passar pela peneira, só continua a partir do item abaixo.
  • Volte a massa de feijão (ou só os feijões cozidos) numa panela e coloque o açúcar. Cozinhar em fogo baixo por cerca de ~15-20 minutos para evaporar parte da água e dissolver o açúcar na massa. Para Tsubushian, vá amassando os feijões enquanto mistura.
  • Transfira para um recipiente e deixar esfriar antes de usar.

Dicas

  • Cozimento: pode ser feito em panela normal também, porém irá demorar cerca 1h a 1h30m dependendo do feijão. E precisa de tempos em tempos repor a água do cozimento que evapora durante o processo.
  • Açúcar: a quantidade pode ser reduzida, se desejar, entre 150-200g é uma faixa boa. Acima de 200g ficará muito doce.
  • Koshian: algumas receitas sugerem passar no processador os feijões, a textura pode ficar cremosa, mas as cascas não foram removidas.
A receita tem links para programa de afiliados, se comprar, o PratoFundo pode receber uma comissão sobre a venda que ajuda a manter o site no ar.
Informações nutricionais
Calorias: 100kcal (5%)
As infos nutricionais são apenas uma cortesia do sistema e geradas automaticamente; podem não refletir a realidade nutricional da receita.
Vem me acompanhar!Confira mais novidades no meu Instagram @PratoFundo!
PALAVRA-CHAVE: confeitaria japonesa
ANKO: Pasta de Feijão Azuki por PratoFundo.com
Vitor Hugo

Mestre em Ciência de Alimento, Farmacêutico-Bioquímico e Gastrônomo. Atua como Produtor Gastronômico e Comunicador de Ciência. Criou o PratoFundo para ser o portfólio de gastronomia e ciência.

Fez ou tem uma dúvida sobre a receita? Comente!

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

Avalie a receita:




11 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Massao Sewa:

    5 stars
    Obrigado pela receita fiz e deu super certo

  2. Regina Carmem Ribeiro:

    5 stars
    Muito legal e bom.

  3. sueli:

    Posso usar adoçante ao invés de açúcar?

    1. Vitor Hugo:

      Como se diz: poder, você pode tudo, mas se vai dar certo… Eu não recomendaria, vai alterar o gosto doce. Mas testa e me conta! :)

  4. fernandaamarante:

    Assista ao filme O sabor da vida, é o que te peço!!! Ainda não provei anko que gostasse, mas o filme me deixou obcecada com a ideia!!!

    1. Vitor Hugo:

      Me falaram deste filme, mas não achei ainda! Bom, se já provou vários ankos e não gostou… é porque não gosta de anko, heheheheh

      1. fernandaamarante:

        Me expressei mal, pois provei umas duas vezes só. Em BH não tem muita coisa japoneusa, sabe?!! Mas, de qualquer forma, no filme, o cara faz as dorayakis com uma pasta industrializada e não é grandes coisas, até que uma velhinha passa a trabalhar com ele e a fazer a pasta do modo tradicional, trabalhoso e demorado. Aí sim!!! Meu pai baixou num site nacional de torrents, só num sei qual! Beijo!

  5. Cassia Leite:

    Olá conheci seu blog por um link da Marina Smith do 2Beauty, e já ví que vou passar horas , muitas coisas interessantes, parabéns, é muito bem feito! Fui criada em São Paulo (porém moro no Canadá desde 1992) e minha vizinha era uma japonesa que foi minha segunda mãe (infelizmente ela faleceu no início desse ano :( ), que querida, e uma das coisas deliciosas que lembro que ela fazia era um pãozinho doce recheado com essa pasta de feijão Azuki, você saberia se é tradicional essa combinação de pão doce com esse recheio?

    1. Vitor Hugo:

      Opa, fico feliz em saber! :D
      Na teoria sim. É bem comum essa pasta servir de recheios de várias preparações. Os pãezinhos são um pouco diferente do que a gente (ocidente) pensa como pão, mas pode ser usado sim.

  6. Celina:

    Muito obrigada pela receita! Cresci vendo a minha mãe fazer anko, só que com feijão carioca no lugar do azuki, mais caro e mais difícil de encontrar no interior, mas não me interessei em aprender. Já adulta, tenho um filho que adora comer anko, mas a batiam não está mais presente fisicamente e não tinha pra quem perguntar como se faz…

  7. Vanessa Hasegawa:

    Também prefiro Koshian. Amei, perfeito!