Modernist Bread: A Arte e Ciência do Pão

Última atualização: 12 de dezembro de 2016

Por em

[Video: Modernist Bread: The Art and Science Book Trailer]

Se você gosta de pão, ciência e livros: vem aqui sofrer junto!

Os criadores do fantástico Modernist Cuisine deviam estar sem nada para fazer e resolveram escrever outra coleção de livros focado na comida. E desta vez, com um tema bem específico: pão.

Modernist Bread: Batedeira Corte

Divulgação | Foto: The Cooking Lab, LLC.

A pré-venda já começou e em meados de maio (2017) chega as lojas do Modernist Bread (preço sugerido $625):

  • 2500 páginas divididas entre os seis volumes
  • 3000 fotos
  • 1500 receitas

E não poderia faltar a informação que Nathan Myhrvold (autor principal) sempre gosta de falar, a quantidade de tinta usada na impressão: cerca de 1,81kg. É praticamente o mesmo que no Cuisine.

Modernist Bread: Equipe

Divulgação | Foto: The Cooking Lab, LLC.

Fora esses números grandes, tem toda a informação baseada em testes e mais testes. Por exemplo, o grande diferencial do Cuisine não é apenas um livro de receitas, ele explica a Ciência por trás dos processos. E, creio eu, o Bread seguirá na mesma linha.

Nas palavras da equipe:

O livro reune o conhecimento prático e técnicas inovadores adquirido ao longo de quatro anos de pesquisas independentes e colaborações com os principais profissionais da área, resulta no mais aprofundado estudo sobre pães da atualidade. AS fotos capturam o ciclo de vida completo do pão distribuído em cinco volumes, a partir da sua história incrível até a impressionante diversidade de pães no mundo, e os complexos fenômenos científicos que acontecem acima a abaixo da crosta.

Modernist Bread: 110% Hidratação

Divulgação | Foto: The Cooking Lab, LLC.

Particularmente, eu espero que tenha várias páginas falando sobre fermentação. E joguem um balde de água fria no termo “fermentação natural” que na essência não quer dizer muita coisa. (Spoiler alert: toda fermentação é natural do ponto de vista biológico, e não é sinônimo de qualidade).

E quando chegar no Brasil tenha aquele preço pagável (leia-se: parcelar a perder de vista), porque barato mesmo não vai ser.

Lembrei que não fiz o review detalhado do Modernist Cuisine, quem tem interesse? heheheheh

Modernist Bread: The Art and Science Book

Modernist Bread: Mosaico de Pães

Divulgação | Foto: The Cooking Lab, LLC.

Autor: Nathan Myhrvold, Francisco Migoya
Preço sugerido: $625 (Amazon)
Embalagem: 5 volume base e 1 volume espiral
Editora: The Cooking Lab
Site: Modernist Bread

Compre pelos links abaixo. O valor não muda e você ajuda o PratoFundo:
SubmarinoWalmartShoptimeExtraAmericanasPontoFrioSaraivaLivraria CulturaFnacSephora

Confira outras ofertas e promoções na XEPA!

Vamos comentar? :D

4 Comentários (Deixe o seu!)
  1. MeuuuuDeussss Quero um já, aqui e agora!!!

  2. Sem Avatar linda:

    bom, aqui anda uma onda de padarias fazendo pão de fermentação natural, até eu já fiz o meu kkkk. Mas porque vc acha que não é sinônimo de qualidade? Tenho lido muito a respeito, e as informações são de que é melhor, inclusive Michael Polan em Cooked, fala sobre. But, sua opiniao é sempre bem vinda, fiquei curiosa. Bjs

  3. O conhecimento é válido, mas nenhum livro com muitos “pocados” de páginas que particularmente de “modernist” não tem absolutamente nada. Afinal, a técnica de fermentar por meio de micro-organismos, uma massa qualquer contendo água. Tem mais de 5 mil anos de história.
    Não tiro o mérito do livro que pode conter conteúdos novos e tecnológicos acerca da arte de fazer pães.
    Porém acredito que tenha muito mais marketing que conteúdo inovador.
    Pelo preço de 625 dólares consigo comprar uma biblioteca inteira de microbiologia e panificação que me auxiliarão plenamente na arte produção de pães.

    1. Olha, tendo o Modernist Cuisine como referência, eu creio que as chances de ter “conteúdo inovador” é grande. O foco desses livros, ao meu ver, é suprir um nicho carente: o ponto onde Ciência de Alimentos e Gastronomia se encontram. O assunto de ambas é o mesmo, mas as publicações dos segmentos geralmente estão em lados opostos do espectro. A Ciência extremamente acadêmica e técnica (como deve ser), e a Gastronomia empírica e sem um embasamento de como os fenômenos acontecem.

      Um Tortora ou Brock da vida nos dá um perfil metabólico e patalógico, mas não dentro do contexto da matriz alimentar. E em contrapartida, um Tartine ensina a receita sem se prolongar no contexto microbiológico.

      Para ter certeza, só vendo o livro quando for lançamento mesmo! :)

«

»