Gominha de Champagne (Gummy Bear)

O que poderia ser melhor: docinho com ar infantil, mas repaginado para um sabor mais adulto? Gominha de Champagne! Eu sei que existe as famosas balas de pinga, porém a gente quis ser phyno aqui. Nada contra pinga, a gente também aprecia, viu?

Gominha de champagne no formato de ursinho em destaque

Fiquei obcecado na receita e queria fazer em formato de gummy bear. Conheci esta versão por causa de um loja de doces finos(?) que vende este tipo de produto, não tenho certeza como eu cheguei nela, devo ter visto lá no YouTube.

A primeira etapa foi encontrar em que lugar vendia as fôrma de gummy bear. E que entregasse no Brasil. Mais uma vez recorri ao comércio exterior entre Brasil e China (se é que me entende, hahahah). Sim, gente. Comprei fôrma de silicone lá da China e estou usando por própria conta e risco.

Forma de silicone para gominha em formato de ursinhos

Não dá para saber com toda certeza se a peça é padrão alimentício, por isso não vou deixar link de nada aqui. Vai que… eu estou consciente do risco que pode ter. Fica a critério de cada um.

Uma das varias diferenças entre a minha versão da da gummy bear e da loja chic: a minha gominha é alcoólica. A loja usa champagne de verdade (Dom Pérignon) liofilizado que é um processo de desidratação que envolve temperatura baixa e controle de pressão. E ele remove também o álcool.

Várias gominhas de champagne dentro de uma taça flute

Particularmente, eu achei meio estranha a explicação no sentido se irá manter os sabores e aromas da bebida. Eles também são voláteis, logo, são removidos também. De qualquer maneira, não provei. Então, não posso afirmar nada. Apenas cogitar.

Gominha de Champagne (Champagne Gummy Bear)

Pré-preparo: 10 minutos
Tempo de preparo: 50 minutos
Total: 1 hora
Rende: 230 unidades 1mL/cada
Autor: Vitor Hugo

Ingredientes

  • 42 g gelatina em pó (incolor e sem sabor)
  • 125 g champagne (ou espumante, rosé demi-sec (I))
  • 250 g champagne (ou espumante, rosé demi-sec (II))
  • 70 g açúcar cristal
  • corante pink em gel (opcional)
Use as quantidades nas unidades de medidas em peso e volume quando presentes. As medidas em xícaras/colheres são apenas uma cortesia do sistema e menos precisas .
1 xícara: 250mL | 1 colher de sopa: 15mL.

Modo de Preparo

  • Polvilhar a gelatina sobre o champagne (I). Reservar.
  • Numa panela em fogo baixo reduzir o champagne (II) até a metade: 125g. Demora cerca de 20-25 minutos. Caso reduza demais, acrescente mais champagne para chegar a 125g. A quantidade dos líquidos foi por peso.
  • Ainda ao fogo, junte açúcar e gelatina hidratada. Misture bem, retire do fogo.
  • Continue misturando para dissolver a gelatina completamente. Caso fique grumos, leve novamente ao fogo rapidamente.
  • Se deseja, adicione o corante. No máximo uma gota, misture O corante líquido mistura melhor que o gel.
  • Transfira a mistura para fôrma desejada. Usei molde de silicone de gummy bear.
  • Deixar solidificar por ~20 minutos. É possível acelerar na geladeira, porém achei que a textura fica diferente.
  • Retire na fôrma usada as gominhas e polvilhe bem pouco de açúcar impalpável para que não grudem.
  • Recomendo armazenar na geladeira, pois se o dia estiver muito quente as gominhas ficam moles. Não chegam a perder o formato, mas ficam bem maleáveis.

Dicas

  • Gelatina: para quem segue as leis judaicas da alimentação (kosher/kashér), a gelatina pode ser de origem suína também, além da boniva. Porém, praticamente nenhum fabricante informa isso na embalagem. Então, é bom se atentar se na embalagem tem o símbolo do U (hechsher).
  • Champagne/Espumante demi-sec: este tipo é semi-seco, é levemente doce. Bebidas nesta categoria podem ter 32-50g açúcar por litro. A quantidade de açúcar na receita pode variar de acordo com a classificação da bebida escolhida.
A receita tem links para programa de afiliados, se comprar, o PratoFundo pode receber uma comissão sobre a venda que ajuda a manter o site no ar.
Informações nutricionais
Calorias: 200kcal (10%)
As infos nutricionais são apenas uma cortesia do sistema e geradas automaticamente; podem não refletir a realidade nutricional da receita.
Vem me acompanhar!Confira mais novidades no meu Instagram @PratoFundo!
PALAVRA-CHAVE: confeitaria americana
Poster para Pinterest da Gominha de Champagne (Gummy Bear)
Vitor Hugo

Mestre em Ciência de Alimento, Farmacêutico-Bioquímico e Gastrônomo. Atua como Produtor Gastronômico e Comunicador de Ciência. Criou o PratoFundo para ser o portfólio de gastronomia e ciência.

Fez ou tem uma dúvida sobre a receita? Comente!

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

Avalie a receita:




4 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Fernanda:

    Consigo usar essa receita com pinga para fazer os ursinhos? Não estou querendo ser phyna (LOL) mas queria fazer a “geleia de pinga” em formato de ursinhos… essas medidas funcionariam?

    1. Vitor Hugo:

      Talvez sim, talvez não… afinal, não usei pinga, né? Testa e conta pra mim! :D

  2. aline de jesus viana:

    eu tenho forma de gelo de silicone em formato de space invaders. será que tbm serve?

    1. Vitor Hugo:

      Serve também! :)