Resenha: Panetones de Banana e Goiabada da Village

Não, não leu errado. E sim, eles existem.

Não imaginei que iria testar mais sabores de Panetone em 2016, mas a gente nunca sabe o que a vida nos prepara. Quer dizer, no caso, o twitter.

Meuzamigos e minhazamigas apresento Panetone de Banana com Canela e Panetone de Goiabada Cremosa da Village. E novamente, são de verdade mesmo. Se você me segue no instagram.com/pratofundo deve ter visto a minha jornada atrás destes sabores.

Tudo começou por causa de um tweet da Manu Barem (editora-chefe do BuzzFeed Brasil) que mostrava o panetone de banana. Entre o choque e a surpresa, eu soube que precisava provar. Segue a gente no twitter.com/pratofundo!

Panetone de Banana: tweet da Manu Barem

Não sei se para todo mundo é novidade, mas para mim foi e bastante. Afinal, nunca tinha visto panetones com estes sabores em escala industrial. Algumas azamiga doceira fazem o de goiaba, mas de banana com canela foi inusitado.

Por muito pouco eu quase desiste deles. Aqui no interiorrrrr nem todos os mercados vendem os produtos da Village e os que vendiam não tinham justamente estes dois sabores. E claro, só foi ter no último mercado visitado e por muito pouco não fui nele… como Lady de Murphy gosta.

Creio que em São Paulo e região deve ser mais fácil de encontrar, pois quem produz os panetones é a panificadora Cepam.

Dificilmente eu elogio empresas, mas neste caso a Village (Cepam) merece uma estrelinha só pelo fato de fazer um produto com sabores não tão usuais que podem sofrer resistência do público. É uma aposta, uma tentativa que a gente não vê muito no mercado nacional.

Será que vale o show?

Panetone de Banana com Canela

Panetone de Banana com Canela da Village por PratoFundo.com

Marca: Village / Cepam
Origem: Brasil
Preço: r$13,19
Embalagem: 500g
Calorias por 100g: 368,75kcal
Joinha: só por terem feito um sabor bem fora da casinha já merece um parabéns. Massa macia e aerada, sabor de banana apesar de ser artificial não é muito forte no geral.
Desjoinha: está mais para um pão doce genérico do que panetone em si (o que não é um ponto negativo necessariamente), falta o sabor característico de panetone. O aromatizante de banana é artificial, poderia ter mais sabor de banana fruta/passa e praticamente não dá para sentir o sabor de canela. Poderia ser mais dourado/tostado a crosta superior.
Ranking: #6/#10 Saí da Dieta

Panetone de Banana com Canela da Village por PratoFundo.com Panetone de Banana com Canela da Village por PratoFundo.com

Panetone de Goiabada Cremosa

Panetone Goiabada Cremosa da Village por PratoFundo.com

Marca: Village / Cepam
Origem: Brasil
Preço: r$13,19
Embalagem: 500g
Calorias por 100g: 346,25kcal
Joinha: só por terem feito um sabor bem fora da casinha já merece um parabéns. Massa macia e aerada mais do que o de banana, na hora de rasgar a massa parecia mais leve e filamentosa. Sabor de goiaba bem presente sem ter aquele “quê” artificial e não era muito doce, combinou com a massa.
Desjoinha: assim como o de banana, está mais para um pão doce genérico do que panetone (o que não é um ponto negativo necessariamente), falta o sabor característico de panetone. A crosta não estava tão dourada assim, enquanto a base estava tostada demais.
Ranking: #8/#10 Oh Tentação

Panetone Goiabada Cremosa da Village por PratoFundo.com Panetone Goiabada Cremosa da Village por PratoFundo.com
Vitor Hugo

Mestre em Ciência de Alimento, Farmacêutico-Bioquímico e Gastrônomo. Atua como Produtor Gastronômico e Comunicador de Ciência. Criou o PratoFundo para ser o portfólio de gastronomia e ciência.

Fez ou tem uma dúvida sobre a receita? Comente!

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.