Você já comeu Marmite (Extrato de Levedura)?

O que estou escutando? É o som dos céus se abrindo? O quê? Não! Finalmente, mas finalmente mesmo consegui provar o lendário, o mítico, o conturbado: Marmite! Não conhece? A gente explica.

PraComer: Marmite (Extrato de Levedura)

Marmite é o famoso extrato de levedura (geralmente, Saccharomyces cerevisiae) tipo pasta/spread muito apreciado (ou não) lá na terra da Rainha (Reino Unido, em geral). Se você procurar no Oráculo vai encontrar muitas pessoas experimentando pela primeira vez o produto.

É um produto básico inglês por causa da sua idade, é bem antigo, foi lançado em meados de 1902. Já era semi-popular, mas aumentou depois da descoberta das vitaminas (em 1912) que são presente nele. E a inclusão da pasta na ração militar durante a I Guerra Mundial para combater a Deficiência de vitamina B1 (beriberi) que as tropas britânicas sofriam.

A criação do produto é atribuída ao químico alemão Justus von Liebig, uma vez que descobriu que leveduras poderiam ser concentradas. Mas outro mérito importante do cientista: é considerado um dos fundadores da química orgânica, junto com Friedrich Wöhler e Jöns Jacob Berzelius. Olha só que bacana!

Fazia muito, mas muito tempo que desejava provar Marmite. No mínimo, uns 15 anos! Sério. Eu conheço (leia-se: sei que existe) desde muito antes de ter o PratoFundo. Mas como não vende no Brasil, fica bem difícil de provar.

Uma das culpadas disso é a nossa queria Nigellão: ela fez num dos milhares de programas dela um spaghetti com molho de marmite. Ela é uma das poucas cozinheiras de TV que eu confio, pois todas, mas eu digo, todas as receitas que eu já fiz dela deram certo. Todas. Então, presumo que não seja tão ruim assim, não?

Até que um dia, a Valentina uma colegona nesses anos todos de vida blogueira perguntou se eu queria algo lá da terra da Rainha. Tadinha da Valentina, achou que eu não ia pedir nada, hahahaha Não tive dúvidas: Marmite! :D Brigadão, Valentina! :D

Mas a pergunta que não quer calar: será que vale o show?

Marmite (Extrato de Levedura)

Marmite (Extrato de Levedura) por PratoFundo.com

Marca: Unilever
Origem: Reino Unido
Preço: foi presente
Embalagem: 125g
Calorias por 100g: 250kcal
Joinha: tem um quê de umami, sabor característico de fermentados de levedura que eu gosto.
Desjoinha: absurdamente salgado, aroma me lembra os meios/caldos de cultura usados em microbiologia… afinal, ele é extrato de levedura e neles também. Vejo que é uma preferência adquirida e mais usado como algo de fundo.
Ranking: #5/#10 Humm (para ser sincero, não sei direito se gostei ou não, hahahah)

Marmite (Extrato de Levedura) por PratoFundo.com
Marmite (Extrato de Levedura) por PratoFundo.com
Vitor Hugo

Mestre em Ciência de Alimento, Farmacêutico-Bioquímico e Gastrônomo. Atua como Produtor Gastronômico e Comunicador de Ciência. Criou o PratoFundo para ser o portfólio de gastronomia e ciência.

Fez ou tem uma dúvida sobre a receita? Comente!

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

14 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Ranerio Vieira:

    Na australia tem um similar, o vegemite, mesma base, levedura de cerveja. É um acquired taste. A gente detesta no início e depois passa a gostar. Hoje sinto saudade dos marmite e vegemite. E nao tem nada parecido para se comprar ou fazer…

    É bem baratinho tambem. E é bem único né?

  2. Djeimy:

    Eu confesso que a primeira vez que provei odiei… depois vi minha “ patroa” comendo na torrada com manteiga e marmite foi então que eu resolvi fazer igual e amei! Qd. Voltei p o Brasil e grávida tive desejo kkkk sorte que uma pessoa me trouxe um de presente.. meu filho tb gosta muito! Pena não ter aqui p comprar…

  3. Glauco:

    Primeira vez que entro aqui justamente porque achei uma resenha sobre marmite. Morei no UK um tempo e trabalhei no Starbucks. La tinha uma torrada prensada com marmite. Muito bom!

  4. Mina:

    Gente!!! Post super novo e eu não tinha visto! (Não estou conseguindo acompanhar o Instagram esses últimos dias).
    Gostei de saber dos detalhes!

    Isso só é comido aqui no UK? E nos eua ou Austrália? Será?

    Posso falar do preço? É pouca coisa mais cara que um vidro de mel (mesmo volume), ou mais ou menos igual a uma geléia mais “chique”.

    No supermercado que sempre faço compras eles tem 2 linhas de marca própria, a super barata (que não deixa nada a desejar no sabor) e essas mais “chique” que tem as embalagens mais bonitas e dizem que o conteúdo é especial e tals. Mas honestamente para muitos dos produtos acho a qualidade igual, e logicamente compro a mais barata rs

  5. Víctor:

    nossa quando passei uma temporada no Reino Unido tive a oportunidade de provar essa iguaria e simplesmente odiei kkkkk. Lá e bastante comum tomarem no breakfast sobre as torradas, porem o gosto e o aroma me embrulham o estomago. É muito usado para um caldo que acompanha o lombo de cordeiro, e fica simplesmente divino. Na minha humilme opnião é melhor como ingrediente para algum prato, pois e incrivelmente salgado e terroso. Adorei a matéria

  6. ADRIANA:

    O sabor é parecido com a pasta de misso?

    1. Vitor Hugo:

      Eu acho diferente pra dizer a verdade, tem a essência do gosto umami. Mas o sabor em geral é diferente.

  7. heitor silva:

    Olá, muito legal o artigo, existe algum similar no Brasil?

  8. Patrick Jean Divorne:

    Parabéns pela descoberta do sabor todo especial que é o Marmite.
    Para aqueles que adoram, como eu, tem agora no Brasil o mesmo extrato de levedura com o nome de Cenovit.
    Bom proveito.
    Abs, Patrick.

  9. Fabiana:

    Eu provei num hostel no Rio cujo dono era britânico e O-D-I-E-I. Mas meu ex, que morou na Inglaterra, disse que é um alimento-base dos vegetarianos/veganos por lá, por ser barato e nutritivo. Vai saber.

  10. Soliane:

    Aqui na Inglaterra realmente se encontra em qualquer lugar pra comprar. Tentei experimentar uma vez, como você mesmo disse e o cheiro me remeteu aos laboratórios de microbiologia na faculdade, o sabor me deu náuseas. Mas suponho é como eles mesmo definem o produto “you either love it or hate it”, meu noivo ama… vai entender…

    1. Vitor Hugo:

      Eu ainda estou na dúvida, hahahah Mas tenho em mente outros usos, heheheh

      1. Patrick Jean Divorne:

        Sim Vitor você está certíssimo porque o extrato de leveduras é um excelente tempero para usar em muitos molhos. E além disto ele vai dar aquele efeito umami que realça os sabores … e isto de uma maneira natural !
        Abs, Patrick.

  11. Anabela:

    Eu detesto, mas aqui em Inglaterra vejo mta gente comendo isso com pao torrado , o marmite e rodelas de banana em cima. ?