Resenha: Natto 2.0 (Soja Fermentada)

Quase oito anos depois resolvi provar novamente Natto, a famosa soja fermentada lá da Ásia. É um produto extremamente típico na culinária japonesa e consumido por muita gente. Também é meio que um divisor de água: ame ou odeie.

PraComer: Natto (Soja Fermentada)

Se você está pensando que já viu algo assim aqui no Pratofundo, você não está enganado ou enganada. Um dos primeiros vídeos do segmento PraComer foi justamente o Natto em Você já comeu natto?. Caso não tenha visto, o vídeo está aqui.

E por favor não me julgar demais na péssima qualidade do vídeo antigo. Não que o mais novo esteja lá muito melhor. Assim, está menos ruim, né?

Resolvi fazer esta contra-prova, pois como é bem antigo, muitas coisas mudaram no site e comigo. Vai que eu mudei de ideia, não é mesmo?

Como eu falei antes, natto são grãos de soja fermentada e ficam com este aspecto pegajoso por causa do processo fermentativo realizado pelo Bacillus subtilis (geralmente, ele é usado) que pode produzir essa película grudenta. Se você nunca tinha visto: sinto muito mesmo.

É consumido como um acompanhamento para o arroz branco (gohan) junto com shoyu e cebolinha picada. Pode colocar também um ovo cru, se desejar, se o arroz estiver quente, por exemplo.

Será que depois desse tempo todo, eu mudei de ideia e vale o show?

Natto (Soja Fermentada)

Natto (Soja Fermentada) por PratoFundo.com

Origem: Brasil
Preço: r$5,80
Embalagem: 100g
Calorias por 100g: 190kcal
Joinha: ser fermentado e ter os microrganismos que dizem que fazem bem.
Desjoinha: definitivamente não é para mim, continuo achando extremamente amargo, mas muito amargo. Os sabores que a fermentação poderiam agregar, para mim, são cobertos pelo gosto amargo que sinto. Independente da marca, é o produto em si mesmo.
Ranking: #2/#10 Limbo (por ser muito amargo)

Natto (Soja Fermentada) por PratoFundo.com
Vitor Hugo

Mestre em Ciência de Alimento, Farmacêutico-Bioquímico e Gastrônomo. Atua como Produtor Gastronômico e Comunicador de Ciência. Criou o PratoFundo para ser o portfólio de gastronomia e ciência.

Fez ou tem uma dúvida sobre a receita? Comente!

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

7 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Erica Murai:

    Não achei que tem cheiro ruim como algumas pessoas falam na internet e nem me importei pelo fato de ser pegajoso pois como quiabo porém o gosto extremamente amargo do natto me fez desistir de colocar na minha dieta :(

  2. Mathura Mandala:

    Gostaria de saber a quantidade diária necessária para obter resultados satisfatórios na saúde.

    1. Vitor Hugo:

      Ih, colega, come por achar gostoso. /o/

  3. Katia:

    Na primeira vez, só o aspecto me deu nojo e sem chance! Mas depois de 2 ou 3 anos resolvi comprar e e tentar novamente. Pq meu amigo! para quem já tomou suco de noni toma ou comi QQ coisa ruim. Pois é! Estou comendo ha 5 dias direto, e me acostumei, mas como salada com vários legumes, folhas e tempero. O sabor amargo pela medicina chinesa é bom para o coração e ajuda na insônia iluminando o o valor e fogo do coração que significa yang alto e no momento de dormir temos que estar yin. Enfim…tudo na vida acostuma e meu paladar acostumou.

    1. Vitor Hugo:

      Ih, eu como algo por ser gostoso, hahahah Não vou comer nada esperando por algum possível benefício. hahahahah

  4. Patrick de Menezes:

    vou usar hoisin na pasta de pimenta vermelha msm rs

  5. Patrick de Menezes:

    tava pensando em usar num bibimbap, desisti auhauheuhua