Mini-Almôndegas ao Estilo Nigella

Por em

Em algum dos episódios da Nigella (deve ser o Bites ou o Feast) mostrou mini-almôndegas feitas com carne bovina e suína. O que gostei foi do tamanho da bolinha, surpreendentemente ela fez bem pequenas ao invés de tamanhos fartos o que seria normal pra Mrs. Nigella.

Só tive a Nigellla como referência de receita, mas fiz da maneira que desejei. O tempero e quantidades são de minha parte, heheh. A única coisa praticamente igual foi o tamanho! (Valeu, Cláudia! ;))

As minis são cozidas fora do molho e colocadas no final, apenas. Acompanhou uma bela de uma macarronada com molho vermelho. :D

Grau de dificuldade: precisa falar? Mamão com açúcar!

Ingredientes

  • 500g de carne moída bovina (patinho, lagarto, coxão duro)
  • 1 fatia de pão de forma integral esmigalhado (se não tiver, acrescente +1 colher da farinha de trigo a mais)
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo integral (pode ser da normal)
  • 1 cebola média ralada ou bem picada
  • 1 colher (sopa) de orégano (coloquei 2, mas varia do seu paladar)
  • 1 colher (chá) de sal
  • 1/2 colher (chá) de canela
  • 1/2 colher (chá) de pimenta do reino
  • Suco de 1/2 limão siciliano (Valeu, Letícia! ;))
  • 1 ovo

Utensílios: tigela, frigideira anti-aderente de preferência.

Modo: na tigela, misture todos os ingredientes e mexa bem, muito bem! Pode usar um garfo, mas com a mão fica mais fácil. Prove o sabor, acerte o sal e a pimenta.

Como é para ser feito bolinhas pequenas, por isso a cebola deve estar super picada. Preferi ralar, caso tenha aqueles mini-processadores, creio que dê certo também.

Faça pequenas bolinhas! Consegui em torno de 50! :D Isso que a Nigella fez em torno de 60-70, impressionante. Coloque-as numa travessa e leve ao freezer/congelador para firmarem. Deixei as minhas for 20 minutos, não é para congelar só para deixar mais consistente.

Esquente a frigideira com um fio de óleo, frite/cozinhe as bolinhas aos poucos, deixando dourar bem de cada lado. Transfira para um prato com guardanapo para retirar o excesso de óleo. Pronto! :D

Compre pelos links abaixo. O valor não muda e você ajuda o PratoFundo:
SubmarinoWalmartShoptimeExtraAmericanasPontoFrioSaraivaLivraria CulturaFnacSephora

Confira outras ofertas e promoções na XEPA!

Após 600 dias os comentários são fechados automaticamente. Qualquer coisa, entre em contato.

13 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Sem Avatar Simone Izumi:

    eu assisti esse capítulo das almondegas uma porção de vezes! fiz uma vez e tb adorei, antes da existencia do chocolatria. Realmente é atípico da nigella, fazer coisas pequetitas, mediante sua mania de fartura e
    a(bunda)ncia…rs, que maldade.
    vh-san, passa no chocolatria, tem convitinho proce. bjsss

  2. Sem Avatar Claudia:

    Vitor,
    vc falou de almôndegas de carne bovina e suína, mas não tem carne suína na receita. É assim mesmo?
    Depois de fazer dessa almôndega pequenininha, tem que fazer a almôndega gigante do Hancock, vc assistiu esse filme? =)
    Abraço!

  3. Sem Avatar Michel:

    Babinha né. Mas bão pacas!

  4. Ela realmente não é um primor de delicadeza, né? O João – sim, ele assiste aos cooking shows comigo, o homem é um santo – não gosta dela, ele diz que ela é muito desleixada.

    Suas almôndegas, por outro lado, estão lindas!

  5. Adoro almôndegas – essas pequenas devem dar bons petiscos para uma cervejinha. A propósito, o 1/2 limão siciliano é o quê? O suco? Raspas?

  6. Adoro almondegas, com pão melhro que ocm farinha ou farinha de rosca…
    Bem, roubei uma receita tua ok? Publiquei no no blog, mas tem referência!

    Legal aqui… E qdo chega meu livro com so vinhos???

    P.A.

  7. Sem Avatar Dricka:

    Vc acredita que eu morro de preguiça de faze-las assim miudinhas, mas pensando bem acho que deve ser como enrolar brigadeiros( que a gente enrola pequeno pra render e disfarçar que comemos metade enquanto enrolavamos).Me animei agora.Com um espagueti deve ficar booommm.
    Bjs

  8. Hmmm, interessante o detalhe da canela na almôndega! Pretendo repetir isso, na próxima vez em que fizer uma macarronada!heheheh
    Parabéns pelo blog, man!

  9. @Izumi-sama: uhauahuha, coitada da tia, ta certo que ela é meio err…. ogra, mas as receitas dela sempre dão certo.

    @Claudia: A versão da Nigella ia carne de porco, a minha foi apenas carne bovina mesmo, heheh Acho que deixei um pouco confuso o texto, vou alterá-lo! Valeu pelo toque, :)

    @Michel: põe babinha nisso, mas é absurdamente bom! :D

    @Pat: uhauahua, sério que Mr. Pat assiste também? Ah, eu gosto dela, =x Ela é bonita, cozinha e comer horrores! :D

    @Letícia: Oooops, falha nossa! É suco de 1/2 limão siciliano, já alterei o texto! Valeu, :D

    @Pablo: tava um pão de bobeira lá, vai ele mesmo, uhauhauaha

    @Dricka: exato! É quase brigadeiro, mas nas forminhas pequenas para ter um rendimento maior, hehehe

    @Felipe: Então, não sei onde vi colocarem canela na almôndega… foi num filme ou a própria Nigella, não percebe o gosto dela em si, mas acho que dá uma diferença, hehehe. Valeu pela visita e pelo comentário! :)

  10. Sem Avatar Allan:

    Olá. Está muito bom o seu blog! Receitas originais e interessantes!! Eu cuido de um blog também, e como perguntar não ofende, gostaria de saber se seria possível reproduzir a receita nele, com os créditos e o link. Ou então só mesmo o link. De qualquer forma, já incluirei o pratofundo nos favoritos. Desde já grato, Allan.

    http://mcb-brisbane.blogspot.com/

  11. Olá Allan,

    Agradeço a visita e o comentário. Perguntar não ofende mesmo, heheh Pode até pode, sem problema algum, dando os créditos. Entretanto, o ideal seria que a receita fosse feita por vocês aí também, não? :) Sem falar nas suas próprias impressões.

    Copiar “ipsis litteris” o texto pode acarretar problemas para você e para mim em relação ao Google. Quando os robos de indexação de conteúdo do Google encontram textos iguais na rede, eles podem banir os sites envolvidos do mecanismo de busca. O critério usado é variável, mas pode acontecer… o que não seria nada legal, né?

  12. Caro Vitor,
    So hj descobri o sei blog. Ainda não consegui comê-lo todo, mas as entradas eu já gostei.
    Eu fiz essas almôndegas da Nigella, desde as primeiras edições do programa. Ela acrescenta um pouco de queijo parmesão. Eu costumo em vez do pão colocar um pouquinho de semolina, pq fica mais leve e deixo um pouco da geladeira para firmarem e finalmente em vez de fritá-las eu cozinho no molho de tomate para ficar um pouco mais light. Tb são ótimas para congelar (para oas horas da preguiça).
    Parabéns!!!

  13. Sem Avatar Luìza Cerqueira:

    Depois tente fazer com pão de sal no lugar do pão de forma, e farinha de rosca no lugar de farinha de trigo. Acho que fica mais com cara de “confort food”. Cara de que foi a avó que fez’Abraços!

«

»