Como se faz: Leite Evaporado Caseiro

Leite evaporado é um dos vários ingredientes que, infelizmente, não é vendido tão facilmente no Brasil. Mas não vamos entrar em pânico, há alternativa para substituí-lo!

Leite evaporado caseiro caindo de frasco de vidro sob fundo escuro

Fui atrás de como fazer em casa por causa do Mochi Butter. O bolo precisa dele na receita.

O que é Leite Evaporado?

Leite evaporado é o que o nome realmente diz: leite em que parte da água foi removida por evaporação. Geralmente, é 60% da umidade é evaporada para termos o produto.

A diferença é que na indústria é feito utilizando equipamentos específicos para modificar a temperatura de ebulição (fervura) do leite. Se for feito a maneira tradicional: apenas ferver o leite à 90-100ºC iria alternar a cor e sabor dele, é quase um doce de leite.

Então, é usado uma câmara de evaporação à vácuo em que a pressão é diminuída para que o leite ferva numa temperatura mais baixa. A nova temperatura varia entre 40-70ºC e nessa faixa a caramelização e reação de Maillard não acontecem com tanta intensidade.

Assim, não altera tanto o sabor e cor do leite. O mesmo processo acontece no leite condensado, a diferença é que nele tem adição de açúcar.

Para fazer em casa, a gente usa leite em pó e reconstitui na proporção de umidade semelhante ao leite evaporado. Tcharan! Para o Mochi Butter funcionou incrivelmente bem! :)

Leite Evaporado Caseiro

Pré-preparo: 10 minutos
Tempo de preparo: 5 minutos
Total: 15 minutos
Rende: 350 mL
Autor: Vitor Hugo

Ingredientes

  • 105 g leite em pó
  • 245 g água (morna;40-45ºC)
Use as quantidades nas unidades de medidas em peso e volume quando presentes. As medidas em xícaras/colheres são apenas uma cortesia do sistema e menos precisas .
1 xícara: 250mL | 1 colher de sopa: 15mL.

Modo de Preparo

  • Misturar leite e água morna, mixar bem. Pode ser usado o liquidificador. Manualmente também seria possível, mas eu quero que fique bem misturado.

Dicas

  • Leite em pó instantâneo: a diferença entre instantâneo e o não-instantâneo é o acréscimo de lecitina, um emulsificante, que facilita na hora de reconstituir o leite. Ele é feito assim e vem escrito na embalagem.
A receita tem links para programa de afiliados, se comprar, o PratoFundo pode receber uma comissão sobre a venda que ajuda a manter o site no ar.
Informações nutricionais
Calorias: 150kcal (8%)
As infos nutricionais são apenas uma cortesia do sistema e geradas automaticamente; podem não refletir a realidade nutricional da receita.
Vem me acompanhar!Confira mais novidades no meu Instagram @PratoFundo!
PALAVRA-CHAVE: bases da confeitaria
Frasco de vidro com leite evaporado dentro
Vitor Hugo

Mestre em Ciência de Alimento, Farmacêutico-Bioquímico e Gastrônomo. Atua como Produtor Gastronômico e Comunicador de Ciência. Criou o PratoFundo para ser o portfólio de gastronomia e ciência.

Fez ou tem uma dúvida sobre a receita? Comente!

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

Avalie a receita:




21 Comentários (Deixe o seu!)
  1. HELENA LOURDES REGINALDO:

    5 stars
    Sempre aprender é ótimo adoro cozinhar com certeza vou fazer

  2. Ceres Helena:

    Anos a trás realmente a Nestle tinha o leite evaporado.
    Fique conhecendo o produto quando trabalhava na casa de um Senhor Diplomático peruano, que era Cônsul aqui no Brasil.
    Ele perguntou sobre o produto que na época eu nem sabia que existia, Encontrei no Carrefour da Av Rebouças.
    Ele costumava tomar com chá preto. Mas fui descobrindo outros usos para ele ( sou cozinheira) Não sei se você sabe, mas se você gelar bem o leite evaporado e depois bater na batedeira terá um chantilly maravilhoso.
    Será que dá certo com o seu substituto ?

    1. Vitor Hugo:

      Olha, é uma boa pergunta. Nunca testei… eu acho que talvez? Porém, para fazer leite em pó é usado mais calor, então, pode ser que tenha muita alteração do leite, daí não bata direito.

  3. Maria Aparecida Couto Miranda:

    5 stars
    Show de bola, gostei pra caramba poderia ter no Youtube também.

    1. Vitor Hugo:

      Colegah… mas tem vídeo no post, oxi! hahahahah

  4. Léia Barros:

    5 stars
    Muito boa esta receita.
    Muito obrigado.

  5. Arlene oliveira:

    Ótima! Qual a validade?

    1. Vitor Hugo:

      Uso imediato! :)

    2. Leonor Herrera:

      perdão 105 gr. De leite em pó é 245 ML de água morna? Porque o leite em pó são gramos e a água morna MILILITROS
      (Ml) essa é minha pergunta por favor.

      1. Vitor Hugo:

        Ambos estão em gramas. Para água seria equivalente grama e mililitros por causa da densidade da água ser 1g/mL, mas recomendo seguir como está na receita.

      2. Maria Prado Lima:

        Muito boa a receita do leite evaporado!

  6. Oscarina:

    Prefiro o mais fácil o outro tem que ferver por 1h e 30m , vejo sempre esse leite foodnetwoork não sabia o que era kkkkkl

  7. Simone von Sohsten Ramalho:

    Uma pergunta: porque o leite desnatado? Pode ser com o integral também?

    1. Vitor Hugo:

      Foi este tipo que eu usei na receita. Acredito que o integral também iria funcionar.

  8. Rosane:

    O conhecimento seria mais acessível se colocasse a quantidade do leite em colheres de sopa e da água em ml, não acha?

    1. Vitor Hugo:

      Não, não acho. Medidas por volume como xícaras, copos e colheres não são padronizadas, cada marca possui a sua medida. E isto leva ao erro, o que irá afetar a receita final. Balança é a melhor maneira e diminuir esses erros. Por exemplo, 100mL de água será 100mL de água em qualquer lugar do mundo. :)

      1. Simone von Sohsten Ramalho:

        Concordo plenamente com você! Não gosto quando as receitas são passadas em colheres e xícaras pois a minha xícara pode não ser do mesmo tamanho da sua. E quem trabalha com confeitaria sabe que as receitas são precisas e que às vezes 20 gramas a mais ou a menos pode desandar a receita.

    2. Eunice:

      Olá Vitor, parabéns por todo seu trabalho.Estou com uma dúvida quanto ao leite evaporado.Depois que Mixar, tem que ferver por 5min em fogo baixo?Um grande abraço Obrigada!

      1. Vitor Hugo:

        Hã, não. Não falei pra fazer isso não, hahahaah

  9. Fábio:

    Meu caro, eu fiz leite evaporado em casa de uma maneira incomum. Em vez de ferver em uma panela, eu derramei 1 litro leite de saquinho em uma assadeira para aumentar a área de contato com o ar e ajustei a chama do fogão quase que apagando, assim como se fosse quer desligar o fogo.
    Assim não levantou fervura e de tempos em tempos eu puxava a nata para o canto da assadeira com um palito de dentes para aumentar a evaporação. Não medi a temperatura do processo, mas acredito ser inferior bem inferior a da fervura uma vez que o leite não levanta da assadeira. O bom desse processo é que em vez de se ter uma coluna de 10cm de altura de leite em uma panela, tem-se uma de apenas 1 cm com grande área de exposição. Fica aqui a idéia que tive e que reduziu pela metade o volume do leite. Farei ainda a redução de 2/3 para ficar ainda mais concentrado.

    1. Vitor Hugo:

      Nossa, hahahahah Gente, haja paciência! hahahaha Não sei qual é o seu forno, mas por exemplo a temperatura mais baixa do meu é 150ºC o que faria o leite ferver. Ou melhor, estimular a caramelização e as outras reações de sabor e cor. Mas não deixa de ser uma alternativa, não é mesmo? heheheheh