Resenha: Creme de Leite Chantilly da Piracanjuba

Fazia muito, mas muito tempo que eu estava na procura e queria muito testar o Creme de Leite Bate Chantilly da Piracanjuba que vira chantilly ao ser batido.

A ideia original era fazer o comparativo junto com o Nestilly (da Nestlé) e Chanty Mix (da Amélia). Mas na época do testes, eu ainda não tinha encontrado o produto da Piracanjuba.

Desde que soube da existência dele, fiquei atrás para comprar. Cheguei a entrar em contato pelo SAC da empresa para saber onde vendida, naquela época a distribuição era bem restrita (idos de 2015 ). E mesmo em São Paulo, nunca tinha visto.

Até que numa dessas ida num mercado local aqui no interior do Paraná, encontrei o dito cujo. Fiquei mais empolgado do que o necessário, confesso.

Nota de transparência: o artigo tem links para programa de afiliados, caso compre, o PratoFundo pode receber uma comissão sobre a venda que ajuda a manter o site no ar. Variações nos preços podem acontecer.

O que é Chantilly UHT?

Creme de Leite Chantilly da Piracanjuba por PratoFundo.com

Bom, ele é um creme de leite UHT (ultra high temperature, em inglês, temperatura ultra alta). Ou seja, passou por tratamento térmico para conservação e pode ficar em temperatura ambiente quando fechado. Como todo creme de leite UHT, o famoso creme de caixinha.

A diferença crucial que o separa dos outros cremes de leites, seja de caixa ou lata, é a quantidade de gordura.

Nos últimos anos, o que temos vistos é uma redução no teor de gordura nesse tipo de creme de leite, não é mesmo? Eu ainda não consigo entender o conceito de creme de leite light com apenas 12-15% gordura (spoiler alert: creme de leite é gordura do leite, tudo fica mais untuoso justamente por causa da gordura).

Para virar chantilly de maneira estável, o creme de leite precisa ter pelo menos 35% gordura. E esta versão tem justamente isso! Ele vira chantilly ao ser batido, será?

Temperatura ambiente

Isso muita bastante coisa! Pensa poder ter creme de leite que vira chantilly e não precisar em se preocupar se vai estragar em dois pulos. A validade de um produto UHT e um apenas pasteurizado são diferentes.

Este quando fechado tem uma vida de prateleira de 6 meses, sem precisar de refrigeração. Além do manejo no transporte e armazenamento ficarem um pouco mais fáceis (caminhão refrigerado é caro).

E considerando o Brasil: é um país grande e tropical. A logística para levar produtos refrigerados que estragam relativamente fácil é um ponto a ser levado em consideração. Antes de levantar a bandeira da “comida de verdade” (em tempo, não gosto do termo), nem todo mundo possui as mesmas opções, ok?

Por exemplo, onde eu moro, praticamente qualquer mercadinho tem creme de leite pasteurizado (vulgo fresco). E aqui a situação é mais “perigosa” por ser as versões com maior teor de gordura, tudo acima do 40-45%.

Virou Chantilly?

Creme de Leite Chantilly da Piracanjuba por PratoFundo.com

Pelo menos, no meu teste, ele se transformou em chantilly conforme as instruções do fabricante. No começo do processo, admito que fique com receio de não dar certo por causa da minha má experiência com o Nestilly.

Estava ficando igual ao Nestilly, ou seja, não queria montar. Mas ainda estava dentro do tempo que a embalagem indicava, continuei batendo.

Então, por volta dos 6 minutos, o creme de leite montou e virou chantilly em ponto firme. Quase virou manteiga, pois continuei batendo para ter certeza que estava firme mesmo, se tivesse virado seria um positivo. Indica que possui gordura mesmo.

(Atualização/2022: já utilizei diversas vezes depois desta resenha, o tempo para montar e virar chantilly depende e varia de acordo com a temperatura, em dias mais frios é mais rápido e em dias mais quente o produto precisa estar bem gelado mesmo, ao menos na minha cozinha que é quente.)

Quando eu realizei o teste, o dia estava relativamente frio (18-22ºC) e a caixinha ficou bem mais de 12 horas na geladeira. Já tinha deixado na geladeira desde o dia que comprei, a temperatura do creme estava entre 2,5-3ºC. A batedeira usada tem uma potência de 250W (Batedeira kMix Manual).

Como disse antes, estou acostumado com creme de leite com alto teor de gordura (acima de 40%). Sinto uma diferença no teor de gordura, porém não chega a ser um ponto tão ruim assim. Geralmente, o produto será usado como ingrediente em preparações, não será necessariamente consumido sozinho. Bom, quer dizer… poder até pode.

Creme de Leite Chantilly da Piracanjuba por PratoFundo.com

Aproveitei para testar montar o creme no sifão de chantilly (Garrafa de Chantilly). Assim como o Nestilly e Amélia, o sifão também conseguiu aerar o creme e transformá-lo na espuma que o chantilly é.

Colagem de uma jarra estilizado com moedas
Apoie o PratoFundo

Você ajuda a manter o site e os vídeos no ar e temos recompensas bem bacanas, vem saber como!

E os aditivos?

Eles são a grande diferença entre a versão da Nestlé e da Piracanjuba. O Nestilly não pode ser chamado de creme de leite UHT por ter aditivos diferentes do que a legislação de creme de leite UHT lista. Assim, ele se torna outro produto.

A Piracanjuba usa goma carragena (geralmente é extraída de algas vermelhas), goma alfarroba (normalmente vem da alfarrobeira, pode ser chamada de jataí ou locusta), e citrato de sódio (sal ácido proveniente do ácido cítrico) que são permitidos, além de proteínas lácteas a mais.

Isso até que não muda muita coisa para mim, pois os cremes de leite pasteurizados (frescos) que tenho acesso por terem mais de 45% podem ter (e tem) aditivos pela legislação. Saiba mais: Ingredientes: Creme de Leite.

Sem contar que é uma troca que estou disposto a aceitar: um pouco de pózinhos mágicos que melhoram o sensorial do produto e ajudam a conservar por mais tempo? Para mim, vale muito a pena.

Creme de Leite Bate Chantilly Piracanjuba

Creme de Leite Chantilly da Piracanjuba por PratoFundo.com

Marca: Piracanjuba
Origem: Brasil
Preço: r$3,99
Embalagem: 200g
Calorias por 100g: 320kcal
Ranking: não entra nessa categoria, eu diria. Cumpre o prometido e usaria como alternativa ao creme de leite pasteurizado (fresco).

Creme de Leite Chantilly da Piracanjuba por PratoFundo.com

Pontos negativos:

  • Sensibilidade a temperatura: é bem sensível ao calor, se o ambiente estiver quente a chance de montar diminuí. Assim como a temperatura do creme antes de bater, precisa realmente estar na faixa de 2-7ºC. Caso contrário, não vai virar chantilly.
  • Preço: não é necessariamente barato quando se compara com o creme de leite pasteurizado (vulgo fresco), porém está na mesma faixa do creme vegetal para chantilly.
  • Distribuição: é bem difícil de encontrar o produto, estava atrás dele desde 2015.
  • Sifão: a espuma formada é instável. Deve ser usada imediatamente, logo, o uso se restringe para as bebidas / pratos servidos e consumidos na hora. Não é um ponto negativo necessariamente, esta característica é inerente do método usado.
  • Sensorial / Mouthfeel: apesar do sabor ser bom, é perceptível uma untuosidade mais delicada por ter menos gordura que as versões creme de leite tipo nata (+45%), não é um ponto negativo para maioria das receitas.

Pontos positivos:

  • Não ser adoçado: não tem açúcar nenhum, assim é mais versátil e pode ser usado em qualquer receita.
  • É creme de leite: apesar de ter aditivos, é basicamente creme de leite, ou seja, gordura do leite. O que reflete no sabor e na cor, é levemente amarelado.
  • Sabor de creme de leite: meio óbvio, mas tem sabor já conhecido de creme de leite de caixinha que já estamos acostumados. Apesar de ter menos gordura (do que eu estou acostumado), numa preparação não vai ser tão perceptível assim.
  • Facilidade de uso: montou em chantilly como o fabricante indica nas instruções.
  • Sifão: conseguiu se montar sem problema na garrafa de chantilly (cartucho de óxido nitroso).
  • Temperatura ambiente: poder ser armazenado e transportado em temperatura ambiente, ou melhor, sem refrigeração quando fechado facilita bastante.
Creme de Leite Chantilly da Piracanjuba por PratoFundo.com

Bibliografia

Vitor Hugo

Mestre em Ciência de Alimento, Farmacêutico-Bioquímico e Gastrônomo. Atua como Produtor Gastronômico e Comunicador de Ciência. Criou o PratoFundo para ser o portfólio de gastronomia e ciência.

Fez ou tem uma dúvida sobre a receita? Comente!

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

23 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Natty:

    Por conta do teor de gordura, daria pra usar em pratos quentes, que demandam fervura, no lugar do creme de leite fresco? Chegou a testar, Victor?

    1. Vitor Hugo:

      Igual o creme de leite fresco gelado, ele aguentar aquecimento. Mas também não pode ficar fervendo sem fim, o mesmo vale para o creme de leite fresco gelado: se esquentar demais, em alta temperatura e por muito tempo não tem creme de leite que suporte e vai separar a gordura, hehehhe

  2. Maria da graça castro:

    Pra mim não deu certo ? não deu consistência
    de jeito nenhum .
    Virou manteiga e não virou chantely.

    1. Vitor Hugo:

      Se virou manteiga, chegou no ponto e passou. Bateu demais mesmo.

  3. Michelle Alves Conceição Amado:

    Esses cremes de leite q vc fez resenha… piracanjuba, amelia, nestilly. Servem p fazer panacota? Tô doida nessa sobremesa e na minha cidade(Ilhéus -Ba), é muito difícil achar dos pasteurizados.

    1. Vitor Hugo:

      Para panna cotta o ideal, ideal mesmo é o pasteurizado/fresco. Desses de caixinha, creio que o melhor resultado seria com o piracanjuba por ser creme de leite. Os outros não são.

  4. Celia Lopes:

    Não consigo encontrar nos supermercados Prezunic, Campeão e Pão de Açúcar em Botafogo, RJ.

    1. Vitor Hugo:

      A logística do produto é horrível, difícil achar mercados que vendem.

  5. Núbia Ferreira Lima:

    Bom dia, o pulo do gato para se obter um bom chantilly: Comece por bater em velocidade 01 por 03 minutos e depois por mais 05 minutos em velocidade 02. Nunca coloque a embalagem no congelador e sim no refrigerador até a hora de ser usado. Se bater em velocidade máxima, vai virar manteiga. Fica a dica!

    1. Vitor Hugo:

      Quando estamos testando e resenhando um produto: deve ser seguida as instruções do fabricante, logo, não se precisa de dicas.

  6. Jamily mutz bom:

    Comprei por que era o único pequeno no mercado, pior coisa que já vi. Ele tava indo bem, 2 min batendo e estava encorporando, quando DO NADA virou líquido qualhado, igual leite azedo.

  7. Priscila cavalcante:

    Pela segunda vez tento fazê-lo virar chantilly e ele vira manteiga. Deixei na geladeira por bem mais q 12 hrs. NÃO DÁ CERTO.

  8. Fabiano Gorett:

    Muito ruim, nao monta chantilly.
    Nao compro mais.

  9. Bárbara Fonseca:

    Olá Vitor!!
    Tenho acompanhado (e feito) as suas receitas fantásticas de sorvete. Já fiz a de maracujá e a de limão….. e são maravilhosas, além de super práticas. Estou comentando neste artigo, pois os outros estão com comentários fechados já.
    Tbm já li seu artigo sobre o sorvete de chocolate com whisky (o qual não acreditei que finalmente tinha conseguido achar alguém que tbm faça doces com chocolate e whisky) …. e é sobre ele que quero tirar dúvidas.
    Inventei de fazer brigadeiro com whisky… á um tempo já. Gostei tanto que comecei a fazer mais coisas. Eis que me veio a ideia de congelar esse brigadeiro, que vira uma espécie de sorvete (não sei bem se se encaixa como sorvete nesse caso, mas…….) Eu faço o brigadeiro (sempre com cacau), coloco creme de leite normal e acrescento um pouco de leite morno com whisky (para diminuir um pouco do álcool). Como vc é um mestre em sorvetes, queria saber se é uma ideia válida, se é uma boa combinação… Pois tenho feito esses seus sorvetes de frutas com o creme de leite fresco e fica cremossíssimo, e por isso, queria saber se pode usar ele tbm com essa mistura de brigadeiro (no caso em uma temperatura morna). Além disso, queria saber tbm sobre a consistência.

    1. Vitor Hugo:

      Brigadeiro congelado vai virar uma pedra, hahahah :)

  10. Tadeu:

    Não tenho conseguido fazer no sifão.
    Fica mole e logo desmonta como se derretesse. Não funcionou pra mim.

  11. Solange Lemos:

    Achei outro dia no supermercado, e fiquei imensamente feliz (aqui em Salvador é a coisa mais rara do universo, o creme de leite fresco)! Agora mais feliz, por você já ter provado e aprovado! :D

    1. Neto:

      Em que supermercado você achou Solange? Também sou de Salvador e não achei até hoje o creme de leite fresco.

      1. Juliana:

        Eu encontrei no Bompreço da avenida São Rafael. Testei e gostei do resultado.

    2. Louise:

      Onde você comprou em Salvador? Não acho em lugar nenhum

  12. Diego Manoel:

    Será que consegue fermentar pra tentar fazer um Crème fraîche?

    1. Vitor Hugo:

      Se tiver as bactérias certas e as condições ideais, provavelmente sim! /o/

      1. Diego Manoel:

        Se encontrar aqui em Recife, vou tentar :D