Como Economizar Dinheiro no Mercado

Como Economizar Dinheiro no Mercado

Foto: Dylan Payne | Creative Commons

Agora que tomei para mim o título de #SommelierDeMercado, estive pensando em como ajudar você a fazer aquela economia na hora de fazer as compras no Mercado. Como você sabe, eu gosto de uma promoção, de desconto, aquela xepa, né?

Eu já havia comentado esta dica algumas vezes no stories lá no Instagram.com/PratoFundo (segue a gente!) e muita gente não usada, o que ei fiquei impressionado, então, vamos lá!

Nada mais, nada menos que os clubes de vantagens que muitos mercados possuem, e geralmente, valem a pena!

Para quem não sabe sobre o quê eu estou falando, vamos por partes!

Muitos supermercados possuem Clubes para clientes em que você se cadastra para conseguir mais descontos, a grande maioria usa aplicativos para celular também para mostras as ofertas. E para ser bem claro, em contra-partida, as empresas aprendem sobre a sua rotina e o seu perfil de compra. Podemos dizer que é um data mining. Não existe almoço grátis.

Não sei em outros estados e cidades, mas em São Paulo já faz muito tempo que existe a nota fiscal paulista. Em que o cliente informa o CPF para ganhar algumas vantagens dadas pelo estado ou cidade. Então, os clubes usam o CPF para facilitar a identificação do cliente.

A grande maioria eu já usei, os que ainda não… irei com certeza!

Pão de Açúcar

Aplicativo do Pão de Açúcar

Possui já faz algum tempo o programa Cliente Mais com ofertas exclusivas para quem é cadastrado. Antigamente, as compras também geravam pontos que podiam ser trocados por vale-compras, mas a dinâmica mudou. Agora possui desafios para serem feitos, meio que um valores em compras, para ganhar prêmios.

Mas as ofertas e descontos continuam. E neste caso, é possível ver o data mining: é analisado o que você compra com frequência e, às vezes, existem descontos nesse produtos. Já comparei com outras pessoas e haviam ofertas diferentes.

O sistema para validar o desconto é mais fácil, basta selecionar no aplicativo e pronto. Na hora de pagar, informando que faz parte do programa via CPF e tendo ativado a promoção, ela é dada automaticamente. Seja no supermercado grande quanto no Minuto (as versões menores de mercado).

O máximo de desconto já visto, normalmente, foi de 35%. E em 2017, o Pão de Açúcar fez Black Friday e tinha promos boas com até 50% de desconto.

CPF deve ser informado: Sim
Aplicativo: Android e iOS

Extra

Aplicativo do Extra

Similar, para não dizer igual, ao modelo do Pão de Açúcar. Afinal, são marcas do mesmo grupo: GPA.

Mesmo assim, são programas separados. Ou seja, é preciso fazer um cadastro no Extra também e usar o aplicativo específico. As ofertas também são válidas no Mini Extra.

CPF deve ser informado: Sim
Aplicativo: Android e iOS

Inscreva-se no canal do PratoFundo
Colagem de uma jarra estilizado com moedas
Apoie o PratoFundo

Você ajuda a manter o site e os vídeos no ar e temos recompensas bem bacanas, vem saber como!

Dia

Aplicativo do Dia

Este mudou bastante desde que me cadastrei! Quando fiz o meu cadastro, o aplicativo não servia para muita coisa… era apenas para baixar o panfleto de ofertas, basicamente.

Agora o novo… quanta diferença. Igual ao Carrefour também mostra ofertas em lojas específicas, além dos cupons de descontos. Entretanto, parece que a ativação dos cupons não é tão em tempo real. Segundo o FAQ, para ficarem ativas no seu cadastro demoram algumas horas para o sistema atualizar. Então, é bom checar o aplicativo antes de ir ao mercado.

É um pouco melhor que do Carrefour e mais lento que do Pão de Açúcar que é em tempo real. Mas no geral, melhorou bastante. Tem ofertas boas principalmente nos produtos da marca própria, o que eu acho excelente. Compro mesmo, tá?

Com este novo aplicativo (isto em meados de 2018), foi necessário refazer o cadastro e associar o CPF novamente. Mas o processo é bem tranquilo e fácil.

CPF deve ser informado: Sim
Aplicativo: Android e iOS (só tem na loja nacional, na EUA não tem)

Carrefour

Aplicativo do Carrefour

O sistema do Carrefour poderia ser um pouco melhor, como dos outros mercados. O sistema do aplicativo gera cupons de descontos que devem ser escaneados na hora da compra. Não basta apenas selecionar a oferta em si.

Outro ponto para prestar atenção é ver em qual tipo de Carrefour a oferta é valida, pois existem Hiper, Bairro, Market e Express. Muitas vezes o desconto não válido para todas, apenas para alguns tipos. Já cai nessa pegadinha, e na hora de pagar… não era válida para o Express.

Informa ofertas específicas em lojas pela localização. O máximo de desconto em algum item que vi foi 30% e também tem “leve 3 e pague 2”, por exemplo. Vale lembrar, como as lojas variam de tamanho e tem um portfólio grande de produtos, nem sempre as ofertas são relacionadas com comida.

CPF deve ser informado: Sim
Aplicativo: Android e iOS

Muffato

Aplicativo do Muffato

É mais um informativo, digamos. Seja para as ofertas gerais quanto as específicas. Diferentes dos demais, não há necessidade de ativar o desconto no produto. Apenas por já ter o cadastro e informar na hora do pagamento, ele será dado automaticamente.

Este programa, eu fiquei um pouco com pé atrás, pois foi feito no caixa e no totem disponível na loja. Até aqui tudo bem, mas para minha surpresa (e ativar meu lado neurótico), o sistema já tinha um pré-cadastro meu com infos pessoais que eu não havia dado para a loja.

Tirando esse ponto, dos programas é o mais fácil de todos.

CPF deve ser informado: Sim
Aplicativo: Android e iOS

Americanas

Aplicativo da Americanas

O sistema usado é unificado, ou seja, o cadastro da loja online é o mesmo usado para gerar os descontos nas lojas. Para tal, é preciso ter o aplicado também para ativar as ofertas. Descobri por acaso que o aplicativo dava descontos assim. Aparentemente para receber o desconto é só ativar no aplicativo e informar o CPF na hora de pagar o produto. Até a finalização deste post, eu ainda não testei este.

Igual ao Carrefour, por ter uma gama grande de produtos nem sempre as ofertas são relacionadas com coisas de comer ou para casa.

CPF deve ser informado: Sim
Aplicativo: Android e iOS

Como Economizar Dinheiro no Mercado
Vitor Hugo

Mestre em Ciência de Alimento, Farmacêutico-Bioquímico e Gastrônomo. Atua como Produtor Gastronômico e Comunicador de Ciência. Criou o PratoFundo para ser o portfólio de gastronomia e ciência.

Fez ou tem uma dúvida sobre a receita? Comente!

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

2 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Ednilson:

    Sou de sc e aqui consigo fazer estas etapas??

    1. Vitor Hugo:

      Conseguir até deve conseguir, mas para usufruir dos benefícios é preciso que tenha as lojas na sua cidade, né? :)