Sorvete de Pipoca Sem Sorveteira

Não sei você, mas eu gosto muito de sorvete. Pelo blog é possível perceber que eu faço bastante receita de sorvete: Sorvete de Maracujá, Sorvete de Limão e Sorvete de Caramelo Salgado.

Sorvete de Pipoca Sem Sorveteira

E outra coisa que eu aprecio bastante é pipoca. Salgado, doce ou ambas misturadas. Confesso que a doce é a minha preferida. Então, nada mais natural do que juntá-los! Apresento: Sorvete de Pipoca.

Olha, eu invoquei com essa receita a tal ponto que eu testei pelo menos umas 5 versões diferentes até ficar como eu queria: com sabor intenso de pipoca e que fosse fácil também.

Sorvete de Pipoca Sem Sorveteira

Claro, se procurar pelo Oráculo (leia-se: Google) existem várias receitas para isso. Mas boa parte são feitas com a base clássica de sorvete (de ovos) e usa sorveteira. Duas coisas que eu não estava muito interessado.

Enquanto outras, para aumentar o sabor extraído de pipoca deixam por várias horas a infusão de pipoca… Vou te contar que testei 60, 45, 30 e 20 minutos. Se você quiser se aventurar já digo: 60 minutos não vai sobrar nada, a pipoca suga a alma. Você foi avisado!

Eu, particularmente, gostei bastante do resultado. Tem sabor de pipoca: eu fui impactado.

Sorvete de Pipoca Sem Sorveteira

Pré-preparo: 10 minutos
Tempo de preparo: 3 horas
Total: 3 horas 10 minutos
Rende: 700 g
Autor: Vitor Hugo

Ingredientes

  • 100 g milho para pipoca
  • 30 mL óleo vegetal (sabor neutro)
  • 750 mL água (morna)
  • 60 g manteiga sem sal
  • 125 g açúcar cristal ( ou refinado)
  • 100 g leite em pó (pode ser instantâneo e sem lactose)
  • 300 g creme de leite fresco/pasteurizado (gelado; tenha mais que 35% gordura | usado: 45% gordura)
Use as quantidades nas unidades de medidas em peso e volume quando presentes. As medidas em xícaras/colheres são apenas uma cortesia do sistema e menos precisas .
1 xícara: 250mL | 1 colher de sopa: 15mL.

Modo de Preparo

  • Em uma panela, estoure a pipoca com o óleo. Tome cuidado para não queimar, e caso tenha alguma pipoca queimada, retire antes de continuar. Se a panela queimou, troque ou lave antes de continuar.
  • Na mesma panela acrescente água e manteiga.
  • Cozinhe em fogo médio por 5 minutos, mexendo de tempos em tempos.
  • Transfira a mistura de pipoca para uma peneira fina e pressione bem para remover todo o liquido. Sairá também parte da polpa de milho, não tem problema. Descarte a parte sólida que sobrou da pipoca.
  • Esta mistura de de pipoca renderá cerca de 400-400g. Será necessário metade: 200-220g.
  • Coloque 200g (ou 220g) da mistura de pipoca em uma panela adicione açúcar e leite em pó. Leve ao fogo por 2-3 minutos mexendo sempre para dissolver. Deixe esfriar bem, deve estar abaixo de 30ºC. Recomendo que esteja frio, leve para geladeira.
  • Bata o creme de leite em picos firmes, então, adicione o creme de pipoca frio. Misture bem.
  • Transfira para um recipiente e leve para o congelador por, mínimo, de 3 horas.
  • Retire do congelador cerca de 5 minutos antes de servir, pode ser servido com pipoca para acompanhar.

Dicas

  • Creme que sobrou: a metade de creme de pipoca que sobrou dá pra fazer outra leva de sorvete, eu ia fazer brigadeiro, mas não ficou tão bom assim.
  • Sólidos de pipoca: a parte que fica na peneira, a parte sólida de pipoca, eu não consegui pensar em nada no que fazer. Fica bem estranho e meio sem sabor.
A receita tem links para programa de afiliados, se comprar, o PratoFundo pode receber uma comissão sobre a venda que ajuda a manter o site no ar.
Informações nutricionais
Calorias: 450kcal (23%)
As infos nutricionais são apenas uma cortesia do sistema e geradas automaticamente; podem não refletir a realidade nutricional da receita.
Vem me acompanhar!Confira mais novidades no meu Instagram @PratoFundo!
PALAVRA-CHAVE: sorvete caseiro, sorvete sem sorveteira
Vitor Hugo

Mestre em Ciência de Alimento, Farmacêutico-Bioquímico e Gastrônomo. Atua como Produtor Gastronômico e Comunicador de Ciência. Criou o PratoFundo para ser o portfólio de gastronomia e ciência.

Fez ou tem uma dúvida sobre a receita? Comente!

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

Avalie a receita:




4 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Geovani Borges:

    Olá Vitor! Já adianto que amo seu trabalho e sempre acompanho o blog, suas receitas e suas avaliações de produtos e técnicas mirabolantes da confeitaria moderna (vulgo as doidices do instagram), como o creme de leite fresco caseiro. Mas minha pergunta é:

    Poque usou uma solução de água e manteiga para infusionar a pipoca e não uma de leite? Que acredito eu tem mais gordura, traria mais cremosidade e sabor a mistura.

    1. Vitor Hugo:

      Por usar leite em pó na fórmula. Leite líquido e leite em pó nem sempre conversam direito por causa do excesso de proteína e isso altera a textura.

  2. Gisele Ribeiro dos Santos:

    É possível juntar algum sabor como chocolate, limão ou maracujá?

    1. Vitor Hugo:

      Acredito que até seja, mas vão matar o sabor da pipoca… são sabores fortes comparados ao do milho.