Resenha: Maionese Hellmann’s Vegana

Maionese Vegana? Pois é, um produto que eu não estava esperando encontrar no mercado e achei: Maionese Hellmann’s Vegana. E vindo da Hellmann’s.

Pote de maionese da Hellmann's vegana vista de frente

Maionese é um molho bem clássico dentro da gastronomia. Consiste basicamente de óleo e ovo emulsificado com temperos, só isso. Quer dizer, o modo tradicional.

Lá na gringa é até bem mais comum encontrar maionese vegana, aqui no Brasil não é assim tão fácil quando a gente fala de marca grande que pode atender o tamanho do país.

Quando vi essa versão da Hellmann’s no mercado tive que testar e ver se tem alguma coisa diferente… ou não? Será que vale o show?

[Video: Maionese Hellmann’s Vegana]

Resta a dúvida: por que a versão vegana é quase o dobro da tradicional? (tradicional r$4,69/250g) Sendo que a única diferença nos ingredientes é a ausência de ovo. No site indica uso de óleo de fazendas sustentáveis (mas na embalagem não) o que poderia justificar ou o uso maior dos espessantes/estabilizantes já presentes: amido modificado e goma xantana. Mas aqui temos que acreditar na boa-fé da empresa quanto a informação.

Comparativo de cor entre maionese vegana (esquerda: mais clara) e tradicional (direito, mais amarela)

Porém, a embalagem da Hellmann’s tradicional indica que também usa óleo de fazendas sustentáveis e ainda sim o preço é mais barato. Fica essa dúvida no ar.

No vídeo comentei sobre a embalagem dizer que é um molho vegano tipo maionese e que estaria assim por questão de legislação… e BINGO! A RDC 276/2005 da ANVISA define maionese sendo:

Maionese: é o produto cremoso em forma de emulsão estável, óleo em água, preparado a partir de óleo(s) vegetal(is), água e ovos podendo ser adicionado de outros ingredientes desde que não descaracterizem o produto. O produto deve ser acidificado.

Ou seja, exige claramente a presença de ovos para ser considerado maionese. E como o produto é vegano, não vai ter!

Sobre o valor do produto, descobri pela boca miúda que o custo de produção dela é maior que da tradicional apesar dos mesmos ingredientes praticamente. Como é feita em menor escala, o custo distribuído por unidade aumenta. E somado a fatores externos como o transporte até os locais de venda ser por CIF (Cost, Insurance and Freight, traduzindo Custo, Seguros e Frete) que fica a cargo do fornecedor.

Ok, tudo isso faz sentido: mas ainda assim é caro! hahahahahaha

Maionese Hellmann’s Vegana

Maionese Hellmann's Vegana vista de cima

Marca: Unilever Brasil
Origem: Brasil
Preço: r$9,39
Embalagem: 250g
Calorias por 100g: 325kcal
Joinha: o sabor é mais suave que a tradicional, ainda é possível perceber que é uma Hellmann’s, porém o sabor característico é mais delicado. E em alguma preparação acho pouco provável que alguém note alguma diferença.
Desjoinha: preço, de um modo geral não tem uma justificativa plausível para custar quase que o dobro que a tradicional; senti uma certa gomosidade e achei um pouco mais oleosa quando comi pura o que não é a situação mais comum de se consumir maionese.
Ranking: #4/#10 Bonitinho

Comparativo de ingredientes e tabela nutricional da maionese Hellmann's entre a vegana e a tradicional

Deixe um comentário

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

2 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Ótimo apesar do preço, sou vegano e tenho poucas opções de produtos na minha região. Bem vinda👍

  2. A Grande vantagem deste produto e o fato de meu filho ser alérgico a ovos, desta forma podemos consumir está maionese sem nenhum problema. No mais e meio sem graça e cara.

«

»