Carne de Casca Banana Estilo Pulled Pork

É isso mesmo: Carne de Casca de Banana! Não é pegadinha de primeiro de abril, que afinal, já passou!

Sanduíche de carne de Banana em destaque

Surgiu do nada na interwebs gringa uma receita que usava casca de banana como uma alternativa para a carne de porco na famosa receita americana chamada pulled pork.

É como se fosse uma carne louca no sentido de ser desfiada e temperada. Os temperos são um pouco diferentes, mas a essência é similar.

Fiquei curioso em saber se ficaria bom a ideia da receita. Nem tanto pelo uso da casca da banana, pois eu acho que para nós aqui no Brasil não seria tão novidade assim.

Tenho na memória de ter visto receitas que usavam a casca, sabe nesses programas contra o desperdício de alimento? Então, eu sinto que já vi, mas não tenho tanta certeza assim. Vai saber.

Mas para os colegas americanos, nossa. Várias de pessoas fizeram, logo, a receita pipocou no meu radar de novidades. E pelo que pude verificar, tudo começou com o blog The Stingy Vegan no post Banana Peel Vegan Pulled Pork Sandwich.

Carne de Casca Banana: Deu certo?

Sim, deu super certo. Pelo menos, eu acho! Não tenho parâmetro direto para casca de banana (não é algo que coma sempre), mas o sabor e textura estavam muito bons!

A alma de sabor vem totalmente dos condimentos usados, sem eles: nada feito. Mudando eles, muda-se o prato completamente. A casca agrega a textura para o prato em si. É o mesmo que acontece com a carne de jaca verde, ela é neutra, o tempero tem que ser incrível.

Na receita original, a autora informa que o tempo de cozimento pode variar. E realmente, isso aconteceu. A banana que eu usei não estava verde, mas não estava madura. Assim, a casca era firme.

Cozinhei por cerca de 10 minutos e ainda continuava com textura, mas acredito que macia para se comer. Achei que a casca ficaria mais escura, mas ainda permaneceu um pouco amarela.

No geral, eu gostei bastante: seja a textura, seja o sabor. É um prato alternativo bem gostoso. Não sei se faria novamente, pois eu prefiro comer banana mais madura e a casca já fica bem muxibenta por causa disso. Logo, a textura cozida ficaria bem mole.

Sanduíche de carne de Banana de perto

Carne de Casca Banana: Parece carne?

Não, não lembra carne seja de frango ou porco. A textura é mais firme, diria fibrosa. Tanto frango e porco é firme, mas mais macia. Também não, não tem como saber que é banana pelo sabor. Os condimentos tomam conta disso. Se não falar, creio que ninguém iria adivinhar que era casca de banana.

Faça por sua própria conta e risco

Tecnicamente, a casca de banana é comestível. O ideal é que seja banana orgânica por motivos óbvios, mas também podem ter defensivos autorizados. E como a gente não tem certeza de nada: pode ser que na casca tenha substâncias que não deveria ter. Fica aqui o aviso.

Carne de Casca de Banana Pulled Pork

Pré-preparo: 10 minutos
Tempo de preparo: 15 minutos
Total: 25 minutos
Rende: 3 unidades
Autor: Vitor Hugo

Ingredientes

  • 2 banana nanica (não muito madura)
  • 2 colher de sopa molho barbecue (a gosto)
  • 1 colher de sopa mostarda amarela (a gosto)
  • 1 c. chá páprica doce defumada (a gosto)
  • 3/4 c. chá pimenta vermelha em flocos (a gosto)
  • 3/4 c. chá cebola em pó (a gosto)
  • 1/4 c. chá cominho em pó (a gosto)
  • 1 colher de sopa óleo vegetal
  • Sal refinado (a gosto)
  • 3 pães de batata
Use as quantidades nas unidades de medidas em peso e volume quando presentes. As medidas em xícaras/colheres são apenas uma cortesia do sistema e menos precisas .
1 xícara: 250mL | 1 colher de sopa: 15mL.

Modo de Preparo

  • Lave muito tempo a banana antes de descascar e corte as extremidades. Retire a banana (use ou coma).
  • Lave novamente as cascas na parte interna também. E com uma colher raspe a parte interna, vai sair uma pasta de banana.
  • Desfie a casca com um garfo ou corte em finas fatias. Fazer com uma faca é bem mais fácil.
  • Misture a casca desfiada com molho barbecue, mostarda, páprica, pimenta, cebola, cominho e misture bem. Reserve por 5-10 minutos.
  • Aqueça o óleo em fogo médio em uma panela e junte a casca temperada. Misture por 1-2 minutos.
  • Adicione água aos poucos parra cozinhar a casca. O tempo total pode variar entre 5-10 minutos, vai depender da maturação da banana. Quando mais verde, mais tempo; mais madura, menos tempo.
  • A casca deve estar macia, mas com textura ainda. Acerte o sal.
  • Sirva em um pão de batata (ou o da sua preferência) e com uma salada de repolho tipo coleslaw.

Dicas

A receita tem links para programa de afiliados, se comprar, o PratoFundo pode receber uma comissão sobre a venda que ajuda a manter o site no ar.
Informações nutricionais
Calorias: 200kcal (10%)
As infos nutricionais são apenas uma cortesia do sistema e geradas automaticamente; podem não refletir a realidade nutricional da receita.
Vem me acompanhar!Confira mais novidades no meu Instagram @PratoFundo!
PALAVRA-CHAVE: carne de banana, carne vegetal, sanduiche de banana
Sanduíche de carne de banana mordido
Vitor Hugo

Mestre em Ciência de Alimento, Farmacêutico-Bioquímico e Gastrônomo. Atua como Produtor Gastronômico e Comunicador de Ciência. Criou o PratoFundo para ser o portfólio de gastronomia e ciência.

Fez ou tem uma dúvida sobre a receita? Comente!

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

Avalie a receita:




2 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Larissa:

    Hmmm, parece ficar delicioso, vou testar! Não conhecia ainda a carne, mas sempre faço o bife com casca de banana! Já experimetou? É delicioso! Vou deixar aqui a receita pra você ver

    Testa e me diz o que achou, eu amoooo! Mais uma opção para as casquinhas. :)

    Obrigada pelo conteúdo!

  2. Luciana Carpinelli:

    Faço sempre como carne louca e deixo congelada, já usei inclusive como recheio de escondidinho. Ficou ótimo!
    Eu uso a casca da banana já madura, quando começa a ficar boa para comer, assim não desperdiço, e sempre banana orgânica de produtor conhecido para não correr tantos riscos.
    Vou experimentar assim com coleslaw, adorei a ideia!