Geleia de Laranja e Gengibre

INGREDIENTES
  • 3,66 kg laranja pera (cerca 17 unidades)
  • 890-1070 g açúcar cristal
  • 95 g gengibre ralado
MODO DE PREPARO
  1. Caso pretenda armazenar a geleia, é necessário preparar os vidros para conserva, veja a observação.

  2. Lavar e higienizar muito bem as laranjas.
  3. Retirar a casca da laranja com ralador tipo tira. Reservar.
  4. Cozinhar as tiras de casca da laranja com água suficiente para cobrir. Quando a água ferver, abaixar o fogo e cozinhar por 10 minutos. Remova a casca e descarte água.
  5. Descascar a laranja removendo a parte branca.

  6. Cortar em gomos, reservar a parte branca central e as sementes.
  7. Pesar as laranjas cortadas, inclusive o suco liberado. Nessa quantidade, obtive 2,125kg. Esse valor serve de base para saber quanto de açúcar será colocado. No caso, metade: 1,070kg.
  8. Colocar as fibras brancas e as sementes da laranja dentro de um pano/saquinho de algodão limpo e amarrar bem.
  9. Numa panela grande e larga de metal não reativo (inox), colocar a laranja, a casca, gengibre e açúcar* (coloque metade agora), mexa bem. Junte o saquinho das fibras. Cozinhar em fogo médio até dar o ponto de geleia, cerca 1h30-2h*. De tempos em tempos, mexa a geleia, ajude a amassar os pedaços de laranja e retire o saquinho e aperte bem sobre a geleia (estará bem quente), sairá um líquido viscoso, é isso mesmo. É pectina.
  10. Distribua nos vidros, limpe os respingos e proceda os passos para esterilizar a geleia no banho de água quente por 20 minutos.
  11. Remova da água e deixe esfriar.
OBSERVAÇÃO
  • Açúcar: a quantidade total de açúcar usado foi de 888g. Procuro utilizar a proporção de 2:1 (2 partes de fruta para 1 parte de açúcar), entretanto, acabo ajustando a quantidade. Prefiro geleias menos doces, porém, é preciso levar que quanto menos açúcar, a validade também diminui. E nem todas as geleias permitem isso.
  • Tempo: o tempo de cozimento pode e vai variar, depende de como estavam as suas laranjas, o tipo de panela usada, o poder do fogão. Use o bom-senso para calcular isso.
  • Vidro: Esterilizar Vidros Para Conserva