Aqueça o forno em 180 °C. Forrar uma forma de bolo inglês (~28x13x8cm) com papel alumínio. Reserve.
Em uma tigela, misture 125 mL água e 45 g cacau em pó até dissolver. Acrescente 5 g café solúvel, caso use. Reserve.
No liquidificador junte 2 ovos, 80 mL iogurte sem sabor, 150 g óleo vegetal e 225 g açúcar cristal. Bater até ficar homogêneo cerca de 2-3 minutos.
Em seguida, adicione a mistura de cacau dissolvido ao liquidificador e continue batendo por cerca de 1-2 minutos.
Em uma tigela, misture 200 g farinha de trigo, 10 g fermento químico em pó e 0,5 g sal refinado. Acrescente a mistura batida no liquidificador, mexendo para deixar bem homogêneo.
Transfira cerca de metade da massa do bolo na forma preparada. Sobre a massa espalhe 150 g chocolate meio amargo. Então, complete com o restante da massa cobrindo o chocolate.
Asse o bolo a 180℃ por 50-60 minutos, em média. No teste do palito, deve sair limpo. É um bolo úmido, demora mesmo.
Quando faltar cerca de 10 minutos, junte todos os ingredientes da calda (125 mL água,100 g açúcar cristal,15 g cacau em pó) em uma panela pequena. Levar ao fogo médio e cozinhar por cerca de 10-15 minutos. Deve ficar viscoso e não fluído igual água.
Retire o bolo do forno, faça alguns furos (palito de churrasco) para que a calda penetre. E regue o bolo todo com a calda, ao esfriar ela cristaliza.
Iogurte: deve ser o tradicional, o tipo grego não tem a acidez necessária.
Cacau em pó: versão sem açúcar e 100% cacau da Callebaut.
Chocolate picado: se quiser pode colocar 50/50% entre meio amargo e ao leite. No video utilizei gotas da Callebaut, Melken Unique e pedaços de chocolates aerados.