Bolo Quádruplo de Chocolate da Nigella

Umas das primeiras receitas que tentei da nossa Nigella, é tudo aquilo que a gente procura num Bolo de Chocolate. Nos últimos tempos estou atrás de receitas rápidas, fáceis, gostosas e que sujem a menor quantidade de louça.

Bolo Quádruplo de Chocolate da Nigella

Sem falar que nunca é demais ter várias receitas de bolo de chocolate, pois chocolate is love.

Mesmo sendo um bolo de chocolate, casou direito com o perfil de doces que gosto. Ou seja, eu gosto de doces (sobremesas em geral), porém não sou muito fã de coisas muito açúcaradas (paradoxo?!), tem que ter açúcar – lógico – mas ele não pode mascarar os outros aromas, né?

Então, pode ser que formigas de plantão não apreciem tanto assim. O bolo não é tão doce assim devido ao uso de cacau e chocolate meio amargo.

O nome original em inglês é “Quadruple chocolate loaf cake”. É quádruplo por causa do chocolate: 1) na massa (cacau), 2) chocolate meio amargo, 3) a calda, 4) as lascas por cima.

Bolo Quádruplo de Chocolate da Nigella

Bolo de Chocolate da Nigella

Pré-preparo: 20 minutos
Tempo de preparo: 1 hora
Total: 1 hora 20 minutos
Rende: 10 fatias (1 bolo inglês ~28x13x8cm)
Autor: Vitor Hugo

Ingredientes

Ingredientes: BOLO

  • 2 ovos
  • 175 g manteiga sem sal (amolecida)
  • 10 mL extrato de baunilha (ou essência)
  • 80 mL iogurte sem sabor
  • 275 g açúcar cristal
  • 200 g farinha de trigo
  • 3 g bicarbonato de sódio (1/2 c. chá)
  • 50 g cacau em pó (100% cacau)
  • 125 mL água (fervente)
  • 175 g chocolate meio amargo (picado)

Ingredientes: Calda

  • 10 g cacau em pó (100% cacau)
  • 125 mL água
  • 100 g açúcar cristal
Use as quantidades nas unidades de medidas em peso e volume quando presentes. As medidas em xícaras/colheres são apenas uma cortesia do sistema e menos precisas .
1 xícara: 250mL | 1 colher de sopa: 15mL.

Modo de Preparo

  • Aquecer o forno em 180ºC. Forrar uma fôrma de bolo inglês (~28x13x8cm) com papel alumínio. Reserve.
  • Tirando a água e os pedaços de chocolate, todos os outros ingredientes devem ser batidos juntos.
  • No liquidificador ou processador (o grande, não pequeno) junte todos os ingredientes, exceto água fervente e chocolate picado. No liquidificador é preciso dar uma ajuda para bater.
  • Acrescentar a água ao poucos. Bater até ficar bem uniforme. O chocolate picado tem duas opções: juntar tudo na massa ou deixar metade para polvilhar por cima depois de assado.
  • Asse o bolo a 180ºC por 50-60 minutos, em média. No teste do palito, deve sair limpo está bom! É um bolo úmido, demora mesmo.
  • Quando o bolo estiver quase para sair do forno (~55 minutos) junte todos os ingredientes da calda numa panela pequena, e deixe ferver por 7-10 minutos para que ganhe consistência. Deve ficar uma calda mais viscosa.
  • Retire o bolo do forno, faça alguns furos (palito de churrasco) nele para que a calda penetre. Depois de frio, jogue lascas de chocolate (usei meio amargo também) sobre o bolo, cobrindo toda a superfície. Se o bolo estiver quente, o chocolate irá derreter.

Dicas

  • Papel alumínio: caso não use papel alumínio, regue a calda depois de desenformar o bolo, caso contrário a calda fará com que o bolo grude na assadeira.
  • Chocolate: sugiro que use chocolate meio amargo/amargo e cacau em pó (sem açúcar). Usei ao leite e chocolate em pó, ficou doce demais
A receita tem links para programa de afiliados, se comprar, o PratoFundo pode receber uma comissão sobre a venda que ajuda a manter o site no ar.
As infos nutricionais são apenas uma cortesia do sistema e geradas automaticamente; podem não refletir a realidade nutricional da receita.
Vem me acompanhar!Confira mais novidades no meu Instagram @PratoFundo!
PALAVRA-CHAVE: bolo de chocolate, receita da nigella
Bolo Quádruplo de Chocolate da Nigella
Vitor Hugo

Mestre em Ciência de Alimento, Farmacêutico-Bioquímico e Gastrônomo. Atua como Produtor Gastronômico e Comunicador de Ciência. Criou o PratoFundo para ser o portfólio de gastronomia e ciência.

Fez ou tem uma dúvida sobre a receita? Comente!

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

Avalie a receita:




33 Comentários (Deixe o seu!)
  1. carla setogutti:

    5 stars
    Muito boa receita. Melhor massa de chocolate que provei!

  2. Silvia Marques:

    Oi! Gostara de saber por que nesta receita não usa Fermento em pó?

    1. Vitor Hugo:

      Não usa fermento em pó, mas vai bicarbonato de sódio para fazer crescer. :)

  3. Hugo:

    5 stars
    Nigella nunca falha, uma receita incrível e muito boa mesmo!

  4. Camila:

    Olá. Tentei fazer o bolo e demorou praticamente 1,5 pra assar!! o que pode ter ocorrido??

    1. Vitor Hugo:

      Como disse na receita, o tempo de cozimento é 1 hora em média. Variações irão existir dependendo do forno, tipo de gás, fôrma usada…

  5. Andressa:

    Divino!!!

  6. Janaina:

    Olá Vitor, tudo Bem? Esse bolo fica leve/fofo ou ele é pesado? Dá pra recheia-lo com o mousse de chocolate branco dessa receita aqui (https://pratofundo.com/1933/bolo-chocolate-recheado/)? Obrigada. Abraços.

    1. Vitor Hugo:

      @Janaina: esse bolo da Nigella fica meio denso e quebradiço, não é tãoooo leve assim. Rechear até poderia, mas passaria da conta da gordice. E faria aquela meleca, hahahah

  7. Haline:

    Me diz a marca do seu liquidificador pois eu quase queimei o meu fazendo essa receita, hehehe. Mas valeu a pena, o bolo ficou divino!!!
    Me responda uma coisa, as gotas de chocolate acabam ficando inteiras no meio da massa mesmo depois de assado? Talvez da próxima vez eu triture o chocolate um pouco mais.
    Abraço.

    1. Vitor Hugo:

      @Haline: o meu sempre dá uma engasgada, mesmo o atual que é um Oster. Na batedeira também dá certo. As gotas/pedaços ficam inteiras dependendo do tamanho.

  8. Paula Zumero:

    Oi gente, desde que achei a receita aqui já fiz este bolo algumas vezes, e com algumas variações… da última vez usei o chocolate meio amargo picado na massa, e por cima, joguei raspas daquele chocolate talento da garoto que é meio amargo com amêndoas. Ficou simplesmente maravilhoso, podem experimentar…

  9. Hannah:

    nossa eu babei nesse bolo logo que vi na tv…
    agora me diz.. por que tem gente que nao gosta das receitas dela? pra mim ela é a pessoa mais prática que eu conheço.. adoro receitas práticas e rápidas!
    receitas elaboradas tomam muito tempo, sujam muita louça e tem muito mais chance de dar errado. e uma pobre mortal que sou, prefiro facilitar as coisas! – um dia eu ainda mudo de faculdade e faço gastronomia –

    obrigada por ser a boa alma que postou esta receita já traduzida. porque tive algumas dificuldades com algumas palavras que ela escreveu no site dela!

    amei o site, favoritado já!