Bolo Quádruplo de Chocolate da Nigella

Umas das primeiras receitas que tentei da nossa Nigella, é tudo aquilo que a gente procura num Bolo de Chocolate. Nos últimos tempos estou atrás de receitas rápidas, fáceis, gostosas e que sujem a menor quantidade de louça.

Bolo Quádruplo de Chocolate da Nigella

Sem falar que nunca é demais ter várias receitas de bolo de chocolate, pois chocolate is love.

Mesmo sendo um bolo de chocolate, casou direito com o perfil de doces que gosto. Ou seja, eu gosto de doces (sobremesas em geral), porém não sou muito fã de coisas muito açúcaradas (paradoxo?!), tem que ter açúcar – lógico – mas ele não pode mascarar os outros aromas, né?

Então, pode ser que formigas de plantão não apreciem tanto assim. O bolo não é tão doce assim devido ao uso de cacau e chocolate meio amargo.

O nome original em inglês é “Quadruple chocolate loaf cake”. É quádruplo por causa do chocolate: 1) na massa (cacau), 2) chocolate meio amargo, 3) a calda, 4) as lascas por cima.

Bolo Quádruplo de Chocolate da Nigella

Bolo de Chocolate da Nigella

Pré-preparo: 20 min
Tempo de cozimento: 1 h
Total: 1 h 20 min
Rend.: 1 bolo inglês ~28x13x8cm
Autor: Vitor Hugo

Ingredientes

Ingredientes: BOLO

  • 2 ovos
  • 175 g manteiga sem sal (amolecida)
  • 10 mL extrato de baunilha (ou essência)
  • 80 mL iogurte sem sabor
  • 275 g açúcar cristal
  • 200 g farinha de trigo
  • 3 g bicarbonato de sódio (1/2 c. chá)
  • 50 g cacau em pó (100% cacau)
  • 125 mL água fervente
  • 175 g chocolate meio amargo (picado)

Ingredientes: Calda

  • 10 g cacau em pó (100% cacau)
  • 125 mL água
  • 100 g açúcar cristal

Modo de Preparo

  • Aquecer o forno em 180ºC. Forrar uma fôrma de bolo inglês (~28x13x8cm) com papel alumínio. Reserve.
  • Tirando a água e os pedaços de chocolate, todos os outros ingredientes devem ser batidos juntos.
  • No liquidificador ou processador (o grande, não pequeno) junte todos os ingredientes, exceto água fervente e chocolate picado. No liquidificador é preciso dar uma ajuda para bater.
  • Acrescentar a água ao poucos. Bater até ficar bem uniforme. O chocolate picado tem duas opções: juntar tudo na massa ou deixar metade para polvilhar por cima depois de assado.
  • Asse o bolo a 180ºC por 50-60 minutos, em média. No teste do palito, deve sair limpo está bom! É um bolo úmido, demora mesmo.
  • Quando o bolo estiver quase para sair do forno (~55 minutos) junte todos os ingredientes da calda numa panela pequena, e deixe ferver por 7-10 minutos para que ganhe consistência. Deve ficar uma calda mais viscosa.
  • Retire o bolo do forno, faça alguns furos (palito de churrasco) nele para que a calda penetre. Depois de frio, jogue lascas de chocolate (usei meio amargo também) sobre o bolo, cobrindo toda a superfície. Se o bolo estiver quente, o chocolate irá derreter.

Dicas

  • Papel alumínio: caso não use papel alumínio, regue a calda depois de desenformar o bolo, caso contrário a calda fará com que o bolo grude na assadeira.
  • Chocolate: sugiro que use chocolate meio amargo/amargo e cacau em pó (sem açúcar). Usei ao leite e chocolate em pó, ficou doce demais
Você fez a receita? Me marca @PratoFundo ou deixe um comentário & avaliação!
Bolo Quádruplo de Chocolate da Nigella

Oi, Eu sou o Vitor Hugo!

Cientista e Cozinheiro que juntou duas paixões Ciência e Comida: a melhor combinação que existe! Diferente, né? Vem saber mais…

Deixe um comentário

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

33 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Oi! Gostara de saber por que nesta receita não usa Fermento em pó?

    1. Não usa fermento em pó, mas vai bicarbonato de sódio para fazer crescer. :)


  2. Nigella nunca falha, uma receita incrível e muito boa mesmo!

  3. Olá. Tentei fazer o bolo e demorou praticamente 1,5 pra assar!! o que pode ter ocorrido??

    1. Como disse na receita, o tempo de cozimento é 1 hora em média. Variações irão existir dependendo do forno, tipo de gás, fôrma usada…

  4. Divino!!!

  5. Olá Vitor, tudo Bem? Esse bolo fica leve/fofo ou ele é pesado? Dá pra recheia-lo com o mousse de chocolate branco dessa receita aqui (https://pratofundo.com/1933/bolo-chocolate-recheado/)? Obrigada. Abraços.

    1. @Janaina: esse bolo da Nigella fica meio denso e quebradiço, não é tãoooo leve assim. Rechear até poderia, mas passaria da conta da gordice. E faria aquela meleca, hahahah

  6. Me diz a marca do seu liquidificador pois eu quase queimei o meu fazendo essa receita, hehehe. Mas valeu a pena, o bolo ficou divino!!!
    Me responda uma coisa, as gotas de chocolate acabam ficando inteiras no meio da massa mesmo depois de assado? Talvez da próxima vez eu triture o chocolate um pouco mais.
    Abraço.

    1. @Haline: o meu sempre dá uma engasgada, mesmo o atual que é um Oster. Na batedeira também dá certo. As gotas/pedaços ficam inteiras dependendo do tamanho.

  7. Oi gente, desde que achei a receita aqui já fiz este bolo algumas vezes, e com algumas variações… da última vez usei o chocolate meio amargo picado na massa, e por cima, joguei raspas daquele chocolate talento da garoto que é meio amargo com amêndoas. Ficou simplesmente maravilhoso, podem experimentar…

  8. nossa eu babei nesse bolo logo que vi na tv…
    agora me diz.. por que tem gente que nao gosta das receitas dela? pra mim ela é a pessoa mais prática que eu conheço.. adoro receitas práticas e rápidas!
    receitas elaboradas tomam muito tempo, sujam muita louça e tem muito mais chance de dar errado. e uma pobre mortal que sou, prefiro facilitar as coisas! – um dia eu ainda mudo de faculdade e faço gastronomia –

    obrigada por ser a boa alma que postou esta receita já traduzida. porque tive algumas dificuldades com algumas palavras que ela escreveu no site dela!

    amei o site, favoritado já!

  9. Nossa que bom que vc postou essa receita! passou a reprise hj no site e nao consegui anotar a receita toda… Aproveitei e dei uma espiadinha no resto do seu site =} Diz uma coisa, não leva fermento na massa? Ou a farinha de trigo já é pra ser com fermento? bjo, brigada!

  10. Olá Paula,

    É cacau em pó, achei que isso fosse subentendido… existe essência de cacau?

    Os chocolates Valrhona, nunca vi ao vivo e a cores venda aqui no Brasil. Sei que a pâtissier Mara Mello usa o chocolate na sua pâtisserie, mas o site dela parece que foi hackeado….

    Agradeço a visita e o comentário! :)

  11. Oi, fiquei com uma dúvida, na calda é o que de cacau? pó?. essência?
    Agradeço desde já.

    Ps: vc sabe onde posso encontrar chocolates valhrona no Brasil?

  12. Para o sour cream, o melhor e comprar creme de leite fresco e ,assim que ele vancer a validade vc deioxa fora da geladeira numa vasilha de vidro com 4 colheres de sopa de vinagre, 2 de limão e sal a vontade. após 2 a 4 horas ele fica consistente (não o mexa|). deixe na geladeira e utilize-o conforme a receita. este bolo é maravilhoso. Este sour cream vc pode colocar na batata assada, fica D+

  13. Oi Bia,

    Agradeço a visita e o comentário. =) A busca via google eu fiz pela minha conta no Adsense do Google que é um serviço de monetização. Para saber mais acesse: http://adsense.google.com/ mas você também pode fazer via http://www.google.com.br/cse (Mecanismo de pesquisa personalizado do Google).

    Só que este último eu não conheço tanto assim. Certo? =D

  14. Olá, achei seu blog por meio de outro blog e assim por diante, achei muito legal, e as fotos estão muito boas, mas o que eu realmente queria saber é como vc colocou a ferramenta de busca no seu site. Poderia me ensinar, ou dizer de onde tirou?ficaria muito agradecida!Obrigada
    beijo

    Bia

  15. AMEI ESTE BOLO.LINDO…BEIJINHOS DOCES

  16. Oi, Vitor.
    Fiz esse bolo no fim do ano passado, mas substituí as gotas de chocolate por cerejas glaceadas e as raspas de chocolate por chocolate branco. Ficou booooom… Mas também incorri no mesmo erro e saí toda afobada espalhando o chocolate no bolo ainda quente, pois queria que elas grudassem no xarope e não ficassem caindo depois. Mas claro que elas derreteram… Ainda assim é um bolo campeão, mas para mim só funciona com cacau em pó mesmo. Chocolate em pó é doce demais, e compartilho com você essa predileção por doces não tão doces…

    : )
    Abraços!!

  17. Olá, vim te visitar………Qtas delícia, e este bolo, well, vale anotar e tentar fazer, adorei seus comentários…
    Beijinhos,

  18. Olá, Vitor. Cheguei aqui pela Karen do Kafka na Praia.
    Muita coincidência ver essa receita do bolo quádruplo… vi esta semana no programa da Nigella! Fiquei louca de vontade mas não tive tempo de anotar as qtds…. que maravilha ver que vc foi mais esperto! Adoro chocolate e o seu ficou lindào, como o dela… diga-se de passagem, eu adoro a Nigella!

  19. @Luna: se joga! hahahah :)

    @Camila: seja muito bem-vinda! =D Eu já tinha visto uma vez e enrolei para fazer, mas nesta segunda vez… não tive opção! Vale muito a pena o bolo! =D Apareça mais vezes, :)

  20. Ave!!! Tenho que fazer isso! O pior é que eu tenho todos os ingredientes em casa! :O

  21. Pelamordedeus, Vítor! Quer me matar? Como a Karla, também estou de dieta esta semana! :oP Bjs!

  22. @Elvira: uia, acabei de ver! Ele é repórter da Globo (acho que conhece, né?) aqui no Brasil!

    @Karla: bem-vinda ao Prato! =D Bom, eu vivo na reeducação alimentar, mas me dou o direito dessas tentações, às vezes. :)

    @Marizé: comi uma fatia hoje acompanhada com iogurte, e casou perfeitamente! O ácido com a doçura… ahhhh! Mas com sorvete deve ficar dos deuses.

    @Heidi: e fica mesmo, hahahah Faça e comprove!

    @Márcia: já é a segunda vez que vi a receita, e não teve jeito tive que fazer! Vale a pena! :)

    @Witchie: faça e poste no Caos, está meio abandonado, hein? :)

  23. Derreti… como as lascas! Ah, esse eu vou fazer! =)

  24. Menino, vi esse bolo sexta à noite e sábado!!!
    Copiei na hora, e vendo q funciona memso em casa, não demora eu testarei ele!!!
    Abraços!

  25. E o resultado deste Bolo Quádruplo de Chocolate ficou maravilhoso! abraços

  26. Chocolate 4 vezes!!!!! Tenho que provar.

  27. Deus do céu, afaste de mim essa tentação, pois eu preciso fazer uma dieta básiquinha essa semana.
    É um pecado que tá me deixando com água na boca.
    Beijo

  28. O Giacomo, do blog Toque Blanche, também fez esse bolo. Agora que você fez também, ainda fiquei mais tentada. Que maravilha! :-)

Trackbacks/Pingbacks

  1. Bolo Suzy do Pierre Hermé » Prato Fundo

    […] queiram um bolo de chocolate excelente fiquem com o da Nigella: “Bolo Quádruplo de Chocolate da Nigella“, este foi aprovado. Nas próximas semanas devo trazer um bolo denso de chocolate que não […]