Sorvete de Maracujá Fácil Sem Sorveteira

Não importa muito a estação do ano, sorvete é uma excelente pedida. Acho que já falei uma vez, gosto mais de sorvete no inverno. Vai entender. Mas se a oportunidade aparece: nunca diga não para sorvete. Ainda mais se for: Sorvete de Maracujá Fácil!

Sorvete de Maracujá Fácil Sem Sorveteira

A primavera chegou, mas parece que trouxe junto o verão. Não quero nem imaginar quando for de fato. Muito calor, de verdade. E por mais que goste de baking, cadê vontade de ligar o forno e esquentar a casa toda? Só doces gelados salvam.

Escolhi uma fruta ácida para aumentar ainda mais a sensação frescor, nada melhor do que o nosso maracujá. A base também é diferente das usuais. Se não quero nem ligar o forno, imagine ficar em pé na frente do fogão com esse calor.

Sorvete de Maracujá Fácil

A gente usa o coringão do leite condensado (não olha feio para ele) e iogurte sem sabor para ajudar ainda mais no gosto azedo. Ele pode ser sem sabor, mas integral, por favor. E usei polpa fresca do maracujá. Além, é claro, do nosso querido creme de leite pasteurizado (vulgo fresco).

E o melhor de tudo: não precisa de sorveteira. Para quem não tem, acabou a desculpa. E quem tem (como eu), menos um trambolho para lavar e organizar depois na micro-cozinha.

Não se esqueçam de curtir o video e assinar o canal, hein? Ajuda bastante e assim, a gente sabe que estão gostando! :)

Colagem de uma jarra estilizado com moedas
Apoie o PratoFundo

Você ajuda a manter o site e os vídeos no ar e temos recompensas bem bacanas, vem saber como!

Sorvete de Maracujá Fácil Sem Sorveteira

Pré-preparo: 20 minutos
Tempo de preparo: 4 horas
Total: 4 horas 20 minutos
Rende: 5 porções (cerca de 600mL)
Autor: Vitor Hugo

Ingredientes

  • 140 mL polpa de maracujá sem sementes (cerca de 3 unidades, por peso são 530g maracujás)
  • 150 g creme de leite fresco/pasteurizado (tenha mais que 35% gordura | usado: 45% gordura)
  • 170 g iogurte sem sabor
  • 395 g leite condensado (1 lata ou caixinha; 8% gordura)
  • 20 mL vodka (cachaça baunilhada; opcional)
Use as quantidades nas unidades de medidas em peso e volume quando presentes. As medidas em xícaras/colheres são apenas uma cortesia do sistema e menos precisas .
1 xícara: 250mL | 1 colher de sopa: 15mL.

Modo de Preparo

  • Retirar a polpa dos maracujá já limpos. Colocar numa tigela, levar ao micro-ondas por 1min30s (ou fogo numa panela em fogo baixo) para soltar a polpa das sementes. Peneirar bem. Será necessário 140mL polpa peneirada sem sementes. Reserve a polpa e as sementes para decorar. Deixar esfriar.
  • Bater o creme de leite pasteurizado em ponto de chantilly firme. Reservar na geladeira.
  • Numa tigela misture leite condensando e iogurte até ficar homogêneo.
  • Acrescentar a cachaça (se usar) e a polpa de maracujá coada. Misture bem. O creme irá engrossar.
  • Junte o chantilly batido e misture muito bem. Caso tenha guardado parte das sementes, coloque também.
  • Transfira para um recipiente com tampa e levar ao congelador por 3 horas, mínimo. Ideal: 12 horas.
  • Retire alguns minutos antes de servir. Fica bem firme.

Dicas

  • Maracujá: pode ser usado 150g suco concentrado de maracujá no lugar do maracujá fresco.
  • Creme de leite: a versão usada foi de 45% gordura que pode ser chamada de nata, pode ser qualquer creme de leite com mais de 35% como a receita informa.
  • Creme de leite: sim, nata é creme de leite. Saiba mais: Tudo sobre creme de leite.
  • Cachaça baunilhada: é igual ao extrato de baunilha, mas usei cachaça ao invés de vodka. Caso não queira ou possa, não precisa colocar.
A receita tem links para programa de afiliados, se comprar, o PratoFundo pode receber uma comissão sobre a venda que ajuda a manter o site no ar.
Informações nutricionais
Porção: 100g | Calorias: 413kcal (21%) | Carboidratos: 52g (17%) | Proteína: 9g (18%) | Gordura: 19g (29%) | Gordura Saturada: 12g (75%) | Gordura Poliinsaturada: 1g | Gordura Monosaturada: 5g | Colesterol: 65mg (22%) | Sódio: 132mg (6%) | Potássio: 472mg (13%) | Fibra: 3g (13%) | Açúcar: 49g (54%) | Vitamina A: 1042IU (21%) | Vitamina B2: 0.5mg (29%) | Vitamina C: 11mg (13%) | Cálcio: 289mg (29%) | Ferro: 1mg (6%)
As infos nutricionais são apenas uma cortesia do sistema e geradas automaticamente; podem não refletir a realidade nutricional da receita.
Vem me acompanhar!Confira mais novidades no meu Instagram @PratoFundo!
PALAVRA-CHAVE: sorvete caseiro, sorvete de maracujá sem sorveteira
Sorvete de Maracujá Fácil
Vitor Hugo

Mestre em Ciência de Alimento, Farmacêutico-Bioquímico e Gastrônomo. Atua como Produtor Gastronômico e Comunicador de Ciência. Criou o PratoFundo para ser o portfólio de gastronomia e ciência.

Fez ou tem uma dúvida sobre a receita? Comente!

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

Avalie a receita:




23 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Vitor:

    Qual a função da cachaça na receita? Ela gera alguma ação na textura, ou é apenas pelo sabor? Obrigado

    1. Vitor Hugo:

      Textura: ajuda a controlar o congelamento da água.

  2. Jessyca:

    5 stars
    Maravilha de Receita!

  3. leandrog08:

    tem que mesmo usa iogurte ? porque não queria usar

    1. Vitor Hugo:

      A receita foi criada com iogurte. Se você não quer usar, tu pode escolher, mas se vai dar certo é outra história. Testa aí e me diz! :)

  4. karina:

    Pode usar o propio chantilly?

    1. Vitor Hugo:

      Hã… receita vai chantilly que é nada mais, nada menos do que o creme de leite fresco/pasteurizado indicado na lista de ingredientes.

  5. Talita:

    Eu não encontro 150g creme de leite pasteurizado gelado (45% gordura), posso usar o chantilly de caixa?

    1. Vitor Hugo:

      Hum… não sei bem a qual produto se refere. Independente do caso, poder até pode. Mas com toda certeza o resultado será bem diferente. Se for creme vegetal que também vem em caixinha, eles tem menos gordura o que influencia no sabor e na textura. O mesmo vale para o produto tipo chantilly que vem em pó. Sem falar que alguns tem açúcar, o que pode deixar muito doce a receita. E os cremes de leite de caixinha e lata não tem gordura suficiente para virar chantilly.

  6. Tatiane:

    Olá, eu queria saber quanto tempo posso guardar esse sorvete no congelador. Nunca sei se posso congelar creme de leite, leite condensado e Chantilly :(

    1. Vitor Hugo:

      Se o congelador estiver funcionando direito, dá pra deixar por meses. Mas o ideal é que seja consumidor o mais “fresco/novo”, com o tempo pode criar cristais de gelo e pegar o sabor de geladeira.

  7. Kamila:

    Oi, Vitor Hugo! Parabéns pelo site! Descobri a pouco tempo e estou adorando. :)
    Não encontro creme de leite fresco de jeito nenhum. Posso usar o chantilly já pronto, daqueles de caixinha/tubo spray? Sei que não é uma boa opção, porém não me resta outra…quero muito fazer esse sorvete.

    1. Vitor Hugo:

      Opa, seja bem-vinda, yay! :D Existem também aqueles “chantilly vegetais” que parecem creme de leite de caixinha (é esse que citou?). Se for, É uma opção e em último caso os de spray. A receita realmente pede essa gordurinha a mais por causa da textura.

      1. Kamila:

        Sim, esse mesmo. Fiz a receita ontem, deixei por 12h no congelador, e deu certo! \o/ Ficou bem gostoso, mas com certeza deve ficar ainda mais com o creme de leite pasteurizado/fresco. Ah, também encontrei nata…se bater pega textura de chantilly? Outra coisa, depois de saboreado conservo o sorvete no congelador ou na geladeira? Obrigada!

      2. Vitor Hugo:

        Geralmente, nata é o nome comercial do creme de leite pasteurizado/fresco com alto teor de gordura (acima de 40%). Então, se for, vira chantilly sim. Ah, sim, sorvete é no congelador, né? Na geladeira vai virar uma agueira que só, hehehe

  8. Diego Manoel:

    Salivei aqui :O
    Quando vou pro interior, que nunca tem creme de leite fresco, minhas tias fazem desse mesmo jeito, quase sempre tem maracujá, goiaba e/ou ameixa com chocolate!

    1. Vitor Hugo:

      Mas colocando um pouco de creme leite fresco como pede a receita… nossa, fica coisalinda! :D

  9. Sidney Gonçalves:

    Olá Vitor como vai? Acabei de postar a receita. Foi um sucesso! Servi para uns amigos que almoçaram no sábado em minha casa. Depois visite-me e comprove.Abraço e parabéns mais uma vez!

    1. Vitor Hugo:

      Eba, fico contente que tenha gostado! É bem bom o sorvete, né? :)

  10. Daniela Prytoluk:

    Amei! Vou fazer!!!

    1. Vitor Hugo:

      Eba, faz sim! Vale bastante a pena :D

  11. Sandra:

    Dá prá faer de outro sabor?

    1. Vitor Hugo:

      Na teoria, sim. Mas o ideal que sejam frutas de sabor forte e refrescante.