Sorvete de Maracujá Fácil e Sem Sorveteira

Última atualização: 3 de outubro de 2018

Por Vitor Hugo em 15 de outubro de 2014

[Video: Sorvete de Maracujá Fácil (Sem Sorveteira)]

Não importa muito a estação do ano, sorvete é uma excelente pedida. Acho que já falei uma vez, gosto mais de sorvete no inverno. Vai entender. Mas se a oportunidade aparece: nunca diga não para sorvete.

A primavera chegou, mas parece que trouxe junto o verão. Não quero nem imaginar quando for de fato. Muito calor, de verdade. E por mais que goste de baking, cadê vontade de ligar o forno e esquentar a casa toda? Só doces gelados salvam.

Escolhi uma fruta ácida para aumentar ainda mais a sensação frescor, nada melhor do que o nosso maracujá. A base também é diferente das usuais. Se não quero nem ligar o forno, imagine ficar em pé na frente do fogão com esse calor.

A gente usa o coringão do leite condensado (não olha feio para ele) e iogurte sem sabor para ajudar ainda mais no gosto azedo. Ele pode ser sem sabor, mas integral, por favor. E usei polpa fresca do maracujá. Além, é claro, do nosso querido creme de leite pasteurizado (vulgo fresco).

E o melhor de tudo: não precisa de sorveteira. Para quem não tem, acabou a desculpa. E quem tem (como eu), menos um trambolho para lavar e organizar depois na micro-cozinha.

Não se esqueçam de curtir o video e assinar o canal, hein? Ajuda bastante e assim, a gente sabe que estão gostando! :)

Inscreva-se no canal do PratoFundo
Sorvete de Maracujá Fácil

Sorvete de Maracujá Fácil Sem Sorveteira

  • Pré-preparo: 20 minutos
  • Tempo de cozimento: 4 horas
  • Rendimento: 600 mL
Ingredientes
  • 140 mL polpa de maracujá sem sementes (~03 unidades, por peso são 530g maracujás)
  • 150 g creme de leite pasteurizado gelado (45% gordura)
  • 170 g iogurte integral sem sabor
  • 395 g leite condensado (01 lata ou caixinha)
  • 20 mL cachaça baunilhada ou vodka (opcional)
Modo de Preparo
  1. Retirar a polpa dos maracujá já limpos. Colocar numa tigela, levar ao micro-ondas por 1min30s (ou fogo numa panela em fogo baixo) para soltar a polpa das sementes. Peneirar bem. Será necessário 140mL polpa peneirada sem sementes. Reserve a polpa e as sementes para decorar. Deixar esfriar.
  2. Bater o creme de leite pasteurizado em ponto de chantilly firme. Reservar na geladeira.
  3. Numa tigela misture leite condensando e iogurte até ficar homogêneo.
  4. Acrescentar a cachaça (se usar) e a polpa de maracujá coada. Misture bem. O creme irá engrossar.
  5. Junte o chantilly batido e misture muito bem. Caso tenha guardado parte das sementes, coloque também.
  6. Transfira para um recipiente com tampa e levar ao congelador por 3 horas, mínimo. Ideal: 12 horas.
  7. Retire alguns minutos antes de servir. Fica bem firme.
Observações
  • Cachaça baunilhada: é igual ao extrato de baunilha, mas usei cachaça ao invés de vodka. Caso não queira ou possa, não precisa colocar.
Sorvete de Maracujá Fácil Sorvete de Maracujá Fácil e Sem Sorveteira por PratoFundo.com

Saiba das novidades seguindo o meu Instagram/PratoFundo!

Deixe um comentário

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

20 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Pode usar o propio chantilly?

    1. Hã… receita vai chantilly que é nada mais, nada menos do que o creme de leite fresco/pasteurizado indicado na lista de ingredientes.

  2. Eu não encontro 150g creme de leite pasteurizado gelado (45% gordura), posso usar o chantilly de caixa?

    1. Hum… não sei bem a qual produto se refere. Independente do caso, poder até pode. Mas com toda certeza o resultado será bem diferente. Se for creme vegetal que também vem em caixinha, eles tem menos gordura o que influencia no sabor e na textura. O mesmo vale para o produto tipo chantilly que vem em pó. Sem falar que alguns tem açúcar, o que pode deixar muito doce a receita. E os cremes de leite de caixinha e lata não tem gordura suficiente para virar chantilly.

  3. Olá, eu queria saber quanto tempo posso guardar esse sorvete no congelador. Nunca sei se posso congelar creme de leite, leite condensado e Chantilly :(

    1. Se o congelador estiver funcionando direito, dá pra deixar por meses. Mas o ideal é que seja consumidor o mais “fresco/novo”, com o tempo pode criar cristais de gelo e pegar o sabor de geladeira.

  4. Oi, Vitor Hugo! Parabéns pelo site! Descobri a pouco tempo e estou adorando. :)
    Não encontro creme de leite fresco de jeito nenhum. Posso usar o chantilly já pronto, daqueles de caixinha/tubo spray? Sei que não é uma boa opção, porém não me resta outra…quero muito fazer esse sorvete.

    1. Opa, seja bem-vinda, yay! :D Existem também aqueles “chantilly vegetais” que parecem creme de leite de caixinha (é esse que citou?). Se for, É uma opção e em último caso os de spray. A receita realmente pede essa gordurinha a mais por causa da textura.

      1. Sim, esse mesmo. Fiz a receita ontem, deixei por 12h no congelador, e deu certo! \o/ Ficou bem gostoso, mas com certeza deve ficar ainda mais com o creme de leite pasteurizado/fresco. Ah, também encontrei nata…se bater pega textura de chantilly? Outra coisa, depois de saboreado conservo o sorvete no congelador ou na geladeira? Obrigada!

      2. Geralmente, nata é o nome comercial do creme de leite pasteurizado/fresco com alto teor de gordura (acima de 40%). Então, se for, vira chantilly sim. Ah, sim, sorvete é no congelador, né? Na geladeira vai virar uma agueira que só, hehehe

  5. Salivei aqui :O
    Quando vou pro interior, que nunca tem creme de leite fresco, minhas tias fazem desse mesmo jeito, quase sempre tem maracujá, goiaba e/ou ameixa com chocolate!

    1. Mas colocando um pouco de creme leite fresco como pede a receita… nossa, fica coisalinda! :D

  6. Olá Vitor como vai? Acabei de postar a receita. Foi um sucesso! Servi para uns amigos que almoçaram no sábado em minha casa. Depois visite-me e comprove.Abraço e parabéns mais uma vez!

    1. Eba, fico contente que tenha gostado! É bem bom o sorvete, né? :)

  7. Amei! Vou fazer!!!

    1. Eba, faz sim! Vale bastante a pena :D

  8. Dá prá faer de outro sabor?

    1. Na teoria, sim. Mas o ideal que sejam frutas de sabor forte e refrescante.

Trackbacks/Pingbacks

  1. 5 receitas fáceis para testar agora! | Vida Mais Criativa

    […] tô doida pra testar essa receita, deve ser uma […]

  2. Sorvete de Caipirinha (Sem Sorveteira) | PratoFundo

    […] base é a mesma do Sorvete de Maracujá Fácil (Sem Sorveteira). Claro, modificado para ficar com sabor de […]

«

»