Torta de Maracujá Cremosa e Merengue

Acredito que a Torta de Maracujá é uma das receitas que tem a cara do Brasil, pois todo mundo já fez alguma vez na vida, né! Uma versão uma pouco diferente para dar aquela incrementada.

Torta de Maracujá Cremosa e Merengue

Geralmente, a Torta de Maracujá Cremosa mais comum é a feita com creme de leite, leite condensado e suco de maracujá, não é mesmo? Graças ao azedo do maracujá e a parte do leite, vira um creme com uma consistência ótima.

Mas hoje eu queria algo diferente: um torta sem leite condensado! *gasp*

Respira, tá tudo bem. Eu não tenho nada contra leite condensado e nem milito contra. Particularmente, eu acho um pouco de falta de empatia ficar renegando o produto. Muitas vezes, é o que se tem.

O ingrediente faz parte da culinária brasileira do dia a dia, querendo ou não. Claro que, às vezes, é usado demais. Mas até aí, cada um escolhe (quando se tem esse luxo) o que quer comer e tá tudo bem, né?

Para esta receita tive como base uma preparação bem britânica-americana, o famoso curd. É um tipo de creme feito à base de ovos e manteiga. Já fiz Lemon Curd e Curd de Maracujá.

É super rico, cremoso e delicioso! Pelo menos eu acho! Em tempo, curd em inglês ao pé da letra significa coalho-coágulo, igual o de queijo. Mas nesse caso, a tradução não faz muito sentido.

Deixei a receita mais simples e rápida de fazer, tudo dentro da panela para facilitar a vida. E, sim, usei suco de maracujá concentrado por pura comodidade. Prefere a Torta de Limão, sem problemas.

Se você gosta de sobremesa azedinhas e refrescantes, esta Torta de Maracujá Cremosa e Merengue é uma ótima opçãpo! Espero que faça!

Torta de Maracujá Cremosa e Merengue

Torta de Maracujá Cremosa

  • Pré-preparo: 10 minutos
  • Tempo de cozimento: 2 horas 30 minutos
  • Rendimento: 8 pedaços
INGREDIENTES
Ingredientes: BASE
  • 200 g bolacha maisena (triturada)
  • 100 g manteiga sem sal (derretida)
Ingredientes: RECHEIO
  • 10 g amido de milho
  • 225 g açúcar cristal
  • 110 g manteiga sem sal
  • 3 ovos
  • 3 gemas
  • 275 mL suco de maracujá concentrado
Ingredientes: MERENGUE
  • 3 claras (cerca de 100g)
  • 150 g açúcar refinado
  • 0,5 g sal refinado (pitada)
MODO DE PREPARO
BASE
  1. Aqueça o forno a 180°C.
  2. Em uma tigela misture a bolacha triturada com a manteiga derretida, misture bem. Deve ficar com aspecto de areia molhada.
  3. Transfira para uma forma de 21cm, pressione para fazer a base e as laterais. Aperte bem.
  4. Asse a 180°C por 20 minutos. Retire do forno e deixe esfriar.

RECHEIO
  1. Em uma panela misture amido, açúcar, manteiga, ovos, suco e cozinhe em fogo médio por 7-10 minutos ou até engrossar. Mexendo sempre.

  2. Transfira o creme quente sobre a base assada e fria. O creme pode ser passado em uma peneira para remover grânulos.

  3. Espalhe bem e alise o mais possível.

  4. Leve para a geladeira por 2 horas, no mínimo, ou até ficar firme.

MERENGUE
  1. Em uma panela bem limpa misturar claras, açúcar e sal.

  2. Levar ao fogo baixo, mexer para dissolver o açúcar. Esta etapa geralmente é feita em banho-maria, neste caso, as claras devem atingir 79°C. Em ambos os casos, mexa sempre e tome cuidado para não virar um omelete.

  3. Teste com os dedos para sentir se o açúcar já dissolveu. A consistência das claras mudam, ficam mais líquidas também.

  4. Transfira para a tigela da batedeira, e bata até ficar com picos firmes (batedor arame). Cerca de ~5-6 minutos, dependendo da potência do seu equipamento.

MONTAGEM
  1. Passe o merengue sobre a torta e espalhe bem. E com maçarico e bastante cuidado, queimar o merengue.

Observações
  • Torta: se você quiser a base de torta tradicional, pode ser feita també. Só precisa estar totalmente assada.
  • Merengue: o merengue usado é do tipo suíço, mas como todo e qualquer merengue, ele não é estável para sempre. Após 1-2 dias irá começar a murchar e soltar líquido.
Você fez a receita? Marca a gente @PratoFundo ou tag #PratoFundo!
Torta de Maracujá Cremosa

Deixe um comentário

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

«

»