Eu Fiz Gastronomia: Valeu a Pena?

O dia 27 de junho de 2016 foi um marco para mim: meu último dia de aula do curso superior de Tecnologia em Gastronomia aqui no interior do Paraná. Sim, eu fiz Gastronomia.

Foto de um letreiro iluminado escrito Kitchen, cozinha em inglês.

Foto: Sara

A pergunta que não quer calar é: Valeu a pena?

A resposta é curta e grossa: depende.

Demorei para começar e terminar o texto, buscava o melhor tom para dizer tudo aquilo acredito ser importante.

Durante todo esse tempo do PratoFundo, recebi várias vezes a mesma pergunta. Primeiro por causa do curso técnico de cozinheiro (bem no começo do PF) e depois por causa da faculdade de gastronomia que pouco comentei aqui, é verdade. Eu queria terminar para chegar em uma resposta. Que veja, será bem subjetiva e extremamente pessoal.

Existem várias maneiras de responder esta pergunta tão simples, mas complexa quando somada com outros fatores. Uma já foi dada, agora tentarei mostrar o meu ponto de vista.

Repito: é a minha opinião. Mistura um pouco do que eu esperava e o que de fato aconteceu. Era um curso dos sonhos até que o momento oportuno apareceu e o resto é história.

Mas nem para todo mundo será assim. Para alguns não é preciso nenhum pré-preparo, só esperar as aulas começarem. Enquanto para outros, é necessário uma análise para saber se é possível ou não.

Para mim, foi uma mudança de vida e de carreira. Migrei da área de saúde/biológica para a de humanas. Se você chegou agora, minha formação básica é em Ciência: sou farmacêutico-bioquímico também. Para ter uma ideia, em meados de 2012 já poderia ser mestre em farmacologia (ou química analítica) e iniciado o doutorado, por exemplo.

Panela com cabo com líquido fervente e vapor sobre fogão de indução em fundo escuro

Foto: Semtrio

E, não, não sou rico. Muito pelo contrário, mas oportunidades me levaram para a comida. Era quase inevitável.

A minha escolha foi, de certo modo, planejada.

A minha escolha foi, de certo modo, planejada. Passei pelo curso técnico para ter noção do que seria uma cozinha comercial, consegui fazer estágios e freelas durante a transição.

Eu realmente não sabia como era. Vamos combinar, para quem tem formação em uma área gerencial e passar para uma serviçal é uma mudança considerável.

Lógico, houve momentos de: o que diabos estou fazendo aqui? Prefiro acreditar que tudo acontece por algum motivo. Até mesmo o PratoFundo, surgiu por um e evoluiu a partir dele. Creio que o blog foi uma peça fundamental no processo todo.

Gostar de cozinhar, não é opcional. É item de série. O detalhe é: até que ponto você realmente gosta?

Saber logo de cara que gastronomia, cozinha, culinária… não importa o nome é um trabalho serviçal é essencial. Irá te poupar tempo e crises existenciais. Ou seja, você está ali para servir alguém. Ponto.

Existe uma diferença básica (e bem grande) entre cozinhar para cinco amigos no fim de semana e comandar um fogão comercial todos os dias da semana. Isso quando chegar ao fogão. Novatos, o pré-preparo será o seu fiel amigo por um bom tempo. Leia-se: cortar muita cebola, alho, separar os ingredientes.

Se está disposto a sacrificar feriados, amigos, família, saídas de fim de semana? Claro, não é esse horror que está imaginando. Pelo contrário, mas só quero deixar claro que trabalhamos quando os outros estão se divertindo. Sábias palavras do chefe de um dos meus estágios. E sejamos práticos agora, me divirto muito na cozinha, mas não deixa de ser trabalho.

A questão financeira é um ponto muito importante. Vai demorar um bom tempo para recuperar todo o investimento feito e não é garantido. Nos grandes centros os cursos são caros, e a Gastronomia em geral tem um custo considerável. A menos que seja rico, nesse caso, dinheiro não é problema para você. Veja: Le Cordon Bleu Brasil: Valores e Cursos.

Quando eu resolvi fazer a faculdade (fiz antes antes do boom de 2015-2018). Cursei em uma faculdade do interior do Paraná (em tempo: não importa lá muito onde cursar, depende mais de você), por questão de custo e comodidade. A mensalidade na época era 1/3 do cobrado nas principais de São Paulo e estava morando na cidade, logo, nada mais sensato.

E, geralmente, estágios na área não são remunerados. Outra pergunta: tem condições de manter o padrão de vida? Melhor: vai mudar de padrão em busca do sonho?

Adoraria ter estagiado em vários restaurantes em São Paulo e no Rio de Janeiro. Muitas pessoas falavam (e ainda falam) para ir, e com alguma ajuda aqui e ali (o famoso QI: quem indica) conseguiria entrar nesse lugares.

Sei que não é por mal. Mas bancar uma vida em outro estado e cidade não era uma realidade para mim. Ninguém iria me dar casa, comida e roupa lavada. As coisas não são tão fáceis assim.

Para não se frustar e perder tempo, é muito importante ter um objetivo bem definido

Para não se frustar e perder tempo, é muito importante ter um objetivo bem definido ou perceber o que realmente tem paixão. Saber logo no começo ajudará a tomar uma decisão, ainda mais para quem estiver pensando em trocar de carreira.

Você quer ser dono de restaurante, virar sócio? Ser cozinheiro de um grande restaurante? Talvez trabalhar com bebidas? Ou quem sabe ainda, seguir a carreira acadêmica?

Agora vem aquele balde de água fria.

Esqueça a imagem dos chefs celebridades e dos realities show. Como em qualquer profissão, existem os bons e os maus, na hora da foto fica difícil separar o joio do trigo.

Glamour? The cake is a lie.

Imagine o glamour, mentaliza ele. Agora esqueça dele 10 vezes, aí você começa ter uma noção do que é uma cozinha de verdade. Lembrando: Chefe de cozinha é um cargo, você e eu sempre seremos cozinheiros.

Todo esse texto antes de contar sobre a faculdade de gastronomia. Senti na necessidade de mostrar que não é tão simples assim, há todo um cenário a ver visto.

e finalizo mais essa etapa uma pessoa melhor

O meu curso durou 2 anos e 6 meses. Tenho para mim que entrei de um jeito e finalizo mais essa etapa uma pessoa melhor. Por mais que muitos discordem, hahahah.

Lembra que no começo do texto classifiquei a gastronomia como humanas? Então, a encaro assim. Na essência lidamos com gente, com outras pessoas. A comida é o meio condutor dessa história.

Como o David Lebovitz sempre comenta (ele se auto-denomina baker, para nós seria mais confeiteiro), dificilmente uma pessoa normal vai fazer um bolo só para ela (há controvérsias, heheheh). Quando fazemos um, queremos que outras pessoas comam. Não adianta fingir que não.

Esqueça a imagem dos chefs celebridades e dos realities shows

Aprendi a lidar com a diferença. Acreditava que sabia conviver e aceitar, mas como estava enganado. Esperar que o outro seja a igual a mim, é injusto, é prepotente e muito perigoso.

Hoje percebo isso. Errei, mas dos males o menor: consegui perceber isso a tempo e resolvi mudar.

Entretanto, isso não significa que tenho paciência com falta de boa vontade, com gente preguiçosa e corpo mole. É virtualmente possível aprender qualquer coisa, basta ter vontade. Se não quer fazer nada, ao menos não atrapalhe.

Seja humilde. Engula esse ego todo. Não, você e eu não somos esse rei da cocada que acreditamos. Porém, ao mesmo tempo não seja modesto. É uma dualidade incrível, mas conseguimos nos adaptar a tudo. Acredite.

Seja uma esponja, absorva todo o conhecimento que puder. Sempre que possível participe na produção de eventos da faculdade, mesmo que não seja pago. É uma oportunidade de treinar, aperfeiçoar uma técnica, gerenciar pessoas e tantas outras. O equilíbrio entre a teoria e a prática vai te fazer um cozinheiro melhor, acredito e muito nisso.

A mensagem, a ideia, quiça conselho seria: divirta-se! E repita o seguinte mantra num momento de estresse e dificuldade (de colega, de ingrediente, de aula, de professor): é o que tem para hoje, é o que tem para hoje…

Por tudo isso e por quase nada, que o curso valeu a pena. E agora? Correr atrás… aliás, correr na frente! Aprender mais, trabalhar mais, cozinhar mais e, claro, comer mais ainda!

Pilha de pratos e tigelas

Foto: Ugg

Vitor Hugo

Mestre em Ciência de Alimento, Farmacêutico-Bioquímico e Gastrônomo. Atua como Produtor Gastronômico e Comunicador de Ciência. Criou o PratoFundo para ser o portfólio de gastronomia e ciência.

Fez ou tem uma dúvida sobre a receita? Comente!

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

74 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Sinara Inocêncio:

    Olá Senhor Vitor Hugo, poderia me dar um conselho? Eu gosto de cozinhar e quero fazer gastronomia mas meus pais não me apoiam porque antes queria medicina mas depois pensei melhor e quero fazer algo que me deixe feliz e deixem outras pessoas felizes depois de uma boa refeição! Mas os comentários deles me desmotivam o senhor acha que devo persistir? Tudo que o senhor escreveu foi maravilhoso, mas queria que me aconselhase por favor.

  2. Mônica da conceicao:

    Olá meu caro Vitor me esperei nz sua vivência na área da gastronomia, espero um dia realmente trabalhar nessa área que ,…Realmente é servir ,eu fui sorteada em um curso de técnico em gastronomia só que tenho muitas dúvidas o que realmente um técnico faz na área da gastronomia, me ajude me mande o que de fato essa formação técnica atua na área dos aromas e sabores…..obrigado,

    1. Vitor Hugo:

      Vai depender um pouco de como é o seu curso, mas no geral, cursos técnicos formam auxiliares de cozinha.

  3. Juliana gil:

    Adorei seu relato de chef. Sim chef, vou começar agora a faculdade de gastronomia.
    Amo cozinhar, conhecer a comida seus temperos, as bebidas tudo que vai. Cursar gastronomia não é só ir para o fogão e falar interagir com os alimentos e tem que gostar sim se não não pague por aquilo que não goste. A sim que eu começar eu posto aqui. E muito obg pelo post adorei mesmo quem sabe futuro colega de profissão.

  4. Ivone:

    Muito bem, parabéns pela coragem de mudar e encarar Nova profissão. Amo cozinhar, amo confeitaria etc. Vou fazer faculdade na área. Muito sucessos.

  5. Karlene Macedo de Oliveira:

    Vitor, tudo bem? Não sou cozinheira, boleira ou etc, mas me interessei em aprender alguns quitutes, e em como fazê-los da melhor maneira, por causa da minha filha. Tenho uma profissão e não vou migrar; mas achei incrível saber da sua experiência, pois é um incentivo a mudanca de postura e visão. Acompanho suas receitas e parece simples quando as explica. Até as dificuldades. Obrigada por dividir o seu conhecimento!

  6. Rafael:

    O que se percebe é muita gente dizendo que ama Gastronomia, mas não tem a mínima ideia do que seja. Falam pelo que assistem em TV e seriado, a fama, o glamour, mas a realidade é outra.

  7. Jacqueline Maria de Souza:

    Tenho 49 anos sou Enfermeira de formação…não atuo mais…quero fazer o curso de gastronomia..
    Mas tenho dúvidas por ser caro …mas tenho que ter uma renda e pensar no futuro..pois tenho uma união estável e fico com medo de não conseguir me sustentar no futuro..pois sou dependente do meu companheiro…e uma opção de vida legal

  8. eduardo:

    ola estou preste a comerçar a faculdade de gastronomia , mas com algumas duvidas ainda apensa de eu só trabalhado com alimentos a vida toda mas só agora decidi mergulha a fundo na profissão

  9. Nino:

    Muito bom seu texto, admiro àqueles que se dedicam e realmente se sentem apaixonados por esta profissão. Curso o último semestre de gastronomia, mas confesso não sinto paixão pela área, sou um a mais dos que se iludiu com o charme dos grandes chefs.

  10. Geovane Morais:

    poxa , muito obrigado.
    tenho apenas 17 anos , e ainda não sei em que faculdade cursar .
    porém amo gastronomia , amo cozinhar , e amo a harmonia do grupo na cozinha .mas você me fez ver além do que aparece em novelas e etc.
    ainda tenho tantas duvidas , e muito medo . mas cozinhar é o que amo fazer . É uma coisa q me fascina e realiza . seu blog me ajudou bastante , e me deixou cm um pouco mais de medo . haha
    Mas eu sei que se eu levar essa profissão a sério e me dedicar por completo, vou me dar bem :)
    muito obrigado mesmo e tudo de bom pra vcs !

  11. Adriano Calixto:

    Adorei sua reflexão sobre gastronomia, tenho um ponto de interrogação enorme na minha cabeça, cursei adm por 1 ano achei legal mais tive que trancar, estou voltando para faculdade e me veio a gastronomia, sempre estive envolvido com isso tenho 26 anos e desde os 16 trabalhei em um restaurante, fui cumim, garçom,operador de caixa,barman,cozinha e cheguei a gerencia, passei 9 anos nesse mesmo restaurante e esse trabalho me fascinava, algum tempo depois o estabelecimento teve que fechar por conta que o local era locado e teve que ser vendido, pois bem fiquei 1 ano afastado do que realmente gostava abri uma empreiteira na area de construção civil por conta de ajuda irmão é engenheiro e meu pai tbm rsrsss ate ganhei uma grana mais sinceramente não era feliz, agora tive outra oportunidade não pensei 2 vezes em aceitar a proposta, o dono do restaurante onde trabalhava esta montando um Espaço para Eventos e me chamou para gerencia-lo, agora o que fazer adm ou gastronomia??? os 2 segmentos fazem parte do meu trabalho… Muito Obrigado desde já! Parabens pelo blog!

  12. Pedro henrique de sousa:

    Noooooooosa! Que viajem foi ler isso. =) Bem, Senão vejamos: estou iniciando meu curso agora, sempre tive e tenho amor a cozinha, a cozinhar, comer… estas coisas xD Te agradeço! Ao ler Me fez MUITO MAIS animado e CERTO da certeza que antes ja tinha. =D

  13. Júlia Guimarães Zaffani:

    olá! tdo bem?? ja sou graduada ( letras ) essa será minha segunda, quero mto me aprofundar nesse ramo o da gastronomia, por mais que busque não encontrei resposta : quero saber se existe mestrado em gastronomia? Sou mto batalhadora e quero me dar bem me de dicas, tbem estou investindo no idioma … obgada!