Ciência e Gastronomia: Qual a minha Formação?

Uma das dúvidas mais recorrentes lá nos comentários do YouTube: qual era a minha formação e/ou o que eu estudei para misturar comida com ciência. Eu sei que falei um pouco sobre aqui e ali, mas nada tão focado assim. Então, se você tinha esta curiosidade, seus problemas acabaram! Ou não.

Se você quiser saber mais da parte da Gastronomia, recomendo que leia antes o post Afinal, Gastronomia Vale a Pena? que eu escrevi logo que terminei a faculdade de Gastronomia. Óh, uma resposta já de cara.

E respondi também um Top 3 das perguntas mais perguntadas nesse tempo todo! Assiste para saber as respostas! ;)

Atualização – Janeiro 2022

Já se passou um tempinho desde que postei o vídeo e o artigo, né? Para quem tem curiosidade em saber a minha formação, lá vai:

  • Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos com foco em fermentação/biotecnologia
  • Especialista em MBA em Administração e Meio Ambiente
  • Pós-graduado em Alta Gastronomia
  • Bacharel em Farmácia com habilitação em Análises Clínicas
  • Tecnólogo em Gastronomia
Vitor Hugo

Mestre em Ciência de Alimento, Farmacêutico-Bioquímico e Gastrônomo. Atua como Produtor Gastronômico e Comunicador de Ciência. Criou o PratoFundo para ser o portfólio de gastronomia e ciência.

Fez ou tem uma dúvida sobre a receita? Comente!

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

6 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Aparecida Moreira Bastos:

    Acha muito interessante seus vídeos. Obgda por todo o carinho e atenção.

  2. Aparecida Moreira Bastos:

    Bom estou frustrada com a minha vida profissional, que aliás nunca deu certo, mas vendo seus vídeos e dicas cheguei pensar em gastronomia muitas vezes, e assim eu fiz técnico em farmácia e não consegui trabalhar na área, então estou com muita vontade fazer gastronomia, e encontrei uma faculdade barata, pois eu acho que é o que posso pagar. Estou com medo, e tenho certeza que o medo me atrapalha, mas já trabalho com doces, e acredito que eu irei gostar. Obgda

  3. Aparecida Moreira Bastos:

    Boa noite td bom. Adorei seus vídeos e enfim suas dicas, e também estou pensando em fazer gastronomia, espero que eu não esteja muito velha pra isso. Bj

  4. Leandro:

    Achei inspirador seu vídeo. Sou historiador de formação, terminei mestrado a dez dias e… estou frustrado com minha vida profissional. Estou pensando seriamente em mudar de área e cursar gastronomia, mesmo já tendo 32 anos e com parte de minha carreira estabelecida. Veremos se faço um técnico ou o curso em EAD. Aliás o curso em EAD vale a pena?

    1. Vitor Hugo:

      Desejo boa sorte! :D Olha, se ele for 100% EAD, eu teria minhas dúvidas. Gastronomia é uma habilidade manual que exige prática e repetição, e muita coisa só é possível saber se deu certo e/ou ficou no resultado esperado provando. Sem um instrutor do lado, eu acho um pouco complicado para quem não tiver base nenhuma em cozinha.

  5. Renata:

    Engraçado perceber que eu te leio há tanto tempo que essa pergunta parece boba!
    Às vezes o blog me sugere uns posts antigos e sua evolução impressiona, como blogueiro, como cientista e como chef.
    Keep going VH! Quero reler esse comentário daqui a 10 anos :D