Bala de Coco Recheada de Brigadeiro

INGREDIENTES
Ingredientes: BALA COZIDA
Ingredientes: BALA NÃO COZIDA
  • 150 g açúcar confeiteiro impalpável
  • 21 g leite de coco integral (é por peso mesmo)
  • 50 g coco seco ralado
Ingredientes: BRIGADEIRO
  • 395 g leite condensado (01 lata/caixa)
  • 40 g manteiga sem sal
  • 10-15 g cacau em pó (100% cacau)
  • 25 g chocolate meio amargo (picado, opcional)
MODO DE PREPARO
Modo: BRIGADEIRO
  1. Numa panela junte leite condensado, manteiga, cacau em pó, chocolate. Misture bem.
  2. Levar ao fogo médio mexendo sempre até chegar no ponto de brigadeiro, cerca de 10 minutos. Quando começar a soltar da panela, mas deve ficar cremoso ainda. Fica na linha tênue: mantém a forma, mas ainda é maleável.
  3. Transfira para uma manga de confeitar. Reserve.
  4. O recheio da bala pode ser, tecnicamente, de qualquer sabor. O importante é que seja firme o suficiente, pois ele que irá ajudar a manter o formato da bala.
Modo: BALA
  1. As balas de coco devem estar secas, ou seja, açucaradas no ponto de bala de coco seca. Por isso, o tempo de pré-preparo é de 24 horas. Para dar tempo das balas secarem completamente.
  2. Triturar as balas no processador para virar um pó bem fininho. Faça aos poucos e vá peneirando para recuperar apenas o pó mais fino. Pode ser no grande normal ou nos pequenos que vem com mixer, só vai demorar bem mais. Faça isso com todas as balas.
  3. O pó será usado para ficar uma massa quando ele for umedecido com leite de coco.
  4. A quantidade de leite de coco pode variar. Nos testes cheguei na proporção de 12-13% de leite de coco: a cada 100g de pó de bala de coco será necessário cerca de 12-13g de leite de coco.
  5. A bala não cozida é o mesmo processo a partir dessa etapa: ir colocando o leite ao poucos e misturando. Como o açúcar já está em pó, não precisa triturar nada.
  6. A quantidade de leite de coco pode variar dependendo de como fizer a massa: se misturar manualmente será necessário mais leite de coco, cerca de 01g a mais. Se fizer pulsando no processador, a quantidade ficar em cima da proporção dada. Sempre coloque aos poucos, e vá mexendo sempre.
  7. Caso coloque muito leite de coco, só adicionar mais pó de bala de coco.
  8. O ponto da massa lembra pasta americana e biscuit. Ela fica semi pegajosa, mas não deve ficar quebradiça. Deve manter uma coesão sem esfarelar.
  9. Mantenha protegida o tempo inteiro, ela sobre influência da umidade: pode absorver ou perder. A sugestão é fazer a massa e já rechear, pois ela vai ressecando a medida que o tempo passa.
  10. O recheio pode ser feito antes de transformar a bala em massa, mas não antes de transformar a fala em pó. Usar o recheio morno (se for brigadeiro), facilita na hora de pipetar da manga de confeitar.
Modo: RECHEANDO
  1. Abrir um saco plástico deixando sobras em todas as direções.
  2. Pegar uma pedaço da massa (~50g), fazer um cordão bem uniforme sobre o plástico.
  3. Achate levemente o cordão de massa, cubra com o plástico e com um rolo abra um retângulo com cerca 07cm de altura, o comprimento fica em torno de 16cm e a espessura ~0,2cm. Remova o plástico da superfície da bala.
  4. Distribuir o recheio praticamente no meio da massa aberta, deve ser um cordão uniforme. Por isso o uso da manga de confeitar, fica mais fácil.
  5. Com a ajuda do plástico da parte de baixo da massa aberta, cobrir o cordão de recheio com a massa de bala. Formando um cordão de massa com o recheio no meio e no ponto onde as massas se juntam pressione bem.
  6. Para fechar a cicatriz da massa de bala, use uma espátula reta e pressione em ângulo (45º) para selar completamente o cordão recheado formando. O excesso de massa pode ser retirado facilmente e reutilizado.
  7. Passar o cordão recheado no coco ralado seco, depois cortar em pedaços uniformes. E passa novamente as balas cortadas no coco ralado seco para não grudarem umas nas outras.
  8. Repita o processo com o restante da massa
  9. Pode ser consumida de imediato, mas se deixar secar forma uma leve casquinha por fora. Ainda continua macia. Armazenar em pote fechado,
  10. se estiver muito quente pode ser colocado na geladeira.
Observações
  • Adaptado: Rafael Barros da Opera Ganache
  • Bala não cozida: o sabor fica bem diferente, está mais para bala de açúcar com recheio do que bala de coco. O sabor de coco é bem sutil. Não recomendo colocar mais amido de milho, eu achei que fica com sabor de amido cru.