Clafoutis Maçã, Ameixa e Pera

Tanto tempo que não fazia clafoutis. Na realidade, é a segunda vez! hahahahahah Mas ninguém precisa saber disso, :x O prato tem origem francesa, e nada mais é do que um assado de frutas com uma massa base feita de ovos.

Clafoutis em porcelana no destaque as frutas aparecendo

Normalmente, a fruta de escolha é a cereja. Mas é possível colocar praticamente qualquer uma. Só não sei se deve ficar muito bom com abacate, coco, jaca… hahahahah vocês captaram o sentido da coisa.

Não sei se foi azar ou era para ser, a pera estava meio verde e a ameixa estava num azedume! Pensei que durante o cozimento a pera fosse ficar mais macia, mas continuou com a sua textura mais firme. Porém, mesmo não estando no seu auge de doçura, ela estava doce!

Para esta receita, na hora de servir é mais do que necessário acompanhar uma (ou várias) bola de sorvete de baunilha. Fez um casamento que ambos se mostram e ficam melhores do que sozinhos.

Clafoutis Maçã, Ameixa e Pera
Gif para se inscrever no canal do PratoFundo no Youtube

Assado de Clafoutis Maçã, Ameixa e Pera

Pré-preparo: 10 min
Tempo de cozimento: 30 min
Total: 40 min
Rend.: 4 pessoas
Autor: Vitor Hugo

Ingredientes

  • 4 ovos (temperatura ambiente)
  • 250 mL leite integral (integral ou desnatado; 1 xíc.)
  • 100 g açúcar cristal (+ quantidade extra para polvilhar)
  • 1 c. sopa extrato de baunilha (ou 1-2mL essência)
  • 70 g farinha de trigo
  • 1/2 c. chá sal refinado (pitada)
  • Frutas sortidas: uma pera grande (uma maçã, 2 ameixas)
  • Açúcar de confeiteiro para polvilhar

Modo de Preparo

  • Forno deve estar pré-aquecido em 200-230ºC. Unte uma fôrma (porcelana) com manteiga e polvilhe com açúcar. Com as frutas devidamente higienizadas, se for as sugeridas, descasque a pera e a maçã. A ameixa retire o caroço. Corte em fatias e distribua sobre a fôrma.
  • Numa tigela, bata os ovos até formar espuma. Então, adicione o açúcar, sal e baunilha. Misture bem. Por fim, coloque a farinha de trigo, e apenas mexa o necessário para misturar a farinha de trigo.
  • Coloque sobre as frutas. Asse por 20-30 minutos, fique de olho. Faça o teste do palito, saiu úmido para seco está pronto. É úmido de água e não massa crua, hein? Antes de servir polvilhe açúcar de confeiteiro.
  • O ideal é servir levemente quente com sorvete de baunilha!

Dicas

  • Adaptado: Anthony Bourdain e Julia Child (link de afiliados).
  • Ovo: ficou com uma leve lembrança de ovo. Para minimizar isso, retire a película da gema. Peneirando-as ou simplesmente puxando a película com os dedos.
  • Cresce: durante o cozimento a massa “cresce” lembrando um soufflé e assim que sai do forno começa a murchar, é normal.
Você fez a receita? Marca @PratoFundo no Instagram ou deixe um comentário!

Oi, Eu sou o Vitor Hugo!

Cientista e Cozinheiro que juntou duas paixões Ciência e Comida: a melhor combinação que existe! Diferente, né? Vem saber mais…

Deixe um comentário

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

4 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Oi Vitor,
    essa receita parece super prática e deliciosa além das fotos… lindas!
    mas não entendi… pela foto as frutinhas estão por cima e segundo a receita elas ficam no fundo da forma e a massa é colocada por cima…

  2. Ola!! cheguei no seu blog agorinha e estou chocada!! teu blog/site é um sucesso, tudo de bom! Parabens pela receitas, pela forma de escrever, pelas fotos, pela sinceridade na descricao das receitas. é dificil encontrar receitas com dicas tao quentes. Estou inciando um blog a pedido de amigas e seguirei tuas dicas. Voce entende cozinha Vitor!! Parabens.

    abraço

    Clarissa

  3. hummmmmmmmmmmmmmmm huuummmmmmmmmm eu quero eu quero hehehehe

  4. Ei Vitor, Eu diria que é mais um prato assado à base de ovos :) Eu já fiz várias vezes a versão salgada: http://www.atelierdeschefs.net/blog/?clafoutis-de-legumes-croquants Estou só tentando achar framboesas frescas para tentar a versão doce, que a maioria das pessoas conhece. Pena que eu detesto o cheiro de maçã cozida / assada, ou então iria tentar essa sua receita. Pior é que parece tão boa.