Brigadeiro de Matcha (Chá Verde)

O matcha, também conhecido como chá verde em pó, é um ingrediente incrível e é possível de fazer várias receitas com ele na confeitaria. Desta vez, o nosso super brasileiro Brigadeiro de Matcha.

Brigadeiro de matcha em detalhe mostrando o interior verde

Ainda em ritmo de festa do #PF10anos, não pode faltar brigadeiro em aniversário, né? E agora com um dos meus sabores preferidos: Matcha! Pode chamar também de chá verde.

Esta receita já existia no blog, mas não na forma de video. Então, eu acho que vale a atualização da receita e do post!

O matcha combina bastante com o leite condensado, equilibrando o dulçor dele. E o leite, amenizando o amargor normal do chá. Uma harmonização muito, mas muito boa. Ah, se você gosta de matcha.

Brigadeiro de Matcha (Chá Verde)

  • Pré-preparo: 20 minutos
  • Tempo de cozimento: 20 minutos
  • Rendimento: 21 unidades, 18g/cada
INGREDIENTES
  • 395 g leite condensado (01 lata/caixa)
  • 50 g creme de leite UHT (caixa/lata, 20% gordura)
  • 03-12 g matcha (chá verde em pó)
  • 100 g chocolate branco (blossoms ou raspa)
  • 20 mL óleo vegetal sabor neutro (para enrolar)
MODO DE PREPARO
  1. Numa panela mistura leite condensando e creme de leite. Cozinhar até o ponto de brigadeiro de enrolar quando começa a desgrudar da panela.
  2. Adicione o matcha, a quantidade varia de acordo com a potência do seu matcha e preferência. Sugiro ir colocando de 03 em 03g (~1c.chá), e ir provando.
  3. Transferir para um recipiente e deixar esfriar completamente.
  4. Passar óleo nas mãos para não grudar o brigadeiro, pegar uma porção do brigadeiro (15g) e enrolar.
  5. Passar no chocolate branco blossoms, apertando levemente. Coloque na forminha de brigadeiro nº4. Pode ser usado granulado branco também.
Observações
  • Chocolate branco blossoms: é um produto comprado pronto, é possível fazer em casa. Mas necessário saber técnicas de decoração em chocolate. O usado é da Callebaut.
Você fez a receita? Marca a gente @PratoFundo ou tag #PratoFundo!
Brigadeiro de Matcha sobre mesa branca com estilo antigo

Deixe um comentário

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

21 Comentários (Deixe o seu!)

  1. Brigadeiro é uma delícia, agora com matcha fica melhor ainda!

  2. Tem como fazer com a erva seca do cha verde?

    1. Não, precisa ser matchá mesmo.

  3. Vitor, comprei o granulado de chocolate branco da callebaut e é gostoso!!
    Ótima receita, vou servir numa festa indiana semana que vem!!
    Parabéns pelo site!
    ;)

  4. Oi Vitor Hugo, há tempos acompanho seu blog e tinha guardado essa receita para uma ocasião especial. Fiz, deu super certo e tomei a liberdade de postar sua explicação no meu blog, com os devidos créditos: http://maisonmattos.blogspot.com/2010/10/brigadeiro-de-matcha-cha-verde.html
    Abçs, Juliana

  5. Adorei a ideia do brigadeiro de cha de verde, pois gosto muito de chas e de brigadeiro, então unir os dois deve ficar uma delicia, vou esperimentar a receita.

  6. Vitor, depois de muita procura, finalmente encontrei o macha. Vou fazer sorvete antes (adoro!), depois vou experimentar o brigadeiro. Até agora só tinha feito brigadeiro verde de pistache e de capim limão. Adorei também a ideia do wasabi… os brigadeiros ficaram lindos. Foi um grande acerto o chocolate branco. Ah, e eu sou adepta da praticidade dos copinhos! :)

  7. Ah, Vitor, mas eu falava do copinho de vidro, eu uso copinhos de bebida curta, de plástico não!
    Acredito que os copinhos banalizaram, é verdade, mas eu fui criança nos anos 80, então pra mim esses docinhos me lembram as festas bregas daquela época, hahahaha. Mas é uma coisa pessoal mesmo, não tenho nada contra quem faça.
    Beijo! :D
    Luna.

    P.S.: não falava dos seus docinhos, viu? Os seus estão super chiques e de bom gosto!

  8. Nina,

    É uma lata mesmo, 395 gramas! Coloquei mL por força de hábito com líquidos, heheheheh

  9. Oi Luna,

    Eu já acredito ser justamente ao contrário! Brigadeiro no copinho de plástico não seria nada ecológico. Pensa comigo, o copinho é plástico que pode durar mais de 100 anos no ambiente. Tudo bem que pode ser reciclado, entretanto, a porcentagem de plástico reciclado ainda é pequena… sem contar que não voltaria como copinho ou nada que fosse usado para armazenar alimentos.

    Já o papel da forminha é muito mais biodegradável, cogitando alto em menos de um ano o papel já foi biotransformado.

    Não sou lá muito chegado no copinho porque vejo como uma “trapaça” para ter menos trabalho, hahahahah E meio mundo faz. Ok, não expliquei direito, mas creio que pegou o sentido da coisa, hahahahah

  10. Uma lata de leite condensado convencional tem 395g ou 395ml?
    Hoje fiz brigadeiro com amaretto e rolei no amaretti esmigalhado.
    bjo

  11. Nossa… casa comigo?

    *-*

  12. Ficaram lindos! Eu gosto de brigadeiro de todo jeito: em copinhos (é prático e ecológico), e em bolinhas, apesar de achar estas mais infantis, rs. Mas ainda bem que você não usou granulado, eu acho granulado um pouco brega, rs, assim ficou melhor. :D

  13. Oi Vitor, fiquei fã do teu blog por conta da Dri do Kanten e da Andrea do superziper, que ficam me falando pra virar natô lover…
    Mas acho que prefiro ser brigadeiro lover mesmo. Outro dia fiz de pistache e ficou bem bom.
    E, olha, o brigadeiro de copinho pode não ter charme e ser arroz de festa, mas salva a mãe apavorada numa festinha com 48 crianças!

  14. Seu blog foi muito bem recomendado por uma amiga, graças ao video do Natto… MUito divertido mesmo… vc foi bem generozo em dizer que não é ruim, achei pessimo quando comi. XP

    Dê fato chocolate branco granulado é terrivelmente duro e sem gosto, não perdeu nada…esses dias achei chocolate granulado de amendoim pra vender, mas não tive coragem de comprar.

  15. Olá Vitor Hugo!
    Tudo bem?
    Sempre visito seu blog e o adooooooro!hahahahaha
    Estava pensando em fazer tbm um brigadeiro experimental de machá ..mas como nunca havia visto nem experimentado, acabei abandonando (temporariamente) a idéia..agora q o vi aqui, com certeza em breve o farei! =D
    Vi seu video no post anterior sobre natto…hahahahaah..bom, eu sou suspeita pra falar sobre isso pq eu sou uma natto lover!hahahahaahah Atualmente moro no Japao, e sempre compro..eh uma das minhas comidas preferidas daqui..=D
    Bom, me desviei um pouco sobre o post..
    Adorei a ideia do brigadeiro, agora posso fazer sem medo de ficar estranho..hahahahaah
    Muito obrigada!
    beijo

  16. Granulado branco é ruim e duro – mil vezes decorar como você fez!
    Ficaram lindos!

  17. Meu caro amigo polêmico…já vejo a chuvarada de pedras em cima de vc…o mundo inteiro gosta de brigadeiro de copinhos!!!aahhahahah…não tenho nada contra, mas para mim brigadeiro também tem que ser tipo bolinha.
    Sim, existe granulado branco! Mas acho meio feinho! Prefiro os mini power ball da vida , tem até bolinhas brancas e cor de rosa! Sim, call me girly.
    E meu…como nunca pensei em fazer brigadeiro de matchá????rssssssss….adorei a idéia!
    bjs

  18. Hum, só de ver o título dá vontade de comer! :D
    Adoro chá verde, e esse brigadeiro deve ser ótimo.
    Mais uma receita pra minha imensa lista para fazer, mas fim de semestre da faculdade é tenso!
    Ah, ótimo não ter usado granulado branco. Existe sim, e o sabor é pessimo, lembra farinha de trigo meio (muito) doce. :x
    Um abraço,
    Luiza

  19. Isso parece bom demais :) Eu amo comidas verdes-doces!

Trackbacks/Pingbacks

  1. Eton Mess: Verrine de Morango e Chantilly | PratoFundo

    […] fazendo a receita para aproveitar os morango que eu comentei no Brigadeiro de Matcha. E para servir, preferi fazer no estilo de […]

«

»