Receita: Sorvete de Baunilha

Última atualização: 17 de março de 2013

Por em

Sorvete de Baunilha ao Azeite com Limão Siciliano

Na última receita de sorvete comentei que o próximo sabor deveria ser baunilha, mal sabia que a especiaria iria ser o centro de tanta coisa, infelizmente, não muito boa. Mas como ela não tem culpa de nada, continuo idolatrando-a para todo o sempre e ao infinito (óh, ficou poético isso).

Mais uma sugestão clássica, sorvete com sabor básico que combina muito bem com quase tudo. A ideia é apreciar junto com um fio de azeite ao limão siciliano. Não, não é nenhum absurdo! A primeira vez que escutei foi justamente na loja do tal azeite, o atendente que contou. Tudo bem que naquela altura eu não sabia que iria sair da loja com um, e não, não ganhei da loja. Foi presente do clã Izumis, :)

O tempo passa e acabei vendo novamente no livro do Jamie Oliver de comida italiana (Itália de Jamie), entretanto, na publicação sugere com azeite “normal”. E claro acabei testando, mas não ficou tão bom quanto ao siciliano. O azeite de casa é mais forte e predominante, porém, experimentei apenas com um tipo. Ou seja, com outros podem harmonizar melhor. Mas por enquanto, ao siciliano é perfeito!

Ah, sim. O sorvete é gordo por natureza e a gente coloca mais gordura nisso com o azeite. Mas… você já está tomando sorvete (creme de leite, açúcar, gemas, leite)! Não é hora de pensar nisso. :P

Sorvete de Baunilha

Rendimento: aproximadamente 1L

Ingredientes

  • 1 fava de baunilha
  • 300mL de leite (desnatado ou integral)
  • 300g de creme de leite fresco (38% de gordura)
  • 175g de açúcar cristal (ou 3/4 de xícara + 3 colheres sobremesa)
  • 5 gemas
  • 20g de glicose transparente (ou 1 colher de sopa)
  • Pitada de sal
  • Opcional: 1 colher (sopa) de extrato de baunilha

Modo: numa panela, em fogo baixo, coloque o leite, creme de leite, metade do açúcar (87,5g), sal, glicose transparente e a fava de baunilha (cortada no sentido do comprimento com as sementes raspadas e distribuídas no leite). Deixe levantar leve fervura, enquanto isso prepare as gemas.

Numa tigela bata as gemas com o restante do açúcar até obter um creme pálido.

Quando o leite ferver, retire a fava de baunilha*. Transfira 1/3 do líquido sobre o creme de gemas batendo sempre para evitar que as gemas cozinhem mais rápido do que o necessário. Então, volte toda a mistura para a panela e cozinhe em fogo baixo por 3-5 minutos, ficará levemente grosso. Não se esqueça de fazer o teste da colher de pau: cobriu as costas da colher, fez o caminho, está pronto.

Em seguida, peneire este creme base para retirar eventuais grumos e acrescente o extrato de baunilha, caso use. Deixar esfriar por 4 horas, no mínimo, na geladeira antes de colocar na sorveteira.

O acompanhamento sugerido foi o azeite ao siciliano, mas poderia ser: calda de chocolate, caramelo, crocante de castanhas e assim vai…

Observação
Fava usada: lave-a bem para retirar a camada esbranquiçada formada, seque em papel toalha. Pode colocá-la dentro do pote de açúcar ou no vidro dos extratos, caso o faça. Só não jogue fora! :)

Sorvete de Baunilha ao Azeite com Limão Siciliano

p.s.: Como não quero aborrecer ninguém com os pormenores que acontecem nos bastidores, o resumo da ópera é: o artigo sobre a dita cuja foi “pego” (para não dizer outra coisa), transformado em “entrevista” que não concebi e nem autorizei. A cereja do bolo foi descobrir que praticamente todas as pessoas citadas na tal matéria também não sabiam de nada! E sim, matéria publicada e impressa em jornal. Ah, a jornalista ainda disse: “não sabia que precisava pedir autorização de conteúdo que está na internet“. Ok, próximo…

Compre pelos links abaixo. O valor não muda e você ajuda o PratoFundo:
SubmarinoWalmartShoptimeExtraAmericanasPontoFrioSaraivaLivraria CulturaFnacSephora

Confira outras ofertas e promoções na XEPA!

Após 600 dias os comentários são fechados automaticamente. Qualquer coisa, entre em contato.

13 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Fala Vitor, beleza?

    Pra gente que é da área e faz teste é comum ver receitas de sobremesa com azeite. Com certeza muita gente torce o nariz para essa combinação. Mas não vamos desanimar.
    Uma combinação deliciosa é sorvete de chocolate com azeite de pimenta.
    Um abraço.

  2. Sem Avatar Simone Izumi:

    VH,
    Omg, jura que é perfeito o combo????rsssss…eu quééééro!!!!
    E me bateu a curiosidade em saber se com o azeite que cheira a gás de cozinha, codinome trufado, ficaria bacana…
    é claro que elevaríamos o preço de nosso sorvetinho de creme a enésima potência.
    E que chato esse negócio da matéria…chega de ganhar dindin nas nossas costas. É ruim, hein!!
    bisous,
    si

  3. Eu quero muito provar este sorvete – já comi a combinação baunilha + azeite de oliva em forma de macaron (como já te contei) e me apaixonei.

    É tão lindo ver as sementinhas da baunilha aparecendo no sorvete, que delícia!

  4. Sem Avatar Joelma Silva:

    Vitor Hugo,
    Fazer bolo com azeite eu já fiz mas, sorvete? Bem, como sou muito curiosa vou tentar, depois conto.
    Sempre que eu uso baunilha numa receita, uso também acúcar aromatizado com as sementes e favas de baunilha. Eu uso meio quilo de acúcar refinado ( ou caster sugar ou superfine sugar) e sementes de tres favas. Coloco tudo um vidro e vou sacodindo o vidro de fez por outra para as sementes se dispersarem. Espero pelo menos cinco dias para utilizar meu acúcar de baunilha.
    Esta Senhora, autora do plágio nao deveria ser chamada de jornalista. Jornalista que se preza conhece a Lei dos Direitos Autorais. Hoje, mais do que há tres anos atrás a categoria “blog de comida” em portugues cresceu em número e em qualidade. Blogar é sério, nao exige apenas dedicacao e compromisso com os leitores, exige também competencia no desenvolvimento do conteúdo e respeito com quem le, e com os autores de receitas, isso tudo sem subestimar o leitor. Já o plágio, seja na web ou em outro veículo de midia, é sinomimo de preguica e incompetencia. Ou o que pode ser ainda pior: um vestígio de que a Lei do Gerson nao acabou. Plágio é muito feio.
    Abracos, Joelma Silva

  5. mmmmm… azeites saborizados são ótimos para harmonizar, não é? nunca tinha pensado em azeite com sorvete, mas deve ficar bom.
    você parece gostar mto de sorvete, né? qdo vier, há dois lugares em BH que têm o melhor sorvete:
    um é o easy ice- o melhor sorvete da cidade, segundo a Veja. recomendo muitíssimo o de manjericão com salada de alfaces (americano, roxo, crespo), tomate e mussarela de búfala.
    o outro é o alessa (http://www.alessagelato.com.br/conceito/)- um ambiente super agradável, moderno, chic e com deliciosas iguarias!
    beijos

  6. Vitor, a foto está linda, as sementinhas da baunilha no sorvete acabam sendo um charme… fiquei com vontade de experimentar…
    Bjos

  7. Sorvete de baunilha é meu favorito. Estou louca pra fazer em casa.

    Também acho lindo ver as sementes da baunilha no sorvete. Parabéns e obrigada pela receita.

    Azeite no sorvete ainda não tive coragem de experimetar, mas vou. Só tem um jeito de saber se gosta, testando né?

    Quanto ao plágio, fiquei revoltada. Como assim “não sabia que precisava pedir autorização”? As pessoas acham que porque está na internet é de domínio público e tem que ser de graça. Mais lamentável ainda é essa frase vir de uma jornalista.

    Trabalhos são bons, sérios e tem direitos autorais independente da mídia e a Internet é só mais uma delas.

    Abraço,

  8. Sem Avatar Luna:

    Eu tenho aqui em casa um azeite com limão, mas desconfio que não seja tão bom quanto o que você usou. De qualquer forma vou experimentar a combinação. :)

  9. Sem Avatar Nina:

    Fico até emocionada ao ver um sorvete de baunilha de verdade…com as “sementinhas” da fava da baunilha e tudo. E se for à base de anglaise então, deliro! rsrsrsrs
    bjo

  10. Sem Avatar Luiza:

    Olá Vitor,
    Vontade de comer o monitor nº1000 hehe
    Só de pensar em limão siciliano dá aquela vontade… *-*
    E definitivamente, preciso de uma sorveteira.
    Abraços,
    Luiza

  11. Sem Avatar Camila:

    Onde vc compra extrato de baunilha? Se vc faz o seu, onde vc compra as favas? :P Achei que finalmente tinha achado extrato de baunilha no Brasil, mas o que eu comprei é bem esquisito, da marca Valeso. Mandei e-mail pro fabricante falando que o que comprei no exterior tem cor e cheiro bem mais intensos e ele continuou afirmando que era baunilha de verdade e tal. Podia até ser, mas tão diluída que não dá nem pra sentir o cheiro…

  12. Oi querido…tô sumida dos comentários, mas não de ler e apreciar suas coisas…este sorvete está lindíssimo…faz tempo que não faço um por causa do frio…deu saudade.
    Vi lá na sua lista de sites o endereço do meu site antido, já mudei há alguns meses…atualiza lá depois ok? Agora o Sabor chama Rocambole…e está no blogspot.
    Beijos

  13. Sem Avatar Isabela:

    Vitor, boa noite

    Comi em uma cantina siciliana, uma sorvete de limoncello, coberto com azeite extra virgem e manjeriao em finissimas tirinhas..
    O dono do local, disse que para o anjericão não ficar amargo, tem um jeito certo de cortar.. vc sabe??
    Gostaria muito de repetir em casa a receita.. pois no restaurante, essa sobremesa não esta a venda (foi feita especialmente para o casamento que fui).

    Voce conhece essa receita??
    Obrigado

    abs

    Isabela

«

»