Sorvete de Baunilha Caseiro

Na última receita de sorvete comentei que o próximo sabor deveria ser baunilha, mal sabia que a especiaria iria ser o centro de tanta coisa, infelizmente, não muito boa. Mas como ela não tem culpa de nada, continuo idolatrando-a para todo o sempre e ao infinito (óh, ficou poético isso).

Sorvete de Baunilha Clássico por PratoFundo.com

Mais uma sugestão clássica, sorvete com sabor básico que combina muito bem com quase tudo. A ideia é apreciar junto com um fio de azeite ao limão siciliano. Não, não é nenhum absurdo! A primeira vez que escutei foi justamente na loja do tal azeite, o atendente que contou. Tudo bem que naquela altura eu não sabia que iria sair da loja com um, e não, não ganhei da loja. Foi presente do clã Izumis, :)

O tempo passa e acabei vendo novamente no livro do Jamie Oliver de comida italiana (Itália de Jamie), entretanto, na publicação sugere com azeite “normal”. E claro acabei testando, mas não ficou tão bom quanto ao siciliano. O azeite de casa é mais forte e predominante, porém, experimentei apenas com um tipo. Ou seja, com outros podem harmonizar melhor. Mas por enquanto, ao siciliano é perfeito!

Ah, sim. O sorvete é untuoso por natureza e a gente coloca mais gordura nisso com o azeite. Mas… você já está tomando sorvete (creme de leite, açúcar, gemas, leite)! Não é hora de pensar nisso. :P

Sorvete de Baunilha Clássico

Pré-preparo: 10 minutos
Tempo de preparo: 5 horas
Total: 5 horas 10 minutos
Rende: 1 L
Autor: Vitor Hugo

Ingredientes

  • 300 mL leite integral (desnatado ou integral)
  • 300 g creme de leite fresco/pasteurizado (tenha mais que 35% gordura | usado: 38% gordura)
  • 175 g açúcar cristal
  • 1 fava de baunilha
  • 5 gemas
  • 20 g glicose líquida (transparente)
  • 0,5 g sal refinado (pitada)
Use as quantidades nas unidades de medidas em peso e volume quando presentes. As medidas em xícaras/colheres são apenas uma cortesia do sistema e menos precisas .
1 xícara: 250mL | 1 colher de sopa: 15mL.

Modo de Preparo

  • Em uma panela, em fogo baixo, coloque o leite, creme de leite, metade do açúcar (87,5g), sal, glicose transparente e a fava de baunilha (cortada no sentido do comprimento com as sementes raspadas e distribuídas no leite). Deixe levantar leve fervura, enquanto isso prepare as gemas.
  • Em uma tigela bata as gemas com o restante do açúcar até obter um creme pálido.
  • Quando o leite ferver, retire a fava de baunilha. Transfira 1/3 do líquido sobre o creme de gemas batendo sempre para evitar que as gemas cozinhem mais rápido do que o necessário. 
  • Volte toda a mistura para a panela e cozinhe em fogo baixo por 3-5 minutos, ficará levemente grosso. Não se esqueça de fazer o teste da colher de pau: cobriu as costas da colher, fez o caminho, está pronto.
  • Em seguida, peneire este creme base para retirar eventuais grumos e acrescente o extrato de baunilha, caso use. Deixar esfriar por 4 horas, no mínimo, na geladeira antes de colocar na sorveteira.
  • O acompanhamento sugerido foi o azeite ao siciliano, mas poderia ser: calda de chocolate, caramelo, crocante de castanhas e assim vai.

Dicas

  • Fava usada: lave-a bem para retirar a camada esbranquiçada formada, seque em papel toalha. Pode colocá-la dentro do pote de açúcar ou no vidro dos extratos, caso o faça. Só não jogue fora! :)
A receita tem links para programa de afiliados, se comprar, o PratoFundo pode receber uma comissão sobre a venda que ajuda a manter o site no ar.
Informações nutricionais
Calorias: 300kcal (15%)
As infos nutricionais são apenas uma cortesia do sistema e geradas automaticamente; podem não refletir a realidade nutricional da receita.
Vem me acompanhar!Confira mais novidades no meu Instagram @PratoFundo!
PALAVRA-CHAVE: confeitaria francesa, sorvete caseiro
Sorvete de Baunilha Clássico por PratoFundo.com
Vitor Hugo

Mestre em Ciência de Alimento, Farmacêutico-Bioquímico e Gastrônomo. Atua como Produtor Gastronômico e Comunicador de Ciência. Criou o PratoFundo para ser o portfólio de gastronomia e ciência.

Fez ou tem uma dúvida sobre a receita? Comente!

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

Avalie a receita:




15 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Thyana:

    Vitor, bom dia!

    Eu não tenho sorveteria.

    Na receita de sorvete de chocolate, vi que você falou para quem não têm sorveteria, depois que esfriar na geladeira, teria que colocar o sorvete no freezer por 1 hora e depois bater na batedeira, e repetir esse processo entre 3 e 4 vezes. Seria esse mesmo processo com esse sorvete?

    Se sim, bato por quanto tempo na batedeira (cada vez)? Uso o globo ou a raquete para bater?

    Outra coisa, pode substituir a fava de baunilha por extrato? O extrato que comprei, é da marca Fabbri. Aí no caso, colocaria 2 colheres ?

    Obrigada
    Beijos

    1. Vitor Hugo:

      Seria o mesmo processo, o tempo de bater vai depender da batedeira. Precisa quebrar os cristais de gelo basicamente, geralmente, é o batedor aro. A quantidade de extrato tem que colocar e experimentar mesmo, o poder deles podem variar.

  2. Isabela:

    Vitor, boa noite

    Comi em uma cantina siciliana, uma sorvete de limoncello, coberto com azeite extra virgem e manjeriao em finissimas tirinhas..
    O dono do local, disse que para o anjericão não ficar amargo, tem um jeito certo de cortar.. vc sabe??
    Gostaria muito de repetir em casa a receita.. pois no restaurante, essa sobremesa não esta a venda (foi feita especialmente para o casamento que fui).

    Voce conhece essa receita??
    Obrigado

    abs

    Isabela

  3. Fer Ayer:

    Oi querido…tô sumida dos comentários, mas não de ler e apreciar suas coisas…este sorvete está lindíssimo…faz tempo que não faço um por causa do frio…deu saudade.
    Vi lá na sua lista de sites o endereço do meu site antido, já mudei há alguns meses…atualiza lá depois ok? Agora o Sabor chama Rocambole…e está no blogspot.
    Beijos

  4. Camila:

    Onde vc compra extrato de baunilha? Se vc faz o seu, onde vc compra as favas? :P Achei que finalmente tinha achado extrato de baunilha no Brasil, mas o que eu comprei é bem esquisito, da marca Valeso. Mandei e-mail pro fabricante falando que o que comprei no exterior tem cor e cheiro bem mais intensos e ele continuou afirmando que era baunilha de verdade e tal. Podia até ser, mas tão diluída que não dá nem pra sentir o cheiro…

  5. Luiza:

    Olá Vitor,
    Vontade de comer o monitor nº1000 hehe
    Só de pensar em limão siciliano dá aquela vontade… *-*
    E definitivamente, preciso de uma sorveteira.
    Abraços,
    Luiza

  6. Nina:

    Fico até emocionada ao ver um sorvete de baunilha de verdade…com as “sementinhas” da fava da baunilha e tudo. E se for à base de anglaise então, deliro! rsrsrsrs
    bjo

  7. Luna:

    Eu tenho aqui em casa um azeite com limão, mas desconfio que não seja tão bom quanto o que você usou. De qualquer forma vou experimentar a combinação. :)

  8. Carla:

    Sorvete de baunilha é meu favorito. Estou louca pra fazer em casa.

    Também acho lindo ver as sementes da baunilha no sorvete. Parabéns e obrigada pela receita.

    Azeite no sorvete ainda não tive coragem de experimetar, mas vou. Só tem um jeito de saber se gosta, testando né?

    Quanto ao plágio, fiquei revoltada. Como assim “não sabia que precisava pedir autorização”? As pessoas acham que porque está na internet é de domínio público e tem que ser de graça. Mais lamentável ainda é essa frase vir de uma jornalista.

    Trabalhos são bons, sérios e tem direitos autorais independente da mídia e a Internet é só mais uma delas.

    Abraço,

  9. Carol Dallape:

    Vitor, a foto está linda, as sementinhas da baunilha no sorvete acabam sendo um charme… fiquei com vontade de experimentar…
    Bjos

  10. Adri (Nadeshiko):

    mmmmm… azeites saborizados são ótimos para harmonizar, não é? nunca tinha pensado em azeite com sorvete, mas deve ficar bom.
    você parece gostar mto de sorvete, né? qdo vier, há dois lugares em BH que têm o melhor sorvete:
    um é o easy ice- o melhor sorvete da cidade, segundo a Veja. recomendo muitíssimo o de manjericão com salada de alfaces (americano, roxo, crespo), tomate e mussarela de búfala.
    o outro é o alessa (http://www.alessagelato.com.br/conceito/)- um ambiente super agradável, moderno, chic e com deliciosas iguarias!
    beijos

  11. Joelma Silva:

    Vitor Hugo,
    Fazer bolo com azeite eu já fiz mas, sorvete? Bem, como sou muito curiosa vou tentar, depois conto.
    Sempre que eu uso baunilha numa receita, uso também acúcar aromatizado com as sementes e favas de baunilha. Eu uso meio quilo de acúcar refinado ( ou caster sugar ou superfine sugar) e sementes de tres favas. Coloco tudo um vidro e vou sacodindo o vidro de fez por outra para as sementes se dispersarem. Espero pelo menos cinco dias para utilizar meu acúcar de baunilha.
    Esta Senhora, autora do plágio nao deveria ser chamada de jornalista. Jornalista que se preza conhece a Lei dos Direitos Autorais. Hoje, mais do que há tres anos atrás a categoria “blog de comida” em portugues cresceu em número e em qualidade. Blogar é sério, nao exige apenas dedicacao e compromisso com os leitores, exige também competencia no desenvolvimento do conteúdo e respeito com quem le, e com os autores de receitas, isso tudo sem subestimar o leitor. Já o plágio, seja na web ou em outro veículo de midia, é sinomimo de preguica e incompetencia. Ou o que pode ser ainda pior: um vestígio de que a Lei do Gerson nao acabou. Plágio é muito feio.
    Abracos, Joelma Silva

  12. Patricia Scarpin:

    Eu quero muito provar este sorvete – já comi a combinação baunilha + azeite de oliva em forma de macaron (como já te contei) e me apaixonei.

    É tão lindo ver as sementinhas da baunilha aparecendo no sorvete, que delícia!

  13. Simone Izumi:

    VH,
    Omg, jura que é perfeito o combo????rsssss…eu quééééro!!!!
    E me bateu a curiosidade em saber se com o azeite que cheira a gás de cozinha, codinome trufado, ficaria bacana…
    é claro que elevaríamos o preço de nosso sorvetinho de creme a enésima potência.
    E que chato esse negócio da matéria…chega de ganhar dindin nas nossas costas. É ruim, hein!!
    bisous,
    si

  14. Daniel Magri:

    Fala Vitor, beleza?

    Pra gente que é da área e faz teste é comum ver receitas de sobremesa com azeite. Com certeza muita gente torce o nariz para essa combinação. Mas não vamos desanimar.
    Uma combinação deliciosa é sorvete de chocolate com azeite de pimenta.
    Um abraço.