Sorvete de Kiwi Caseiro

Para variar mais uma sugestão de sorbet, mas se quiser chamar de sorvete não tem problema nenhum. Desta vez o sabor escolhido foi o kiwi, ficou a essência pura.

Sorvete de kiwi na colher de sorvete por PratoFundo.com

Fruto nativo da China, sendo a planta uma trepadeira. Quando chegou ao Brasil não fiquei muito fã, aparência estranha: peludo por fora, bem macio por dentro com um verde berrante. Tinha achado azedo demais e gosto de menos. Porém, com o passar o tempo, mudei de ideia. Claro, provar o fruto bem maduro ajudou e muito nesse processo.

Tinha comentado que o preço não estava aquela maravilha, não passou dois dias e ele despencou! De quase r$8/kg, ficou por r$2/600g, a plaquinha brilhou longe para mim. A variedade usada foi do pequeno, ao menos era o que a embalagem dizia.

Sei que o álcool interfere no congelamento da água, entretanto não tenho lá tanta certeza se a quantidade usada de vodka tem esse feito todo. De qualquer maneira, o sorbet não ficou tão duro quanto seria o normal, afinal é basicamente água. Talvez a junção dos sólidos da polpa do kiwi, vodka e açúcar tenham contribuído para isso.

Devido a sua relativa acidez, o sorbet ficou um boa opção para encerrar uma refeição de modo bem refrescante e nada enjoativo.

Sorvete de kiwi na colher de sorvete por PratoFundo.com

Sorvete de Kiwi no estilo Sorbet

Pré-preparo: 16 h 55 min
Tempo de cozimento: 6 h
Total: 22 h 55 min
Rend.: 450 mL
Autor: Vitor Hugo

Ingredientes

  • 600 g kiwis pequenos e maduros (~13 unidades)
  • 100 mL água
  • 95 g açúcar cristal
  • 50 mL vodka

Modo de Preparo

  • Descascar os kiwis, cortar em ‘4’ no sentido do comprimento.
  • Bater os kiwis com mixer de mão ou processador até virar um pure.
  • Peneirar o pure de kiwi para retirar as sementes (opcional), junte a água lavando as sementes.
  • Adicione o açúcar cristal e a vodka, misture bem com o mixer para dissolver o açúcar.
  • Leve para a sorveteira e siga as instruções do fabricante.

Dicas

  • Açúcar: a quantidade pode variar dependendo da madureza do kiwi.
Você fez a receita? Me marca @PratoFundo ou deixe um comentário & avaliação!

Oi, Eu sou o Vitor Hugo!

Cientista e Cozinheiro que juntou duas paixões Ciência e Comida: a melhor combinação que existe! Diferente, né? Vem saber mais…

Deixe um comentário

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

16 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Ola!!! Adoro suas receitas de sorvete e sorbet!!! Animei tanto que sai e fui comprar uma sorveteira no shopping, a que mais parecia com a sua que encontrei foi a da Arno! Ela bate em uma velocidade somente, e numa velocidade relativamente baixa! Ela vem com um livro de receitas, e pra cada uma tem um tempo de batimento diferente, dentro de uma mesma categoria, como por exemplo os sorbets que cada uma bate um tempo. Por isso to muito perdida no tempo de batimento das suas receitas, que vc sempre manda seguir as orientações do fabricante! To perdida!!! Rsrsrs… Quanto tempo vc bate essa receita na sua sorveteira?

    1. @Paloma: varia bastante, depende da massa básica. Cada equipamento terá alguma diferença por causa da velocidade (é baixa mesmo) e o poder de reter/manter a tigela congelada. Na minha, geralmente, deixo no máximo 30 minutos qualquer tipo. Mais do que isso o motor já reclama e a tigela já começa a derreter bem.

  2. Adorei a receita! Qual a implicação em usar cachaça no lugar da vodka? Vou usar essa receita como base pra outros sorbets. Bjos adoro seu blog.

    1. @Kiria: na teoria, nenhuma. Porém, a cachaça tem gosto que pode interferir no sabor do sobert.

  3. Oi Vitor, tudo bem com vc? Se eu fizer o sorbet de vários sabores e colocar no freezer, ele vira um “tijolo” qdo for consumir? Ou tenho que bater qdo for consumir? Pergunto se for feito na sorveteira (que ainda não tenho mas estou querendo comprar).Bjs

    1. @Marcia: sorbets em geral vão ficar mais duros quando comparado com sorvete a base de creme inglês. Como são basicamente água, logo, gelo. Mas não tão duros a ponto de não conseguir fazer uma bola. Ah, isso para sorbets feitos na sorveteira. Colocar a base do sorbet no congelador direito sem fazer o “churn”, vai vira uma pedra de gelo.

  4. opa Vitor, obrigado, farei assim.

  5. Vitor,

    Gostei muito da receita como todas as outras, mas não tenho sorveteira, tem alguma outra forma que consigo fazer o sorbet?

    Abraço

    1. O método bate-volta: coloca no freezer, deixa congelar um pouco, bate, deixa congelar de novo, bate… umas 4-5x.

  6. Sou uma pessoa muito educada, mais eu não poderia deixar de falar.
    Porquê não tem “campo para COMENTÁRIOS” na receita de SOPA PARAGUAIA?
    …bem vou responder: Acho que vc que não se comportou como um profissional, qdo algumas pessoas ficaram chateadas com seu comentário, de que nossa cidade é MATO. Qdo a gente coloca a nossa cara na Internet, temos que aceitar críticas e vc pelo que eu ví não soube lidar com a situação, a ponto de tirar o campo de “comentários” da receita da sopa.
    …uma correção: Na SOPA PARAGUAIA não vai “pimenta”.
    Tenho certeza que fui bastante educada, obrigada Vitor Hugo.

    1. Errado em vários pontos. Vamos lá!

      O campo de comentário é removido automaticamente após certo período de tempo, mais precisamente 500 dias, que é tempo mais do que suficiente para gerar interação via comentários. Fato realizado para evitar o crescente número de spams gerados por robots na rede. Assim, cuidado do me acusar de alguma coisa.

      Chateadas? Não leram o meu texto, responderam o que quiseram. Desta maneira, tenho o direito de dar uma réplica também mais assertiva possível. Caso tivessem prestado atenção, eu gosto da sopa. O tema central o artigo é o prato. Caso eu realmente não tivesse sido profissional, nenhum desses comentários teriam sido publicados, percebe?

  7. Você está numa vibe em sobremesas geladas né? =D Eu só comi kiwi uma vez, e tb não gostei muito, especialmente da consistência.
    Ah, lembro que uma vez vc comentou algo sobre aquele livro de técnicas de sobremesas do Le cordon bleu, ele é bom? Tô querendo pedir ele de presente no dia dos namorados. :)

  8. adorei a receita
    anotadissimo

    bjks

  9. Isso é o que eu chamo de ser viciado em sorvete!

  10. q pecado esse sorbet, misericórdia! eu amo kiwi, mas nunca tomei sorvete do mesmo :(
    tb achei estranho qdo comi pela primeira vez, mas foi azar, porque eles estavam azedos pra chuchu. Meu pai diz que ele comia kiwi no Japão qdo criança e q lá ele pegava no mato e era uma delícia =)

  11. UHMMM!!! Já tenho um fim para os kiwis da minha cesta de frutas hoje hehe!!!