Resenha: “Os Segredos de Gordon Ramsay” de Gordon Ramsay

Livro: Os Segredos de Gordon Ramsay

Quem poderia imaginar que um dia eu iria ter um livro do Gordon Ramsay. Está certo que não comprei de livre e espontânea vontade, pois ganhei-o da minha irmã mais velha de Natal. Mas só o recebi agora, presente não tem hora! Sempre é bem-vindo.

O título em questão é “Os Segredos de Gordon Ramsay” (editora Globo, p. 224) sendo o primeiro editado no país pela mesma editora que trouxe os livros de outro chef, Jamie Oliver. Agora não sei se isso é bom ou ruim, já ouvi mazelas das traduções dos do Jamie. Ao menos, o livro do Gordon é de capa dura enquanto os do Jamie não (humm… A Itália de Jamie é capa dura, não? Não lembro).

Ao invés de ser dividido por tipos de receitas como de costume, a divisão é feita de acordo com os ingredientes principais do prato (frutos do mar, peixes, aves de caça e domésticas, …).

Particularmente, algumas receitas achei sofisticadas demais para o padrão brasileiro. Não sei de vocês, mas no meu menu não entra ostras, lagostas, vieiras, lagostins, camarões parrudos com grande facilidade assim, nem codorna, pato, galinha-d’angola, coelho e outros animais diferentes, hehehe. Ah, isso não é uma crítica em si, é apenas uma constatação da diferença de cozinhas (por exemplo, a do Jamie nos livros é mais “simples”). E lógico, podemos sempre adaptar uma receita.

O que peca realmente no livro é: poderia ter mais fotos! Sim, minha gente para mim livro de receitas tem que ser recheados de fotos. O apelo visual conta e muito, mas o meu objetivo com as fotos é aprender e ter mais idéias de como montar um prato. Ok, para alguns estará repleto de imagens.

Invariavelmente, a primeira receita que desejo testar é uma sobremesa: torta de maracujá e laranja que tem uma foto extremamente apetitosa! Além de querer testar uma nova variante da Pâte Sucrée.

Agora resta saber se as receitas são boas mesmo… só o tempo dirá.

Os Segredos de Gordon Ramsay de Gordon Ramsay
Editora Globo – 224 páginas , 2008
Preço médio: r$43

Artigo por: Oi, Eu sou o Vitor Hugo!

Farmacêutico, Produtor Gastronômico e Comunicador de Ciência de Alimento. Uma combinação diferente, né? Vem saber mais…

Fez ou tem uma dúvida sobre a receita? Comente!

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

10 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Eu concordo contigo, livro para mim tem que ter fotos! :)

    abracos

  2. @Odete: seja bem-vinda! Espero que volte sempre, hein? Antes de comprar qualquer livro sempre tento olhar na livraria, depois compro pela rede… sair mais barato. :)

    @Fabiana: na verdade, este é o primeiro. Ele tem vários outros, como o Jamie. Se este fazer sucesso, os outros devem aparecer também.

  3. Ah, com certeza vou querer esse livro para minha coleção. Pra ser sincera, nem sabia que tinham lançado livros do Gordon Ramsay em português! :)

  4. Cheguei ate aqui atraves do Agdah e gostei. Estou com voce os sobre livros com fotos. So compro se tiver , se nao to fora, nao me atari. Sorte que aqui na Barnes & Nobles folheio todos p/ checar as fotos.
    Parabens pelo blog.

  5. @Marizé: ele tem um a receita de sorvete de baunilha… que tentação de fazer com a fava que você me deu! =OO

    @laila: o livro de maneira geral é bom, tirando algumas receitas do frutos do mar e das carnes, as outras (frutas, vegetais, massas) não são tão impossíveis assim. Particularmente, nunca tive problemas com as receitas traduzidas, mas… se eu pudesse só comprava o original, hehehe

    @Agda: aaaeeê! Alguém concorda comigo! =D Tem que ver o prato, ainda mais se for algo fora da realidade do dia-a-dia.

    @Aline: sem dúvida, conhecer novas receitas ajuda a criar outras. Mas alguns ingredientes é virtualmente impossível de comprar (para mim), como lagosta! Vai que eu não gosto? hahahahah

    Sobre a coleção da Abril, eu falei um pouco neste post “A Grande Cozinha: Massas“. Depois, a Nina comentou sobre um erro/gafe gravíssimo na edição de uma foto (Aceita uma mosca…ops um Merengue?). Vi e comprovei, tinha uma mosca na foto! =p

  6. Uma pergunta. Você está comprando a coleção da Editora Abril??? Qual foi a sua impressão? Se já tiver comentado aqui, peço que me envie o link.
    Um abraço.

  7. Hum! Não vi o livro, mas já que é um presente, vamos lá!
    Realmente é meio desanimador ver receitas com ingredientes semi-impossíveis, especialmente quando moramos perto do fim-do-mundo que é o meu caso também. Mas, por outro lado acho que vale a pena conhecer certas receitas, quem sabe, né? Talvez algum dia a gente tenha a oportunidade de encontrar os ingredientes…
    Só pela qualidade das receitas do Gordon (pra quem já viu os programas dele) já vale a pena ter o livro.
    E tem uma coisa que eu concordo com vc, o importante é que daí a gente tem um monte de idéias novas, de receitas, preparo e montagens de pratos diferentes.
    Aproveite bastante!

  8. O grande problema das traduções… É incrível que certas editoras sejam tão descuidadas, subestimando a inteligência dos leitores. Concordo plenamente com vc, em minha opinião um bom livro de culinária tem que ter uma foto para cada receita.

  9. eu estava tentada a compra-lo mas dado os ingredientes nao em parece tão interessante assim, prefiro o simples, mais usual..
    ah e o livro da italia do jamie é capa dura! e tradução bem existe alguns termos q a gente percebe q estão meio fora de contexto mas nada que prejudicará sua receita…tds q eu testei deram suepr certo!

  10. Fico anciosamente à espera dessas receitas!

    Beijocas