Conheça a Miracle Fruit

Não é a fruta in natura, mas o extrato seco do fruto da planta Synsepalum dulcificum. Não sabe o que é? Sem problemas, a gente explica.

Synsepalum dulcificum 091109-0970

Foto de Tony Rodd

A planta produz um fruto que contém uma substância chamada miraculina, uma glicoproteína (leia-se uma estrutura protéica ligada com um carboidrato). Até aqui tudo bem, glicoproteínas são comuns nas nossas incríveis plantinhas.

A miraculina é diferente. Por algum mecanismo ainda não muito bem descrito, a substância consegue interferir nas papilas gustativas, principalmente na nossa percepção do gosto azedo/ácido transformando-os em respostas doces. Isso mesmo. Tudo que é azedo ficará doce depois de comer a fruta ou o extrato dela.

Já faz um bom tempo que conheço a dita, estava louco atrás da fruta (quase impossível aqui no Brasi) ou das pastilhas do extrato. Adivinha o que aconteceu? Consegui colocar as patinhas mãos numa caixa das pastilhas!

Miracle Fruit

Ganhei da Miss A. Ela sabia que eu queria, e me deu de presente. A caixa veio dos EUA e provavelmente foi adquirida via Think Geek. Chega de papo e vamos ao teste em vídeo!

[Link do video: Miracle Fruit]

A ação da miraculina realmente funciona como pode perceber, é bem estranho além da zuada legal no paladar. Não saberia dizer quanto tempo durou o efeito, como testei de noite justamente por causa disso, para não ficar com o paladar alterado durante o dia.

A lista de produtos testados:

  • Limão taiti
  • Limão siciliano
  • Maracujá azedo
  • Vinagre de vinho branco
  • Vinagre de tangerina
  • Vinagre balsâmico
  • Vinho branco
  • Mostarda dijon

E você, se animou com a possibilidade de tudo, teoricamente, ser doce? heheheh

Miracle Fruit
Vitor Hugo

Mestre em Ciência de Alimento, Farmacêutico-Bioquímico e Gastrônomo. Atua como Produtor Gastronômico e Comunicador de Ciência. Criou o PratoFundo para ser o portfólio de gastronomia e ciência.

Fez ou tem uma dúvida sobre a receita? Comente!

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

30 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Tania Pereyra:

    Fiquei tão curiosa que comprei uma cartela na Amazon. Ontem fiz o teste e foi muito legal. Vale pra dar umas risadas. Mas e a coragem pra colocar um pedaço de limão na boca??? Até passar que aquilo é azedo e e vai ser ruim é muito engraçado.
    Outro dia um dos chefes do Top Chef Texas fez uso da miraculina, mas nem assim ganhou a prova.

    Adoro seu blog. Abraços.

  2. @PaprikaNatal:

    Conheça a Miracle Fruit http://t.co/67Yuu5ag

  3. Elvira Troccoli:

    Adorei conhecer seu blog, iremos à São Paulo em fevereiro de 2012 e suas dicas são muito boas, valeu!