AMMA Chocolate 50%

AMMA Chocolate 50%

Para dar o pontapé inicial no Sortidus escolhi falar de um produto brasileiro, do ramo de doces e de qualidade. Sejamos francos, o mercado brasileiro para tais produtos é uma lástima mesmo com uma variedade incrível de ingredientes locais.

Escutava e lia muito sobre o bendito chocolate Amma. Brasileiro, baiano, especial e adjetivos mil. Só restava ver de perto do dito, já estava entrado o antigo lugar ocupado pelo chocolate Valrhona… que todo mundo proclamava o santo, mas na hora de mostrar o milagre, sumia!

Numa dessas sapecadas em São Paulo, a oportunidade apareceu. E foi melhor do que a encomenda. Além de encontrá-los (praticamente a linha toda), ainda tinha uma promotora de degustação. Ha, degustação de chocolate?! Opa!

Depois da primeira prova, bateu aquele arrependimento. Céus, por quê? Por que tinha que ser bom? Why? E agora eu vou ter que comprar.

AMMA Chocolate 50%

Como não seria po$$ível degustar todos de uma vez só, escolhi o 50% (você está nela) e o 75% (resenha por vir). Para ter uma ideia dos contrastes entre os chocolates.

Design da embalagem é simples, porém funcional. Neste caso, trabalha em favor da peça. O velho conceito de less is more (menos é mais). Pois, quem deve ser a vedete é o chocolate. Podem achar de uma tremenda bobagem, mas para fechar a embalagem usa fecho físico. Nada de cola!

Falando do dito! Tem aroma adocicado, de cacau e chocolate (dã!). Já o gosto, a melhor palavra para descrevê-lo seria redondo. Ok, equilibrado. É a ponte entre o dulçor do chocolate ao leite e os amargos, macio e não agressivo no quesito do amargor.

Claro, sendo 50% isso é o desejado. Entretanto, quem estiver acostumado apenas com chocolates ao leite irá sentir uma grande diferença. Mesmo que não tenha arestas no seu gosto, não faz milagre. O aftertaste (desculpa aí, mas retrogosto é feio pacas) é agradável, preservando as características gerais e ouso dizer alguma acidez recorrente.

Voltando para a embalagem, na parte interna é impresso os ideais e a missão em relação aos chocolates que você pode ler em Missão.

AMMA Chocolate 50%

Não digo que seja uma falha, mas também não é uma qualidade por assim dizer. É um produto caro, paguei R$22,30 na barra de 80g. Claro que o público-alvo da marca paga isso (ainda mais na loja em que comprei), porém eu ficaria mais contente se fosse mais acessível. Ou que ao menos tivesse 100g. Sim, 20g faz uma baita diferença no meu psicológico.

Vitor Hugo

Mestre em Ciência de Alimento, Farmacêutico-Bioquímico e Gastrônomo. Atua como Produtor Gastronômico e Comunicador de Ciência. Criou o PratoFundo para ser o portfólio de gastronomia e ciência.

Fez ou tem uma dúvida sobre a receita? Comente!

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

2 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Andrea:

    OI Vitor,
    Adorei seu novo blog!! Estou querendo provar um chocolate da amma faz tempo, mas ele ainda não chegou aqui no Rio… mas pelo preço é só para provar mesmo!
    bjs e muito sucesso!

  2. Carla:

    Oi Vitor, eu já te sigo no Prato Fundo, imagine agora com este aqui só com doces!

    Bjs

    Carla