Balanço do 1° Ano do Prato Fundo

Bolo de Coco

Muito tempo depois, este singelo Prato completa 01 ano de vida neste mês! Várias coisas aconteceram, muitas receitas (ok, nem tantas assim), contatos, conversas, amizades e picuinhas de minha parte! Yay!

Este post é para agradecer a todos que estiveram por aqui durante esse tempo, convidar a permaneceram e compartilhar esse nosso gosto (obsessão? amor? devoção?) em comum: comida. Além de dar as boas-vindas para quem chega agora!

Apresento um balanço geral do que aconteceu por aqui e algumas opiniões a respeito dessa fatia da blogolândia que como tudo tem o seu lado bom, mau e feio. Hohoh. ;D

Estatísticas do Prato Fundo

  • Passaram: +60 mil visitantes (1° Abril/2007 – 31 Março/2008), o número real não tem como dizer, cada serviço de estatística diz uma coisa.
  • Dia com mais visitas únicas: 971 visitas em 29/03/2008 com o “Frango & Legumes ao Curry” devido ao link no Tastespotting; 772 visitas em 18/03/2008 por causa do post da Eliana no Sabores da Lica.
  • Melhores referências de blogs: os blogs que mandaram mais gente para cá foram da da Eliana do Sabores da Lica, Cinara do Cinara’s Place, da Elvira do Elvira’s Bistrot, da Dadivosa do Dadivosa. Tudo por causa de um singelo link num post, bacana! :)

    O que vai ter de gente querendo virar “amig@” delas =P. E mesmo conhecendo apenas uma delas no mundo real digo que são todas bacaníssimas! Muito mais que uns e outros pra lá de afetados.

  • Total de post: 153 textos.
  • Post mais visitado: foi “Polvilho Azedo, Doce e Fécula de Mandioca” com +3,4 mil visitas. Agora não se choro ou dou risada, feliz por ter um texto que ajuda outras pessoas ou triste por que não é uma receita! Óh dúvida, cruel! heheheh
  • Post mais comentado:Portugal trouxe-me Wizard of Oz” e “Dicas: Onde ir em São Paulo?” com 26 comentários.
  • Total de comentários: +1000 comentários (junto com os meus, tentei calcular, mas na build nova do WordPress eu não encontrei o valor total).
  • Principais palavras chaves: mango chutney, polvilho, alginato e fécula de mandioca.
  • Buscas estranhas: desde que o Eduardo Luz do Da cachaça pro vinho comparou a Casa Santa Luzia com um sex shop num comentário no post “Dicas: Onde ir em São Paulo?“, o que cai de gente aqui não é brincadeira. Povo tudo safadjenho, ;D~

    Acho que nem preciso comentar, mas muitas pessoas devem acreditam que o Oráculo é pessoa física, pois fazem perguntas como se fizesse para uma outra pessoa. Aparece também muitos visitantes a procura da grife e do escrito francês Victor Hugo, pois escrevem o nome sem o C. Além de gente a minha procura, com meu nome, o prato… tudo! Medo.

  • Fatos aleatórios: já perguntaram se o Prato era um restaurante, se eu dava aulas, quando teria estágios, preços e afins, querendo receber material em casa de graça (!!!). Dos spams que recebo volta e meia aparece um assinado como Nigella! Huheuheuehu Tá, né.
  • Confissão: sempre dá um frio na barriga quando tem comentário do Michel e da Nina! Não é tratamento especial, menosprezo pelos outros comentários ou coisa parecida, nada disso. Gente, eles são profissa, saca? Vai que falei besteira no post, o que não é muito difícil de acontecer. Mas podem continuar comentado assim mesmo, viu? :)

    No começo vivia confundido a Luna do Quiche de Macaxeira e a Patricia Scarpin do Technicolor Kitchen. Deve ter sido por que conheci os dois blogs na mesma época.

  • Curiosidade: já devo ter dito tempos atrás, mas só tomei consciência dos blog de comida em português (até então, eu só entrava nos gringos) quando o Daniel do É Isso! indicou o blog da Dadivosa. Daí, você já imagina o estrago! Então, qualquer reclamação é com eles, hahahah.
  • Cópia: ninguém me plagiou na rede (que eu saiba), mas soube que copiaram meus textos sobre gastronomia molecular (“Molecular: ABC de Quem Não Sabe Nada – Parte 1” e “Molecular: ABC dos Métodos Básicos – Parte 2“) para um trabalho no mundo real! Aleatóoorio, mas tudo bem! Só fiquei com dó da pessoa, porque eu escrevo mal pacas! Foi um aluno da Nina, a própria me disse cara-a-cara!
  • Veneno: Opinião sobre a blogolândia de comida: como tem autores que se acham a última coca-cola do deserto na melhor das hipóteses. Sempre falam num tom de superioridade e prepotência, dando a entender que é um favor terem feito tal blog, e que deveriam estar num pedestal. Sem mencionar a maneira esnobista com que tratam os visitantes que comentam. Cada coisa que chega a dar pena dos comentaristas. Eu acreditava que fossem picuinhas de minha parte, mas tive algumas confirmações que validam as minhas opiniões. Meu sentido aranha funciona até no mundo virtual. Niiiiice! :D

    Da mesma forma que não devo agradar tantas outras (muitas vezes por causa do meu senso de humor torto e a péssima mania de querer explicar tudo), uhauhauah. Pô, mas eu sou tão legal, vai! Quê?? Não?!! Mancada, hein! uheuehueheuh Humildade sempre, minha gente. Se ofendi alguém aí, não foi minha intenção, desculpa ae! ^__^

    Ia dizer que foi tudo com as melhores intenções, mas vem aquele ditado: no inferno o que não falta são boas intenções, uheuehuehe.

    Sem falar de outras que simplesmente mostraram que não são tão verdadeiras assim. Pega uma idéia mega difundida na rede e induz seus leitores acreditarem que foi criação própria e não faz nada para explicar a “confusão”. Tão feio quanto o plágio. Honestidade djá!

    E definitivamente, o mundo da comida (real e virtual) é um ovo e todo mundo se conhece.

  • O lado bonito: por causa do Prato conheci muita gente bacana neste mundo virtual que vale a pena. O que mostra que a grande maioria são maçãs boas e que somente uma ou outra são podres como citado acima.

    Um forte indicativo de gente bacana foi o Amigo Secreto 2007 (mesmo com os altos e baixos) que reuniu 41 pessoas sem excluir ninguém promovido pela Laila do Comidinhas do Bem. Como foi divertido as mensagens, as “festas” das esquecidas no meio do mar, está certo que me perdia legal! Pô, 40 meninas “falando ao mesmo tempo” é demais para a minha capacidade de homem em acompanhar, muita informação junta! uehueheuehuehu

    Fiz vários laços de amizade com pessoas que nunca vi na vida, mas que transparecem ser gente boa, simples assim. É o bom e velho: sabe quando tu vai com a cara? Então, é nessa linha. Não tem uma explicação lógica, mas nem precisa. Né, Cinara? ^__^v

    Tive a oportunidade de conhecer no mundo real duas pessoas que fazem parte da blogolândia: Eliana (do Sabores da Lica) e Nina (do Gourmandise). Nem preciso dizer que são super legais, né? :)

O post foi longo, resumidamente foi isso que aconteceu neste primeiro ano de vida. Quanta coisa, não? Bom, muito obrigado a todos que participaram e participam daqui. =D Ah, receita do bolo vem amanhã.

p.s.: NÃO é piada de primeiro de Abril! Heheh.

Oi, Eu sou o Vitor Hugo!

Cientista e Cozinheiro que juntou duas paixões Ciência e Comida: a melhor combinação que existe! Diferente, né? Vem saber mais…

Deixe um comentário

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

37 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Oi Cláudia

    Agradeço a visita e os comentários! Maaas como assim famoso? uhauhuah Que isso! :) Muito obrigado pelos elogios, também espero que este sejam o primeiro de muitos anos, né? :D

  2. Antes tarde do que nunca, vim olhar seu blog, que apesar de famoso, ainda não conhecia, e acredite que não foi por pouco caso não,foi muito pouco tempo. Vi seu blogversário no Queijo e acabou ficando lá. Agora prometo que conhecendo-lhe melhor, afinal as referências de Lica, Goreti e Cinara tem muito peso… vou por o seu link no meu humilde blog. Gostei muito do seu post, suas palavras, enfim sua visão realista da blogosfera, onde realmente tem de tudo, desde as coca-colas do desertoe até aqueles em que menos é mais. E sua visão otimista, que afinal é o que vale, tantas amizades legais, virtuais e que mais cedo ou mais tarde se tornarão reais. Feliz Aniversário ao seu blog e continue com a gente por muitos e muitos anos!

  3. Oi Elena sem H,

    Adorei o seu “nick”, heheheh. Deveria adotar um parecido, Vitor sem C e sem acento, heheheh. Agradeço o comentário e a visita! =D

    Também espero que mais anos venham, hein? =D Muito obrigado!

  4. Parabéns pelo primeiro ano, espero que sejam vários.

    ELena sem H

  5. Vitor,venho atrasada,mas já me fartei de rir…!!!! Ainda não desisti da nossa festinha no meio do oceano…rsss!!!!!!
    Tambem o meu fez 1 aninho no dia 30 Março,e tambem tenho muitas coisas boas….espero que continue.
    Bjs
    Kini

  6. @Cinara: sem dúvida! Difícil explicar essa afinidade, né? Tantas coisas em comum, não? =D Temos que dar os créditos e agradecimento para quem nos ajuda, anda mais justo! ^^ Opa, suuuupa star seremos, hein? Mas humildes, sempre! uhauahuahauha

    @Migas: como assim também não acho que escreva assim tão mal”?? =OO Quer dizer que escrevo um pouco mal, é? uhauahauhau Diversão sempre! Sem humor a vida que nem sempre é fácil ia ser um porre, uheueheu =D

  7. Parabéns Vítor! Fico muito feliz por este primeiro ano de sucesso! Muitos mais virão, concerteza! Adoro os seus textos e fotos! E também não acho que escreva assim tão mal. Aliás, utiliza um tom bem divertido que eu adoro! :o)

    Beijo e sucesso!

  8. PARABÉNS E VIDA LONGA AO PRATO FUNDO, VITOR!!!
    Tá certo que o nosso santo “bateu” bem antes disso, lá nos tempos do Aleatório, certo?
    Adorei relembrar os fatos marcantes do Prato neste último ano, e fiquei literalmente emocionada ao ser citada por você e lisonjeada ao ver que tive uma pequenina participação no seu sucesso!
    Mas vamos combinar que, mesmo quando nos tornarmos grandes estrelas da blogosfera, nós vamos continuar tratando todo mundo com humildade e respeito, OK? (hihihihihihi!)
    Beijo grande!

  9. @Ligia: muito obrigado! =D Prato será eterno enquanto durar, sempre.

    @Cinthia: uma das várias razões da existência do Prato é justamente esta! Mostrar para todo mundo que a cozinha não é um bicho de 7 cabeças e com um pouquinho de boa vontade e persistência tudo é possível! Fico feliz que esteja sendo útil pra ti! :D Vou morrer na inveja de ti que vai poder comprar Marple Syrup baratinho, heheheh

    @Fer: sempre as ordens! =D

    @Anna: pad! =D Huhauhauha IN-CON-VE-NI-EN-TE! Sempre! \o/ Né, verdade djá!

    @Karen: domo, Karen-sama! \o/ Por mais que a gente veja na tv, eu ainda me espanto com o trânsito de SP… e justamente quando vou pra lá tem o maior congestionamento! Fica pra próxima, ^^

    @Goreti: hey, maaa como assim sou coca-cola, hein? Só se for a light, uheuehuehu! Obrigado!

    @Odete: muito obrigado! Num falei nenhuma mentira, heheheh. Eu ia usar “a última bolacha do pacote” ou “a última trufa de Alba”, uheuehueheu

    @Eliana: como assim muitas verdades?!?! =OO É tudo verdade, uhauahuaha. Olha que eu vou, não recuso boca livre por nada nesta vida, uheuehuehe Não se preocupe, já tens morada cativa aqui! ^^

    @Daniel: gente, gente ele é o outro culpado! uehuehue E não, é? O que uma simples indicação resultou, hein? =D

  10. Opa….é um senhor retrospecto. Se eu soubesse que daria nisso, teria falado com você antes…hahaha

  11. O meu amigo que lindo esse post, adorei ler e realmente falou muitas verdades. Olha por enquanto eu não tenho verdadeiramente nada a perdoar a não ser a saudade que você deixou em mim por aqui e mas pra frente quando voltar se não vier almoçar ou jantar com a gente aqui em casa aí não vou perdoar. hahahahha

    Beijos, eu adorei conhecer você e se tornar uma amiga pois é assim que me considero. hahahha

  12. To atrasada…mas vim te dar os parabens. Que texto hein! Achei muito bom, sincero e bem irreverente. Essa da “ultima coco-cola do deserto” eh boa!!! Ja conheci outras expressoes para os mesmos casos…mas essa surpreendeu.
    Felicidades e inspiracao para o proximo ano.
    bjs

  13. Congratulations!!! Sou fanzoca dos seus post, acho que vc escreve de uma maneira bem arrojada, irreverente, alegre, despojada…se fui repetitiva, perdão hehehehe…vc me dá a impressão de ser mais uma entre milhares de coca cola, bem ascessível,e não a única no meio do serto… e isso é bem prazeiroso para quem está do lado de cá da rede…Quero profetizar muitos outros anos da delícia de poder sempre encontrar um “Prato Fundo” a nossa frente.

    Beijos!!!

  14. Gostei do post, Vitor! Parabéns!
    Queria tê-lo encontrado em SP, mas ando evitando a capital por causa do trânsito. Bicho do mato tem dessas!

    Abraços!

  15. Parabéns!!

    Você merece todo o sucesso, Vitor/Clow/Sensei =D

    E continue sendo “inconveniente” e falando a verdade, nada é mais refrescante que isso!

  16. Não, mas vou tentar…obrigada pela dica.
    Beijos

  17. Oi Vitor,

    Adoro seu blog e não poderia deixar de dar parabéns pelo aniversário de 1 ano, parabéns!!

    Acho que só comentei alguma coisa aqui uma ou duas vezes, te conheci pelo blog da Cinara e como estou aprendendo a cozinhar você não imagina como seu blog e suas explicações me ajudam!! Amo de paixão ler os detalhes, uma, duas, quantas vezes precisar… assim como já falei uma vez pra Cinara, se um dia eu virar uma boa cozinheira, foi por bons professores (mesmo virtuais) que eu tive.

    Sou blogueira também mas de um assunto que não tem muito a ver com comidas, mas tem tudo a ver pq vou me mudar e não vai ter ninguém pra cozinhar pra mim…. rsss

    Curti tanto seu blog e alguns outros que falam de comidinhas que no meu feed reader vc já tem lugar garantido ;)

    grande abraço!!

  18. Vitor, parabéns pelo aniversário! Descobri seu blog há muito pouco tempo mas já virou referência pra mim e pros amigos….Espero que você continue por muito anos cozinhando maravilhas e divertindo os seus leitores do Prato Fundo!

  19. @Akemi: Obrigado Akemi! ^^ Eu já tava um bom tempo pra dar a minha opinião de como está e anda a blogolândia… tem gente que tira so sério, mas hoje é dia de festa! Bolinho vem amanhã.

    @Patricia: Obrigado, pat! Que eu não confundo mais! :D

    @Aline: Hohoh, mas eu sei! Segundo o seu primeiro comentário tu estava em busca de receitas e livros. Me passou algumas dicas sobre a farinha de amêndoas, lembra? Foi no post dos sonhos de consumo! :) Fico lisonjeado com tanto carinho pelo Prato! =) Tento fazê-lo da melhor maneira possível. Muito Obrigado! ^^ Ah, nem sempre aparece duas mensagens, só de vez em quando, hehehe.

    @Leandro: Valeu pelo parabéns! =D Como assim teve muita verdade? uhauha É tudo verdade! Não, não se preocupe as nossas “brigas” por causa do sal não fazem parte… a não ser quando digo das picuinhas (leia-se: chatice mesmo) de minha parte, heheheh. ;D

    @Fer: Fico feliz que tenha gostado! \o/ Agradeço o carinho com o Prato. :) Ah, eu também uso o Google Analytics, além dele uso outros dois via WordPress que é o sistema que uso para fazer o blog, e um que fica no servidor que salva o blog. Muita gente usa o http://www.sitemeter.com/ , já tentou ele?

    @Leo: Valeu pelos parabéns! =D Não tenha medo do Tastespotting, não! A noção de beleza deles é meio estranha, por exemplo, até hoje enviei 9 receitas e apenas uma foi barrada. O meu yakisoba que eu achava que estava bem arrumado não passou, porém o Curry de Frango que a foto não ficou aquelas coisas passou, vai entender! heheheh Concordo plenamente com o que disse, mas mesmo assim eu – ainda – me espanto com essas pessoas sem noção! uheuehuehe

    @Carla: brigado! =D Esse mês vai ser de festa, heheheh. Fica triste não, já faz um tempinho que a Nigella não aparece!

    @Fabrícia: uhauhauha, a gente tenta, né? Muito Obrigado! =D

    @Leila: Fico até sem jeito com tanto elogio assim! Será que mereço tudo isso? ^^ Faço o Prato da melhor maneira possível, desejo mesmo que todos que passem por aqui se sintam acolhidos e percebam que a cozinha é um lugar único, né? Muito obrigado! =D

    @Laurinha: continuar sempre! =D Pode se servir a vontade, o Prato é livre! ;) Tastespotting é um lugar mágico!

    @Bruno: Agradeço a visita e o comentário! Pode aparecer mais vezes, hein? =D A vida sem uma pitada de humor não seria a mesma coisa, então, tento tirar graça de tudo! Principalmente quando dá errado, uheuehueh Fazer o que né? Como eu gostaria de fazer mais receitas, mas temos que ir com parcimônia! :D

    @Marizé: Mas eu lembro, heheh. Foi com a máxima “com uma perna ás costas”” no post do Bori-Bori. :D Sério que foi por causa das minhas linhas que parou por aqui? ;) Nossa, ia ser o máximo sua visita por aqui! \o/ Ou quem sabe, eu não vá para Europa um dia também hehehe. Muito obrigado!

    @Laila: uhauhaua, praticamente o “bendito”, né? De vez em quando falar umas verdades são sempre e muito bem-vindas, ;D A gente que tem que te agradecer por ter montado o amigo secreto, esse ano tem que ter repeteco, hein?

    @Luciana: sério? =D Fico muito feliz! \o/ Muitas coisas boas irão vir, assim a gente espera! Muito obrigado! ^^

    @Nina: uhauahuah, pois é, passou rápido! É cada coisas que esse povo procura, mas tudo bem. Essa referência do sex shop ainda vai render muito pano! Acrescentei no texto onde que copiaram o texto, não sabia se podia falar assim, uehueheuhe. Né, as coca-colas a gente nem comenta muito, uheueheuheue

    @Agda: que isso! =D Muito obrigado! ^__^

    @Dadivosa: gente ela é a culpada! uheuehue Sempre estará, assim nós desejamos! =D

  20. Vou repetir mais ou menos o que disse no lançamento… que o prato, além de fundo, esteja sempre cheio :)
    Parabéns pelo aniversário! ;***

  21. Vitor, contigo ninguém pode!!!! Parabéns pelo aniversário.

  22. Olha! Um ano! Parabéns! A gente vai completar um ano em maio.
    Não sei se é mais engraçado as pessoas entrarem aqui procurando pela grife ou pelo escritor!
    Sei q esta história do Santa Luzia/templo/sex shop virou referência para nós!rs
    Foi um aluno meu que te plagiou! Dei nota zero e escrevi o endereço de onde ele havia copiado…fala sério!
    Eita, última coca cola do deserto….hum…deixa pra lá!
    bjo.

  23. Mesmo participando apenas há três meses no blog já visito o seu a muito mais tempo, e sempre gostei do seu jeito espontâneo de escrever. Parabéns pelo sucesso do PF. Espero muitas surpresas deliciosas para os próximos anos.

  24. Vitor,

    o “homi” corajoso…..se “enfiou” no meu da mulherada, postou grandes verdades de um lado nao tão bonito dos blogs…

    parabens por td isso ai em cima, por tds os posts informativos, as belas fotografias, a dedcação ao blogt…enfim mto sucesso no mundo real e virtual!

    bjs

  25. Parabéns!
    Li de fio a pavio, adorei o post, aliás, foi a tua maneira de escrever que me cativou, lembro-me que um dos meus primeiros comentários no PF foi sobre o grau de dificuldade de uma receita, você dizia que era com um braço atado (ou amarrado, não me lembro ao certo), e eu perguntei se isso era mais fácil ou mais dificil do que com uma perna ás costas. Hehe…
    Continua, e espero que um dia wizard of oz viaje até ao Brasil (pode ser de balão) e encontre o Vitor Hugo.

    Bjs

  26. Cara,

    eu leio seu blog bastante, só pra ver as novidades. Acho bem sincero, divertido e espontâneo. Acho mto legal qdo vc diz o que não deu certo… rs

    Bom, continue. Só sugiro que poste mais, e mais receitas! Sempre é bom! rs

  27. PARABÉNS!

    Gosto muito de vir aqui me servir no ‘Prato Fundo’.

    Ah, arrasou no Tastespotting!

    E que continue!

    Beijinhos,

  28. Querido Hugo,

    Adorei teu post e a imagem que tenho de ti é que és um cara de bom coracao e isso me encanta e é por isso e pelos belos posts que visito teu blog. Me sinto bem vinda aqui e é por isso que volto sempre. Nem todo mundo consegue fazer isso mas tu consegues e te congratulo por seres assim e pelo aniversario de 1 ano de blog.
    beijinhos

  29. Parabéns Vitor Hugo….não é mole não.
    Bjs.

  30. 1 – Parabéns pelo blog e pelo aniversário
    2- Nunca tive coragem de postar no Tastespotting, mas você acabou de me inspirar. Valeu Vitor.
    3- Sim, vira e mexe a gente acha alguém que “se passa” no mundo blogueiro. Mas, na minha humilde opinião, cada leitor merece o que lê, heheh. Só volta quem se identifica com o autor. E eu confesso que leio seu blog quase todo dia, desde que descobri. Grande abraço e que venha mais um ano.

  31. Amei o post, li do começo ao fim e vi que saiu do coração…adoro seu jeito de escrever e me sinto como vc este ano, já que comecei há apenas 4 meses…Parabéns, fique sempre conosco porque te adoramos…eu pelo menos adoro. Beijos

    ps: qual site de estatísticas vc usa? eu uso o Google Analytics mas queria outro tb…

  32. Parabéns meu velho!
    Teve muita verdade no que você escreveu!
    Só espero que nossas “brigas” pelo sal se higroscópico ou não não estejam aí no meio… :p

  33. Oi Vitor. Parabéns pelo níver do blog!!!
    Fiquei supercuriosa e fui clicando em todos os links que você postou…rs… pena que não dá para acessar tudo daqui tem muitos blogs que são bloqueados aqui no trampo.
    O engraçado é que eu nem lembro como achei o seu blog, provavelmente eu estava fuçando na net atrás de receitas de cupcakes.
    Vou dar uma babadinha tá?
    Acho seu blog hiper legal, é o tipo de coisa que realmente dá vontade de acompanhar, é a minha novela no computador…hehe. Não consigo ficar um dia sem dar uma passadinha aqui para conferir as novidades e ler os seu textos sempre interessantes, ver aquelas fotos de babar, as receitas que dão água na boca e sempre com algum comentário, no mínimo bem humorado.
    Para mim, que ainda não posso ganhar a vida na cozinha, é um alento vir aqui, é a hora do recreio…rs…
    Ah! Me desculpe porque a minha mensagem SEMPRE é postada duas vezes. É problema aqui do meu servidor. Não é problema de BIOS, tá?
    Bjus e parabéns!!!

  34. Feliz Aniversário pra você, então! E muita, muita festa nesse prato fundo!

    (E eu acabo de ficar bem triste, porque a Nigella nunca me mandou e-mail… Meus spams são só pra vender remédio…)

  35. Parabéns, feliz bloganiversário, Vitor Hugo! :)

  36. Parabéns, Vitor pela primeiro anivesário do seu blog! Adorei o post, falaste tantas verdades sobre este mundo virtual! E não acho que vc escreva mal nem um pouco! Espero pelo bolinho amanhã! Abraços!

Trackbacks/Pingbacks

  1. Mais Um Ano de Vida: 2 Anos de PratoFundo — Prato Fundo

    […] do ano passado, nada de ficar remoendo o que passou. Nada de balanço ou falar de picuinhas, de coisa chata basta […]