Balanço do 1° Ano do Prato Fundo

Bolo de Coco

Muito tempo depois, este singelo Prato completa 01 ano de vida neste mês! Várias coisas aconteceram, muitas receitas (ok, nem tantas assim), contatos, conversas, amizades e picuinhas de minha parte! Yay!

Este post é para agradecer a todos que estiveram por aqui durante esse tempo, convidar a permaneceram e compartilhar esse nosso gosto (obsessão? amor? devoção?) em comum: comida. Além de dar as boas-vindas para quem chega agora!

Apresento um balanço geral do que aconteceu por aqui e algumas opiniões a respeito dessa fatia da blogolândia que como tudo tem o seu lado bom, mau e feio. Hohoh. ;D

Estatísticas do Prato Fundo

  • Passaram: +60 mil visitantes (1° Abril/2007 – 31 Março/2008), o número real não tem como dizer, cada serviço de estatística diz uma coisa.
  • Dia com mais visitas únicas: 971 visitas em 29/03/2008 com o “Frango & Legumes ao Curry” devido ao link no Tastespotting; 772 visitas em 18/03/2008 por causa do post da Eliana no Sabores da Lica.
  • Melhores referências de blogs: os blogs que mandaram mais gente para cá foram da da Eliana do Sabores da Lica, Cinara do Cinara’s Place, da Elvira do Elvira’s Bistrot, da Dadivosa do Dadivosa. Tudo por causa de um singelo link num post, bacana! :)

    O que vai ter de gente querendo virar “[email protected]” delas =P. E mesmo conhecendo apenas uma delas no mundo real digo que são todas bacaníssimas! Muito mais que uns e outros pra lá de afetados.

  • Total de post: 153 textos.
  • Post mais visitado: foi “Polvilho Azedo, Doce e Fécula de Mandioca” com +3,4 mil visitas. Agora não se choro ou dou risada, feliz por ter um texto que ajuda outras pessoas ou triste por que não é uma receita! Óh dúvida, cruel! heheheh
  • Post mais comentado:Portugal trouxe-me Wizard of Oz” e “Dicas: Onde ir em São Paulo?” com 26 comentários.
  • Total de comentários: +1000 comentários (junto com os meus, tentei calcular, mas na build nova do WordPress eu não encontrei o valor total).
  • Principais palavras chaves: mango chutney, polvilho, alginato e fécula de mandioca.
  • Buscas estranhas: desde que o Eduardo Luz do Da cachaça pro vinho comparou a Casa Santa Luzia com um sex shop num comentário no post “Dicas: Onde ir em São Paulo?“, o que cai de gente aqui não é brincadeira. Povo tudo safadjenho, ;D~

    Acho que nem preciso comentar, mas muitas pessoas devem acreditam que o Oráculo é pessoa física, pois fazem perguntas como se fizesse para uma outra pessoa. Aparece também muitos visitantes a procura da grife e do escrito francês Victor Hugo, pois escrevem o nome sem o C. Além de gente a minha procura, com meu nome, o prato… tudo! Medo.

  • Fatos aleatórios: já perguntaram se o Prato era um restaurante, se eu dava aulas, quando teria estágios, preços e afins, querendo receber material em casa de graça (!!!). Dos spams que recebo volta e meia aparece um assinado como Nigella! Huheuheuehu Tá, né.
  • Confissão: sempre dá um frio na barriga quando tem comentário do Michel e da Nina! Não é tratamento especial, menosprezo pelos outros comentários ou coisa parecida, nada disso. Gente, eles são profissa, saca? Vai que falei besteira no post, o que não é muito difícil de acontecer. Mas podem continuar comentado assim mesmo, viu? :)

    No começo vivia confundido a Luna do Quiche de Macaxeira e a Patricia Scarpin do Technicolor Kitchen. Deve ter sido por que conheci os dois blogs na mesma época.

  • Curiosidade: já devo ter dito tempos atrás, mas só tomei consciência dos blog de comida em português (até então, eu só entrava nos gringos) quando o Daniel do É Isso! indicou o blog da Dadivosa. Daí, você já imagina o estrago! Então, qualquer reclamação é com eles, hahahah.
  • Cópia: ninguém me plagiou na rede (que eu saiba), mas soube que copiaram meus textos sobre gastronomia molecular (“Molecular: ABC de Quem Não Sabe Nada – Parte 1” e “Molecular: ABC dos Métodos Básicos – Parte 2“) para um trabalho no mundo real! Aleatóoorio, mas tudo bem! Só fiquei com dó da pessoa, porque eu escrevo mal pacas! Foi um aluno da Nina, a própria me disse cara-a-cara!
  • Veneno: Opinião sobre a blogolândia de comida: como tem autores que se acham a última coca-cola do deserto na melhor das hipóteses. Sempre falam num tom de superioridade e prepotência, dando a entender que é um favor terem feito tal blog, e que deveriam estar num pedestal. Sem mencionar a maneira esnobista com que tratam os visitantes que comentam. Cada coisa que chega a dar pena dos comentaristas. Eu acreditava que fossem picuinhas de minha parte, mas tive algumas confirmações que validam as minhas opiniões. Meu sentido aranha funciona até no mundo virtual. Niiiiice! :D

    Da mesma forma que não devo agradar tantas outras (muitas vezes por causa do meu senso de humor torto e a péssima mania de querer explicar tudo), uhauhauah. Pô, mas eu sou tão legal, vai! Quê?? Não?!! Mancada, hein! uheuehueheuh Humildade sempre, minha gente. Se ofendi alguém aí, não foi minha intenção, desculpa ae! ^__^

    Ia dizer que foi tudo com as melhores intenções, mas vem aquele ditado: no inferno o que não falta são boas intenções, uheuehuehe.

    Sem falar de outras que simplesmente mostraram que não são tão verdadeiras assim. Pega uma idéia mega difundida na rede e induz seus leitores acreditarem que foi criação própria e não faz nada para explicar a “confusão”. Tão feio quanto o plágio. Honestidade djá!

    E definitivamente, o mundo da comida (real e virtual) é um ovo e todo mundo se conhece.

  • O lado bonito: por causa do Prato conheci muita gente bacana neste mundo virtual que vale a pena. O que mostra que a grande maioria são maçãs boas e que somente uma ou outra são podres como citado acima.

    Um forte indicativo de gente bacana foi o Amigo Secreto 2007 (mesmo com os altos e baixos) que reuniu 41 pessoas sem excluir ninguém promovido pela Laila do Comidinhas do Bem. Como foi divertido as mensagens, as “festas” das esquecidas no meio do mar, está certo que me perdia legal! Pô, 40 meninas “falando ao mesmo tempo” é demais para a minha capacidade de homem em acompanhar, muita informação junta! uehueheuehuehu

    Fiz vários laços de amizade com pessoas que nunca vi na vida, mas que transparecem ser gente boa, simples assim. É o bom e velho: sabe quando tu vai com a cara? Então, é nessa linha. Não tem uma explicação lógica, mas nem precisa. Né, Cinara? ^__^v

    Tive a oportunidade de conhecer no mundo real duas pessoas que fazem parte da blogolândia: Eliana (do Sabores da Lica) e Nina (do Gourmandise). Nem preciso dizer que são super legais, né? :)

O post foi longo, resumidamente foi isso que aconteceu neste primeiro ano de vida. Quanta coisa, não? Bom, muito obrigado a todos que participaram e participam daqui. =D Ah, receita do bolo vem amanhã.

p.s.: NÃO é piada de primeiro de Abril! Heheh.

Artigo por: Oi, Eu sou o Vitor Hugo!

Farmacêutico, Produtor Gastronômico e Comunicador de Ciência de Alimento. Uma combinação diferente, né? Vem saber mais…

Fez ou tem uma dúvida sobre a receita? Comente!

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

36 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Oi Cláudia

    Agradeço a visita e os comentários! Maaas como assim famoso? uhauhuah Que isso! :) Muito obrigado pelos elogios, também espero que este sejam o primeiro de muitos anos, né? :D

  2. Antes tarde do que nunca, vim olhar seu blog, que apesar de famoso, ainda não conhecia, e acredite que não foi por pouco caso não,foi muito pouco tempo. Vi seu blogversário no Queijo e acabou ficando lá. Agora prometo que conhecendo-lhe melhor, afinal as referências de Lica, Goreti e Cinara tem muito peso… vou por o seu link no meu humilde blog. Gostei muito do seu post, suas palavras, enfim sua visão realista da blogosfera, onde realmente tem de tudo, desde as coca-colas do desertoe até aqueles em que menos é mais. E sua visão otimista, que afinal é o que vale, tantas amizades legais, virtuais e que mais cedo ou mais tarde se tornarão reais. Feliz Aniversário ao seu blog e continue com a gente por muitos e muitos anos!

  3. Oi Elena sem H,

    Adorei o seu “nick”, heheheh. Deveria adotar um parecido, Vitor sem C e sem acento, heheheh. Agradeço o comentário e a visita! =D

    Também espero que mais anos venham, hein? =D Muito obrigado!

  4. Parabéns pelo primeiro ano, espero que sejam vários.

    ELena sem H

  5. Vitor,venho atrasada,mas já me fartei de rir…!!!! Ainda não desisti da nossa festinha no meio do oceano…rsss!!!!!!
    Tambem o meu fez 1 aninho no dia 30 Março,e tambem tenho muitas coisas boas….espero que continue.
    Bjs
    Kini

  6. @Cinara: sem dúvida! Difícil explicar essa afinidade, né? Tantas coisas em comum, não? =D Temos que dar os créditos e agradecimento para quem nos ajuda, anda mais justo! ^^ Opa, suuuupa star seremos, hein? Mas humildes, sempre! uhauahuahauha

    @Migas: como assim também não acho que escreva assim tão mal”?? =OO Quer dizer que escrevo um pouco mal, é? uhauahauhau Diversão sempre! Sem humor a vida que nem sempre é fácil ia ser um porre, uheueheu =D

  7. Parabéns Vítor! Fico muito feliz por este primeiro ano de sucesso! Muitos mais virão, concerteza! Adoro os seus textos e fotos! E também não acho que escreva assim tão mal. Aliás, utiliza um tom bem divertido que eu adoro! :o)

    Beijo e sucesso!

  8. PARABÉNS E VIDA LONGA AO PRATO FUNDO, VITOR!!!
    Tá certo que o nosso santo “bateu” bem antes disso, lá nos tempos do Aleatório, certo?
    Adorei relembrar os fatos marcantes do Prato neste último ano, e fiquei literalmente emocionada ao ser citada por você e lisonjeada ao ver que tive uma pequenina participação no seu sucesso!
    Mas vamos combinar que, mesmo quando nos tornarmos grandes estrelas da blogosfera, nós vamos continuar tratando todo mundo com humildade e respeito, OK? (hihihihihihi!)
    Beijo grande!

  9. @Ligia: muito obrigado! =D Prato será eterno enquanto durar, sempre.

    @Cinthia: uma das várias razões da existência do Prato é justamente esta! Mostrar para todo mundo que a cozinha não é um bicho de 7 cabeças e com um pouquinho de boa vontade e persistência tudo é possível! Fico feliz que esteja sendo útil pra ti! :D Vou morrer na inveja de ti que vai poder comprar Marple Syrup baratinho, heheheh

    @Fer: sempre as ordens! =D

    @Anna: pad! =D Huhauhauha IN-CON-VE-NI-EN-TE! Sempre! \o/ Né, verdade djá!

    @Karen: domo, Karen-sama! \o/ Por mais que a gente veja na tv, eu ainda me espanto com o trânsito de SP… e justamente quando vou pra lá tem o maior congestionamento! Fica pra próxima, ^^

    @Goreti: hey, maaa como assim sou coca-cola, hein? Só se for a light, uheuehuehu! Obrigado!

    @Odete: muito obrigado! Num falei nenhuma mentira, heheheh. Eu ia usar “a última bolacha do pacote” ou “a última trufa de Alba”, uheuehueheu

    @Eliana: como assim muitas verdades?!?! =OO É tudo verdade, uhauahuaha. Olha que eu vou, não recuso boca livre por nada nesta vida, uheuehuehe Não se preocupe, já tens morada cativa aqui! ^^

    @Daniel: gente, gente ele é o outro culpado! uehuehue E não, é? O que uma simples indicação resultou, hein? =D

  10. Opa….é um senhor retrospecto. Se eu soubesse que daria nisso, teria falado com você antes…hahaha

  11. O meu amigo que lindo esse post, adorei ler e realmente falou muitas verdades. Olha por enquanto eu não tenho verdadeiramente nada a perdoar a não ser a saudade que você deixou em mim por aqui e mas pra frente quando voltar se não vier almoçar ou jantar com a gente aqui em casa aí não vou perdoar. hahahahha

    Beijos, eu adorei conhecer você e se tornar uma amiga pois é assim que me considero. hahahha