Sorvete de Café da Nigella Sem Sorveteira

Sim, a gente sabe. Não chega a ser sorvete clássicão, mas por falta de um nome próprio vamos usar este mesmo. Como podem ver a receita é da nossa Nigella, a rainha das receitas práticas!

Sorvete de Café em uma xícara com fundo escuro por PratoFundo.com

Foi uma das receitas que ela fez durante a série Nigellissima da BBC. Tinha um clip da sobremesa no Youtube, mas já retiraram do ar. Nem tudo esta perdido, no site oficial tem a receita.

O que chama a atenção, como é de praxe, é a facilidade de preparo. Poucos ingredientes, sem churn, ou seja, não precisa de sorveteira.

Sem falar que vai um ingrediente bem conhecido nosso: leite condensado. O doce vem basicamente dele, e olha, funciona muito bem.

Na receita original, a Nigella usa apenas café solúvel (tipo espresso que não temos por aqui) e licor de café da Illy. Acabei dando uma alterada, usei café bem concentrado (via Aeropress) com reforço de café solúvel também.

Não tenho licor, e não ia comprar uma garrafa só para isso (+R$100!). Substitui o “álcool” por vodka. É importante usar alguma bebia que tenha álcool por causa do congelamento.

Acaba virando sorvete por ir ao congelador, mas serviria facilmente como uma mousse rápida de café sem problema nenhuma. No fim das contas, não passa de chantilly de café. Não que isso seja ruim, muito pelo contrário. Dá vontade de comer assim que termina de misturar.

Sorvete de Café em uma xícara com fundo escuro por PratoFundo.com

Sorvete de Café da Nigella

Pré-preparo: 10 minutos
Tempo de preparo: 6 horas
Total: 6 horas 10 minutos
Rende: 700 mL
Autor: Vitor Hugo

Ingredientes

  • 300 g creme de leite fresco/pasteurizado (49% gordura)
  • 175 g leite condensado
  • 20 mL vodka
  • 10 g (2 colheres de chá) café solúvel (forte; café opção 1; cerca de 2 c. chá)
  • 50 mL café bem concentrado (café opção 2)
  • 5 g café solúvel (forte; café opção 2; se necessário)
Use as quantidades nas unidades de medidas em peso e volume quando presentes. As medidas em xícaras/colheres são apenas uma cortesia do sistema e menos precisas .
1 xícara: 250mL | 1 colher de sopa: 15mL.

Modo de Preparo

  • Em uma tigela bater o creme de leite pasteurizado até chegar em ponto de chantilly (pico firme).
  • Em um tigela misture o leite condensando, vodka e café. Misture bem.
  • Junte a mistura de café sobre o chantilly e mexa delicadamente para homogeneizar.
  • Transfira para um recipiente com tampa, levar ao congelador por 6 horas antes de servir.

Dicas

  • Café: usei a opção 2, reforçando com o café instantâneo também. Fiz um shot bem concentrado de café na Aeropress. Usei 25g café (Fazenda Santa Quitéria) com 70mL de água. Com espresso também deve funcionar, faça 1-2 ristretto. A quantidade pode variar dependendo do café.
A receita tem links para programa de afiliados, se comprar, o PratoFundo pode receber uma comissão sobre a venda que ajuda a manter o site no ar.
Informações nutricionais
Calorias: 300kcal (15%)
As infos nutricionais são apenas uma cortesia do sistema e geradas automaticamente; podem não refletir a realidade nutricional da receita.
Vem me acompanhar!Confira mais novidades no meu Instagram @PratoFundo!
PALAVRA-CHAVE: receitas da nigella, sorvete caseiro, sorvete sem sorveteira
Vitor Hugo

Mestre em Ciência de Alimento, Farmacêutico-Bioquímico e Gastrônomo. Atua como Produtor Gastronômico e Comunicador de Ciência. Criou o PratoFundo para ser o portfólio de gastronomia e ciência.

Fez ou tem uma dúvida sobre a receita? Comente!

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

Avalie a receita:




18 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Pedro:

    Putz! Eu fiz aqui e ficou quase um bloco de gelo. Tá, não foi exatamente gelo, mas ficou um bloco sim.
    Não sei se foi algum erro no ponto do creme de leite ou se o freezer que é forte e aí detonou tudo.

  2. Danielle Sousinha:

    eu quero

  3. Jady Feitosa:

    vou fazer esta delicia…

  4. wagner:

    Estou pensando em fazer com amarula. Será que fica bom?

    1. Vitor Hugo:

      @Wagner: acredito que sim, porém a base terá que ser outra. Como o café e o licor são mais fortes, a quantidade é menor. Porém, amarula perto do café é mais suave, então, vai precisar de mais.

  5. Vitor Baldin jorge:

    Sou Vitor e achei esta receita de mais amei a cor e a essência do café apesar de achar um pouco forte

  6. Verena:

    Fiz acrescentando amêndoas e chocolate picado, ficou honesto!

  7. Elvis:

    Vitor, vc acha que ficaria bom se trocasse o café por cacau em pó ??

    1. Vitor Hugo:

      @Elvis: hum… poderia dizer, mas teria que colocar mais cacau. Porém, acho que ficaria melhor com chocolate derretido… o que mexeria na quantidade de leite condensado também. Corre o risco de ficar mais doce.

    2. Luciene Fernanda da Silva:

      Eu fiz essa receita com chocolate em pó (não sou tão fã de café, rs) e ficou uma DELÍCIA. Usei licor de chocolate.
      Infelizmente faz um tempo que fiz a receita e minha memória não me deixa lembrar a proporção entre os ingredientes. Mas tente fazer, tenho certeza de qualquer maneira irá ficar uma delícia.

  8. Bianca Bueno:

    Eu tenho Tia Maria aqui, acho que dá pra usar no lugar desse da Illy, não? É licor de café também e é bom ;) (Ah, eu só tenho em casa pra fazer doce:D). Obrigada pela receita!

    1. Vitor Hugo:

      @Bianca: é totalmente achismo puro, mas acho (!) que Tia Maria é mais fraco que o Illy. Como não provei nenhum dos dois, não tenho certeza, hahahah Mas deve funcionar também.

  9. Maia Araujo:

    Que ótima ideia para esse calor!! E a combinação de cafe com sorvete é perfeita!!! Obrigada pela receita, Vitor Hugo!!

  10. Brunna:

    Que sorvete lindo, ótima opção para o ano novo! A vodka pode ser substituída por whisky ou o gosto ficaria muito acentuado?

    1. Vitor Hugo:

      @Bruna: dependendo do whisky, ele pode dar sabor também ao sorvete. O que não seria tão ruim assim, mas… nesse caso, um bebida alcóolica mais neutra seria o indicado. Mas se gosta de whisky, porque não? ;D

      1. Luis Henrique:

        Brunna… esperimente usar o whisky e coloque também uma dose de licor (ou essencia) de amendoas e uma colher de baunilha…. fica um “irish ice cream”… muito bom…

  11. Rafael Yukio Tamae:

    Como fica a textura final, fica com cara de sorvete mesmo ou vira um semi freddo ? adoro essas receitas que não precisam da máquina de sorvete…..passa mais receitas de sorvete!!!!! nesse calor de sp só assim mesmo

    1. Vitor Hugo:

      @Rafael: hum… difícil descrever, não fica tão duro quanto semifreddo. É cremoso, mas diferente do sorvete tradicional por ter mais ar incorporado. Bom, eu gostei. Aqui no PF tem várias receitas de sorvetes e doces gelados dá aquela olhada, sim? :D