Mousse de Chocolate Rápida com Laranja

Já fazia tempo que estava com vontade de comer fazer um doce com chocolate fácil e bem ligeiro.

Mousse de Chocolate Rápida com Laranja com chantilly e raspa de laranja no topo em detalhe

Sempre tento buscar referências para chegar em alguma receita mais “original” possível, mas quando o prato já é super simples e com poucos ingredientes praticamente não há espaço para tantas invenções. O potinho de chocolate é um caso desses.

Havia visto num dos blogs gringos que gosto bastante, porém visito menos do que o ideal… toda vez que dou aquela olhada fico com vontade de fazer tudo! Qual é? The Pioneer Woman da Ree.

Ela vive no campo, diria que numa fazenda. O meu mundo fantasioso vejo a vida dela sendo bem aquele estilo de “sonho americano” que vemos nos filmes mais de época. E somando tudo isso, ao meu ver, é uma das foodblogger bem mais sucedidas que existe, não é para menos. O conteúdo dela é excelente.

Mousse de chocolate sendo colocado em potinho de vidro

O potinho de chocolate é feito com chocolate (dã), ovos, café, licor de laranja e sal. Só. Mais nada. Não disse que era difícil mudar? Só pude trocar a quantidade, fiz meia receita.

No mundo ideal e perfeito poderia comer um potinho desses todos os dias, mas é recomendado para aqueles momentos que deseja com toda a alma um sobremesa rica em chocolate, apenas. Só não quer fazer uma mousse clássica.

E sim, leva ovos crus. Os mesmos que dão emoção no ovo frito com gema mole, porém aflição em outras preparações. Por mais que vá café bem quente, a temperatura não é suficiente para cozinhá-los. Uma substituição seria ovos pasteurizados vendidos em caixa longa vida de 1L.

Não querendo arruinar a vida de ninguém, mas se alguma vez já comeu mousse de chocolate clássica sinto dizer que comeu ovo cru também.

Por isso, caso tenha um coração forte e goste de emoções, o potinho deve ser feito e consumido no mesmo dia! A gente pode gostar de emoção, mas prevenir é sempre melhor, né? :) E lembrando, também sei que não é permitido comercializar pratos com ovos crus.

Mousse de chocolate visto de cima com a textura em detalhe

Mousse de Chocolate Rápida com Laranja

  • Pré-preparo: 20 minutos
  • Tempo de cozimento: 2 horas
  • Rendimento: 4 - 5 unidades, depende do tamanho
INGREDIENTES
  • 200 g chocolate meio amargo (picado)
  • 2 ovos
  • 20 mL licor de laranja (tipo triple sec)
  • 120 mL café forte quente
  • sal refinado (pitada)
  • 150-200 g creme de leite fresco/pasteurizado (38% gordura)
  • raspas de chocolate (para decorar)
  • Tiras de casca de laranja (para decorar)
MODO DE PREPARO
  1. No liquidificador colocar o chocolate meio amargo picado, ovos, sal e licor de laranja. Bater até ficar homogêneo, é bem rápido. Se quiser colocar mais um pouco de licor, também pode.
  2. Batendo ainda acrescente o café bem quente. O calor irá derreter o chocolate. Continue batendo até incorporar bem os ingredientes e ficar um creme uniforme.
  3. Distribua o creme de chocolate em potinhos de sua escolha.
  4. Levar para geladeira e deixar gelar por 2 horas, ao menos.
  5. Antes de servir, bata o creme de leite em ponto de chantilly (não precisa adoçar). Coloque uma porção em cada potinho.
  6. Finalize decorando com raspas de chocolate e tiras de laranja.
Observações
  • Café forte: usei o café Nespresso Fortissimo Lungo entre as extrações 3 e 4 da opção Lungo. Ficam em torno de 110-115mL de café. Caso não tenha, faça um café mais forte normal. Escolha um de boa qualidade, café instantâneo é um opção também.
  • Licor de laranja: é a bebida no estilo triple sec, como o curaçau incolor.
  • Ovos: como vai ovos crus é ideal que seja totalmente consumida no mesmo dia.
Você fez a receita? Marca a gente @PratoFundo ou tag #PratoFundo!

Deixe um comentário

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

2 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Vou experimentar fazer aqui…ja que no Canada, na costa oeste, a falta de criatividade de sobremesas eh enorme… Valeu pela dica!

  2. Este site é só alegria;

«

»