Panqueca Estilo Americana

Última atualização: 14 de novembro de 2015

Por Vitor Hugo em 15 de junho de 2008

Panqueca Americana por PratoFundo.com

Quem nunca se pegou desejando aquela panqueca (pancakes) nos filmes e seriados americanos? Com manteiga derretendo e muito maple syrup?

Existem várias versões, mas no geral, os ingredientes são os mesmos: leite, farinha, ovo e fermento. Para não ter erro, a gente pega como inspiração a tia tia Martha Stewart! Apesar dos pesares (em 2015 a marca foi vendida), ainda é uma fonte de inspiração.

O maple syrup (xarope de bordo) vai te conquistando aos poucos. No começo não via tanta graça nele, mas depois… dá vontade de colocar em tudo.

Panqueca Americana: Maple Syrup por PratoFundo.com

É doce, caramelado indo para doce de leite. A combinação na panqueca, manteiga e maple faz uma diferença! E vem aquela ideia da Gordice: colocar um sorvete ali no meio, hein?

Panquecas Americanas

  • Pré-preparo: ~10 minutos
  • Tempo de cozimento: ~20 minutos
  • Rendimento: 10-12 unidades, depende do tamanho
  • Adaptado: Martha Stwart.
  • Xícara: 250mL

Ingredientes

  • 120mL de leite (+ 20-40mL se necessárop)
  • 110mL iogurte integral natural
  • 40g manteiga derretida ou óleo (03 colheres sopa + para untar)
  • 1 ovo
  • 140g farinha de trigo (1 xícara)
  • 30g açúcar cristal (02 colheres sopa)
  • 12g fermento em pó (02 colheres chá)
  • 3g sal (1/2 colher chá)
  • Opcional: 5mL extrato de baunilha

Modo

  1. Misture todos os ingredientes líquidos e ovo, misture bem e reserve. Se usar baunilha, coloque junto.
  2. Misture todos os ingredientes secos, misture. Acrescentar os líquidos e mexer para ficar homogêneo. Se ficar muito seco, pode colocar 20-40mL leite, cerca de 2 colheres de sopa, aos poucos. A massa é grossa, mas tem fluidez.
  3. Levar uma frigideira (antiaderente ou normal) ao fogo baixo, untar com manteiga. Colocar a massa no centro formando um disco.
  4. Deixe cozinhar até aparecer bolhas na superfície (2-3 minutos). Vire com cuidado e deixar até ficar dourado.
  5. Tem que ter um pouco de paciência e não pressione a pancake contra a frigideira.
Panqueca com Maple por PratoFundo

Saiba das novidades seguindo o meu Instagram/PratoFundo!

Deixe um comentário

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

15 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Ola , onde eu posso achar esse xarope de maple aqui em sao paulo?

  2. Adoçar o seu café com maple syrup? Tem certeza que você não nasceu aqui? uahaha

    Bom, sorvete com maple é muito gostoso, mesmo se eu já falei que ele não é apropriado…sorvete ao sabor de maple com noz é clássico, mas para fazê-lo, tem que usar essência de maple, além do próprio maple syrup. Sem incluir a essência, o sorvete não sai muito gostoso, e eu imagino que pode ser bem difícil achar tal produto no Brasil. Talvez em São Paulo, que tem tudo.

    Outra coisa – com aquele mirtilo, se não for totalmente fresco, pode fazer uma torta de mirtilo, que é outra especialidade da minha terra. Adiciona um bom sorvete sabor de baunilha, ou chantilly, e come enquanto a tortinha estiver quentinha ainda…nham nham. Ou pancake de mirtilo com maple syrup…êta!

    Bete

  3. Oi Bete,

    Hahah, é gostoso. Mas comprar sempre aqui no Brasil, não vale a pena, infelizmente. O precinho nada camarada que é comprado é exorbitante. Quando comprei esse que tenho, tinha também lá essas imitações do maple, a única diferença era o preço, praticamente a metade do verdadeiro. Logo vi que tinha alguma coisa errada, heheh.

    Ah, eu estava tão animado com a idéia de sorvete de maple, :( Já usei para adoçar um café com leite, nhamm… ficou bom, :D

  4. Tem certeza que o maple syrup não é a oitava milagre do mundo? Hehehe

    Para nós de Nova Inglaterra, a terra do maple syrup, ele é, sim!

    Grade B fica bem melhor para culinária, e não para comer. Ao contrário do que Ana Cristina falou, não tem que ser canadense, já que eu comi tanto maple syrup de Massachusetts, de Vermont, de New Hampshire, de Maine, e de Canada, na minha vida, e vou comer muito mais ainda, a providência do maple não faz muito diferença, mas tem que ser de boa qualidade. Nada de xarope de milho ao sabor de maple – mas eu tenho amigos que preferem tal, coitados!

    O maple syrup não é appropriado para fazer sorvete. Mas para bolo de abacaxi de cabeça para baixo, é uma delícia! Nem fala dos pancakes, waffles, rabanada e churros, para que o nosso maple syrup é o par perfeito.

  5. Fui para Brasilia com presente e tudo para encontrar com ela, pois tinha uma conexão lá e ia demorar 5 horas, mas o vôo dela do Rio de Janeiro (onde ela estava no fim de semana) atrasou um dia só…risos e ela não conseguiu me encontrar…deixei o presente com um amigo dela e fiquei lá sozinha esperando o vôo…snif…choramos as duas…haha

  6. @Fer: ah, sério? Achei tão promissora a idéia, =/ Ah, brincou que vai encontrar a taty! =D

    @Marcia: ficaram mais gordinhas por causa do fermento, deixou bem fofinha… =)

    @Lica: quero fazer isso todo sabado, mas é calórico demais! uheuehue

    @Luna: só comprei o maple por ter ido no Paraguai que ficou mais barato, mas ainda é caro. heheh Por aqui, vi só algumas vezes…

    @Luciana: se tivesse coalhada teria sido ela, heheh Creio que fica outra coisa, heheh

    @Dricka: a cozinha de raíz é fundamental, mas conhecer outras também, né? :)

    @Pat: a Martha é um gênio, depois que vi um documentário sobre ela, nossa. Empreendedora no último.

    @Fabrícia: opa, quero sim! =D

    @Ana: aqui no mato é díficil encontrar, uma vez ou outra vi no Carrefour, vamos ver se vai ter no Wal-Mart quando abrir, heheh. Quando comprei o que tenho, tinha várias marcas, mas só duas eram maple syrup de fato, as outras eram no estilo Karo, sabe? Pura enganação, heheh.
    Esse que tenho é canadense, 100% orgânico e certificado por PCO, seja lá o que quer dizer. É da Dutch Golden, no rótulo diz Grade A Dark Amber

  7. Vitor,
    trouxe da california dois vidros de maple orgãnicos: grade A e grade B. O A é mais ralinho e suave, enquanto o B é mais concentrado, escuro e denso. Pedido do meu marido, que é viciado em maple syrup desde sua viagem para o Canadá. Dá uma fuçada e veja se encontra outras marcas por aí. TEM que ser Canadense e TEM que ter um selinho em forma de folha de maple (que nem a bandeira canadense), que atesta qualidade. Tem muito maple syrup aqui no Brasil que é porcaria, muito ralo e com gosto aguado. Maple syrup de qualidade é uma delíiiiiiiiiiiiiicia. O Allex come com sorvete de creme, com torradas de manhã, com o que for. Experimenta colocar no sorvete de creme e misturar com nozes pecãs levemente tostadas!

    Beijos!

  8. Ai que delícia….sou fãzoca de maple. Tenho uma receitoca de sorvete de érable supimpa….se quiser mando para ti.

    Bjcas e manda umas panquecas….miam.

  9. Sou super suspeita, pois adoro a Martha.
    Suas panquecas ficaram tão lindas!

  10. Qdo criança eu era louca pra provar essa panqueca americana, minha mãe de origem nordestina sempre deu preferência à sua culinaria natal,mas depois que comecei a cozinhar descobri tantas outras delicias que ela ficou esquecida nas lembranças infantis, esse post reviveu o vontade de prova-la.

  11. Minha filha está aqui do lado e já me fez prometer que vou fazer.
    Muito boa esta dica de usar iogurte na massa.
    Anotadíssima.
    Bjs!

  12. Adoro Maple Syrup! De vez em quando compro, é bem carinho por aqui… :)

  13. Humm, esse foi o café da manhã daqui de casa no domingo, eu faço uma massa muito parecida com essa, da Valentina. Que foto mais linda!!

  14. Adoro panquecas, em miúda fazia parte do nosso café da manhã, depois cá em Portugal passou a fazer parte do pequenos almoços de fim de semanas.
    Suponho só que as suas estejam ligeiramente mais grossas que as minhas.
    Boa semana
    Márcia

  15. Oi Vitor…eu fiz sorvete de Maple Syrup uma vez…tem lá no meu blog…não me apaixonei não…prefiro nas pancakes, mas você devia tentar…olha lá e me fala o que acha depois.
    Adivinha quem vou encontrar hoje em Brasilia???
    Beijos

«

»