BB8 Cake: Bolo de StarWars

Última atualização: 22 de junho de 2016

Por em

[Receita: BB8 Cake – Bolo de StarWars]

Aquele momento que você empaca com uma ideia e precisa fazer? Então… foi o caso deste bolo diferente e especial: BB8 Cake! Ou pode chamar também Bolo de StarWars (Guerra nas Estrelas).

Para quem não é chegando nessa parte de cultura pop: BB8 é o novo robô-personagem que irá aparecer no filme de StarWars agora em dezembro/2015 (estreia 17/12). Além disso, é claro, virou um brinquedo que meio mundo quer. A cabeça do robô-brinquedo é fixada por imãs, sim, ela sai!

BB8 Cake: Bolo de StarWars

Lá fora o preço da brincadeira gira em $150-180, já no Brasil o valor sugerido fica em r$2.900. Ou seja, a chance de eu ter um é praticamente nula! Pô, Mickey-Vader: me liga! :D

Então, a gente decide ter um da maneira viável: na forma comestível! Na forma de bolo! E com uma técnica que todo mundo pode fazer, inclusive eu.

Geralmente, bolo assim são esculpidos e todo trabalhado no talento de confeiteiros que possuem esse dom (o que não é o meu caso). O truque foi usar o método dos Cake Pops da Bakerella.

BB8 Cake: Bolo de StarWars

Uma massa de bolo esmigalhado misturado com algum tipo de creme ou pasta gostoso para juntar depois. Ao invés de ser um cake pop pequeno é uma grandão. E a decoração fica por conta da pasta americana.

Para uma primeira tentativa de brincar com pasta, eu gostei do resultado. Ficou tão bonitinho! Se quiser ver um bem mais realístico, confira o da Yolanda: STAR WARS BB-8 CAKE! Um dia terei essa habilidade toda… ou não.

E que a Força… seja igual a Massa vezes Aceleração esteja com Você!

BB8 Cake: Bolo de StarWars

BB8 Cake

  • Pré-preparo: ~30 minutos
  • Tempo produção: ~10 horas
  • Rendimento: 1 bolo decorado de ~14-15cm de altura
  • Bolo base adaptado: Technicolor Kitchen.

Ingredientes: MONTAGEM e DECORAÇÃO

  • 230g creme de chocolate/avelã OU 200g doce de leite cremoso
  • 800g pasta americana branca
  • Açúcar de confeiteiro impalpável
  • Corante gel laranja
  • Corante gel preto
  • Corante gel amarelo gema
  • Opcional: suporte de isopor ~14x9cm

Modo: MONTAGEM e DECORAÇÃO

  1. Com o bolo já todo frio, esmigalhar muito bem. Deixando uma farofinha bem solta.
  2. Para dar a liga pode ser usado creme de chocolate/avelã ou doce de leite cremoso. Acrescente aos poucos, amassando para juntar o bolo numa massa única. A quantidade do creme e do doce de leite são diferentes mesmo.
  3. Cobrir a massa com saco ou filme plástico e levar para geladeira por 30 minutos.
  4. Dividir a massa em duas partes: cabeça e corpo. Cabeça deve ter cerca de 150g, corpo em torno de 660-680g.
  5. Corpo é uma esfera, modele como se fosse brigadeiro, só que bem grande. Pressione bem para deixar bem compacto. A cabeça é como se fosse uma meia esfera, mas modele utilizando toda a massa, vá nivelando a base aos poucos. Depois disso é preciso voltar na geladeira para deixar mais firme. Cubra com saco ou filme plástico por 15-20 minutos.

Modo: DECORAÇÃO

  1. Tingir uma pedaço de pasta americana na cor laranja, outro cinza e mais um preto. A quantidade é no olho mesmo. Laranja e cinza podem ter o mesmo tamanho de pedaço. O preto é para os olhos e se for fazer a placa de Star Wars. Além do amarelo, também para a placa. Sove muito bem a pasta para deixar bem maleável e as cores ficarem uniformes. Cobrir com plástico filme até a hora de usar.
  2. Passar uma camada fina de doce de leite sobre os bolos, tanto o corpo quanto a cabeça. É bem pouco, apenas para a pasta grudar no bolo.
  3. Abrir a pasta branca com 4-5mm de espessura, polvilhe a superfície com açúcar impalpável para não grudar. O tamanho da pasta aberta deve ser maior que o pedaço de bolo a ser coberto.
  4. Com a ajuda do rolo, coloque sobre o bolo. E com calma vá ajeitando a pasta. O excesso pode ser recortado, deixando uma rebarba para cobrir a base. No caso da cabeça, cortei um disco e coloquei na parte de debaixo para ajudar a fechar.
  5. O processo é igual para a cabeça quanto o corpo. Com pedaço de massa branca do excesso e açúcar impalpável, vá alisando a pasta já colocada.
  6. Para os detalhes da cabeça, espessura geral 0,2-0,3cm: círculo cinza usei cortador de ~5cm e 3cm. Os olhos devem ser proporcionais ao tamanho da cabeça, coloque o maior primeiro. A tira circular laranja foi 7cm (diâmetro) com 0,5cm largura. Os detalhes na base tem largura de 0,8cm.
  7. Para os detalhes do corpo, espessura geral 0,2-0,3cm: círculos laranjas usei cortador de 6,5cm e 4cm, e os detalhes internos ~1cm de comprimento. Os cinzas foram como achei que deveriam ser.
  8. A placa StarWars utilizei um retângulo com as bordas arredondadas de 11,5x6cm e a fonte das letras você pode conseguir no DaFont.
  9. Passar uma camada fina de doce de leite sobre os bolos, tanto o corpo quanto a cabeça. É bem pouco, apenas para a pasta grudar no bolo.

Ingredientes: BOLO DE ESPECIARIAS BASE

  • 75mL OU 100g melado de cana
  • 60mL óleo vegetal de sabor suave
  • 75mL água
  • 180g farinha de trigo
  • 10g cacau em pó (100% cacau)
  • 4g fermento químico em pó
  • 2g bicarbonato de sódio
  • ~0,5g sal (pitada)
  • 1,5-2g canela em pó
  • 1-2g gengibre em pó
  • ~1/7 noz-moscada ralada
  • ~0,5g cravo em pó (pitada)
  • 02 ovos (~100g)
  • 110g açúcar cristal
  • Opcional: 20mL extrato de baunilha OU 5mL essência

Modo

  1. Aquecer o forno em 180ºC, untar e polvilhar farinha de trigo numa fôrma de 15x20cm (na verdade, pode ser qualquer uma proporcional a massa).
  2. Misturar o melado de cana, óleo e água. E usar baunilha, coloque junto. Reservar.
  3. Numa tigela misture farinha de trigo, cacau, fermento químico, bicarbonato de sódio, sal, canela, gengibre, noz-moscada e cravo. Misture bem e reserve.
  4. Na tigela da batedeira misturar açúcar e ovos bater (batedor de arame) até virar uma creme amarelo pálido, cerca de 5 minutos em velocidade alta.
  5. Acrescentar metade dos líquidos e bater. Juntar metade dos secos e misturar. Repita a operação. Misture até ficar bem homogêno.
  6. Transfira para a fôrma preparada.
  7. Assar por 35-40 minutos, no teste do palito deve sair limpo.
  8. Retirar do forno e deixar esfriar completamente antes de usar. Se quiser transferir para uma grade depois de 20 minutos também pode.

Observação
Cacau em pó: pode ser substituído por 25g chocolate em pó.
Especiarias: a quantidade pode variar de acordo com o frescor e potência delas, além do gosto pessoal. Comece com a menor quantidade indicada e aumente se desejar. Apenas o cravo em pó não recomendo colocar demais, o sabor é potente.

BB8 Cake: Bolo de StarWars

Compre pelos links abaixo. O valor não muda e você ajuda o PratoFundo:
SubmarinoWalmartShoptimeExtraAmericanasPontoFrioSaraivaLivraria CulturaFnacSephora

Confira outras ofertas e promoções na XEPA!

Vamos comentar? :D

«

»