Bolo Formigueiro Colorido com Buttercream: 9 Anos de PratoFundo

Última atualização: 9 de fevereiro de 2017

Por em

[Receita: Bolo Formigueiro Colorido com Cream Cheese Buttercream]

Festa precisa de bolo, já dizia Julia Child (eu acho)! Concordo plenamente e nada mais justo para comemorar o aniversário de NOVE anos do PratoFundo!

Agora em abril o meu, o seu, o nosso singelo PF (para os íntimos) completa nada mais, nada menos que 9 anos na rede mundial de computadores. Nunca pensei que iria durar tanto tempo assim quando comecei lá pelos idos de 2007. Vamos deixar o saudosismo e a D.R. quando completar uma década… não quero pensar nisso agora (peso da idade)!

Bolo Formigueiro Colorido com Cream Cheese Buttercream: 9 Anos de PratoFundo

Este bolo é a versão gringa do nosso conhecido bolo formigueiro, pois para ser diferentão os confeitos são coloridos! Mas o espírito é o mesmo. Lá fora ele possui vários nomes Birthday Cake (literalmente Bolo de Aniversário) ou Funfetti Cake (funfetti é uma marca de confeitos e outros produtos).

Apesar de ser um bolo bem comum, a ideia veio da minha mais nova musa confeiteira/baker americana: Christina Tosi com a sua releitura de gostosuras bem americanas. Este é um dos sabores vendidos pelo Milk Bar. Antes mesmo dos bolos pelados terem virado moda, os bolos dela não eram cobertos mesmo. Só recheio e exposto.

Outro diferencial, não é apenas um recheio. Tem a camada crocante para brincar com as diferentes texturas entre o bolo e recheio. É algo tão simples, mas tão simples que a gente quase não dá importância… mas isto antes de provar. Essa camada (é chama de Crumbs) é viciante, deu vontade de comer ela sozinha. E super crocante.

Mais um ponto positivo é o fato de usar apenas um bolo retangular básico para fazer todas as camadas com a ajuda de um aro. Ao invés de assar um ou três bolos redondos. E aceitar que só precisa, de verdade, de uma camada super bonita. Este modo de fazer bolo da Christina, eu achei incrível. O processo fica bem mais ágil, apesar de não ver nenhum problema em cortar camadas e afins. E para quem não tiver fôrmas suficientes ou forno grande, é uma boa alternativa.

Mas como sabe, sempre faço alterações. Tanto na massa quanto no recheio, no original, pediam gordura vegetal. Particularmente, prefiro manteiga como já sabe. O recheio e a cobertura tem a mesma base: o fantástico Buttercream Merengue Suíço. E no recheio vai também cream cheese.

E para dar o sabor característico de doces american é usada a essência branca de baunilha. É, o líquido fake de baunilha. Usei ele mesmo. Sim, não leu errado. Com o extrato de verdade não fica ruim (pelo contrário), mas fica diferente.

Agradeço de verdade à você que dedica um tempo da sua vida para passar aqui no PratoFundo e ler o guloso aqui! No final do vídeo faço um pedido especial, não esqueça de ver, sim? :)

Espero que gostem, meus azamigo e minhas azamiga!

Bolo Formigueiro Colorido com Cream Cheese Buttercream: 9 Anos de PratoFundo

Bolo de Aniversário – Bolo Formigueiro Colorido com Cream Cheese Buttercream

  • Pré-preparo: ~30 minutos
  • Tempo de cozimento + montagem: ~3 horas
  • Rendimento: 1 bolo com 15cm de diâmetro
  • Adaptado: Momofuku Milk Bar.

Ingredientes: BOLO

  • 250g farinha de trigo
  • 10g fermento químico em pó
  • 3g sal refinado
  • 65g manteiga sem sal em pedaços/cubos (temperatura ambiente ou gelada)
  • 120mL óleo vegetal sabor neutro
  • 300g açúcar cristal
  • 03 ovos
  • 110g iogurte sem sabor
  • 08mL essência de baunilha branca
  • 50g confeito colorido (I)
  • 25g confeito colorido (II)

Ingredientes: CRUMBS CROCANTES DE BAUNILHA

  • 125g açúcar cristal
  • 90g farinha de trigo
  • 02g fermento químico em pó
  • 02g sal refinado
  • 25g confeito colorido
  • 40mL óleo vegetal sabor neutro
  • 08mL essência de baunilha branca

Ingredientes: RECHEIO, COBERTURA e MONTAGEM

  • 02 receitas do Buttercream Merengue Suíço
  • 150g cream cheese frio
  • 70mL leite integral
  • 04mL essência de baunilha branca
  • ~100g confeito colorido

Modo: BOLO

  1. Aquecer o forno em 180ºC. Untar óleo a fôrma, forrar a base com papel manteiga que também deve ser untado. Polvilhar as laterais da fôrma com farinha de trigo. A fôrma deve estar entre 32x22cm e 34x24cm. Reserve. Separar um aro de 15cm diâmetro.
  2. Numa tigela misture farinha de trigo, fermento químico em pó e sal. Misture bem e reserve.
  3. Misturar manteiga, óleo e açúcar. Bater até virar um creme homogêneo, 2-4 minutos.
  4. Acrescentar os ovos um por um. Continue batendo.
  5. Coloque o iogurte e baunilha.
  6. Acrescentar a mistura dos secos e bater para incorporar bem.
  7. Junte o confeito I, misture.
  8. Transferir a massa na fôrma preparada, espalhe e alise para ficar o mais nivelado possível.
  9. Assar a 180ºC por cerca de 40-45 minutos, ficará dourado no topo. Faça o teste do palito.
  10. Tire do forno e deixar esfriar antes de remover da fôrma.

Modo: CRUMBS CROCANTES DE BAUNILHA

  1. Aquecer o forno em 160-170ºC. Forrar uma assadeira com papel manteiga, reserve.
  2. Numa tigela misture açúcar cristal, farinha de trigo, fermento químico em pó, sal e confeitos.
  3. Acrescentar o óleo e continue a mexer. Depois a baunilha.
  4. Deverá ficar com aspecto de grumos-migalhas quando pressionados.
  5. Espalhar sobre a assadeira preparada.
  6. Assar 160-170ºC por cerca de 20 minutos, pode ficar levemente dourado.
  7. Retire do forno e deixar esfriar completamente antes de usar.

Modo: RECHEIO

  1. Para o buttercream siga as instruções de Buttercream Merengue Suíço. Pode colocar mais essência de baunilha cerca de 5mL. Lembrando que para este bolo são necessárias DUAS receitas do buttercream.
  2. Misturar o cream cheese com 150g Buttercream Merengue Suíço
  3. O restante do buttercream será usado como cobertura.
  4. Misture o leite com a baunilha, será usado para molhar o bolo.

Modo: MONTAGEM

  1. Com o bolo já frio, desenformar sobre uma superfície limpa. Remover o papel manteiga com cuidado e deixe o bolo com a base virada para cima.
  2. Com o aro de 15cm, cortar três discos. Dois deles serão mais perfeitos, o terceiro é juntando os pedaços que sobraram do bolo para formar um disco. Este disco ficará escondido dentro do bolo.
  3. Sobre uma base que pode ser um cartonado ou tabuleiro passar uma pequena quantidade do buttercream e posicionar o primeiro disco de bolo. Ele pode ser tanto o mais feio ou um dos mais perfeitos. Deixar o disco mais bonito por último.
  4. Umedecer o bolo com o leite baunilhado. Fazer o crumb coat com o recheio de cream cheese: camada fina de recheio para grudar as migalhas. Na sequência fazer uma camada generosa com o recheio. E sobre colocar o Crumbs de baunilha, espalhando bem.
  5. Repetir a mesma sequência com as demais camadas. A camada de bolo feia pode ser a do meio (como está no video). Ao completar as camadas, fazer o crumb coat no bolo inteiro.
  6. Levar o bolo para geladeira por 10 minutos, mínimo. Cobrir o bolo com o restante do buttercream (irá sobrar um pouco). Se tiver um prato giratório fica mais fácil a tarefa. Tentar deixar o mais liso-nivelado possível.
  7. Ao final, passar os confeitos coloridos por toda a volta do bolo e no topo.
Bolo Formigueiro Colorido com Cream Cheese Buttercream: 9 Anos de PratoFundo Bolo Formigueiro Colorido com Cream Cheese Buttercream: 9 Anos de PratoFundo Bolo Formigueiro Colorido com Cream Cheese Buttercream por PratoFundo.com

Compre pelos links abaixo. O valor não muda e você ajuda o PratoFundo:
SubmarinoWalmartShoptimeExtraAmericanasPontoFrioSaraivaLivraria CulturaFnacSephora

Confira outras ofertas e promoções na XEPA!

Vamos comentar? :D

8 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Oi, Vítor!!! Que legal que você fez o bolo da Christina Tosi! Eu fiz também o ano passado e achei TUDO de delicioso! Fiquei bastante encantada com as coisas dela. Muito embora eu não conheça a loja do Momofuku Milk Bar, morei uma temporada em Miami e pude comprar um sample de 6 bolos diferentes dela. Posso dizer que o de Torta de Maça é in-crí-vel! Eu também fiz a receita da Crack Pie dela pro Natal do ano passado e achei muito interessante, embora muito doce. É como uma Pecan Pie, sem as pecans. O bom é que rende bastante porque daí você serve uma fatia fininha pra cada um, hahahah! Vida longa ao Prato Fundo! Um dos melhores blogs sobre comida do Brasil. Tudo de bom sempre!

    1. Uia, sério que o de maçã vale a pena? :O Crack Pie e German Chocolate cake estão na listinha para testar. É, as receitas da Tosi tem esse “que” bem doce comum das receitas americanas mesmo… tento adapto para deixar menos doce. heheheheh

  2. Sem Avatar Fresh Beauty:

    Boa noite! Qual a marca do confeito que vc usou?

    1. Foi da Mavalério. :)

      1. Sem Avatar Fresh Beauty:

        Fiz pra festa de aniversário do meu filho e todos adoraram! Muito obrigada! :)

  3. Hummm, parece delicioso.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Como se faz: Bolo Básico de Chocolate Estilo Americano | PratoFundo

    […] Bolo de chocolate nunca é demais! Cheguei nesta versão inspirado pela Christina Tosi na sua técnica de fazer um bolo único retangular e depois fazer as camadas, como eu fiz no Bolo Formigueiro. […]

  2. Bolo "Animais Fantásticos e Onde Habitam" (Fantastic Beasts and Where to Find Them) | PratoFundo

    […] ser gostoso também. O bolo é de Chá Inglês, a massa é bem parecido com o bolo de aniversário (Bolo Formigueiro Colorido) com pequenas diferenças. E o recheio é de Buttercream de Doce de Leite que é um dos melhores […]

«

»