Como se faz: Buttercream Merengue Suíço

Como se faz: Buttercream Merengue Suíço

Quem tem uma queda pela confeitaria americana (e inglesa) já se deparou com o clássico buttercream: creme de manteiga batido com açúcar e geralmente saborizado com baunilha.

É sem dúvida nenhum uma das bases da confeitaria mais fáceis de serem feitas, porém é selo 100% Gordura. Afinal, estou comendo manteiga doce, basicamente. Isso ainda me causa uma grande aflição existencial.

E os gringos adoram isso! Sem falar quando é feito com gordura vegetal… mais aflições ainda. Se você tem as mesmas questões existenciais , esta versão do Buttercream Merengue Suíço pode ajudar.

Assim, continua tendo uma quantidade questionável de manteiga. Mas vai menos, além do açúcar. Fica na medida certa o dulçor. O merengue suíço dá aquela leveza, fica um creme bem fofinho e super versátil para ser saborizado com o que desejar.

Os dois Brancos são testes de uma dica da galera gringa: colocar corante violeta no buttercream para que fique branco(!). É, eu também fiquei bem cético. O meu fica bastante amarelo por causa da manteiga, o que é normal. Logo, pensei que ficaria verde, mas…

Funcionar, até que funciona. Tem colocar muito, mas muito pouco e ir mexendo bastante. Branco, branco não ficou, mas o tom de amarelo diminui bastante. Testei com corante violeta (que ficou melhor) e azul jeans. E os outros são ideias de alguns sabores possíveis!

Na receita tem várias dicas e pulos do gato para não errar, leia tudinho!

 Buttercream Merengue Suiço

Buttercream com Merengue Suíço

Pré-preparo: 1 hora 55 minutos
Tempo de preparo: 25 minutos
Total: 2 horas 20 minutos
Rende: 400 g
Autor: Vitor Hugo

Ingredientes

  • 90 g claras (cerca de 03 unidades, recomendo pesar)
  • 150 g açúcar refinado
  • 200 g manteiga sem sal (em cubos semi-gelada)
  • 5 mL extrato de baunilha ( OU 1-2mL essência)

VARIAÇÕES DE SABOR

  • 200 g chocolate meio amargo para cada 400g buttercream tradicional (derretido)
  • 75 g doce de leite cremoso/pastoso para cada 200g buttercream tradicional
Recomendo sempre usar as quantidades nas unidades de medidas em peso e volume quando presentes. As quantidades em xícaras/colheres são apenas uma cortesia do sistema e menos precisas.
1 xícara: 250mL | 1 colher de sopa: 15mL

Modo de Preparo

  • Num panela bem limpa misturar claras e açúcar.
  • Levar ao fogo baixo e mexer para dissolver o açúcar. Esta etapa é feita, tradicionalmente, em banho-maria. Pode ser feita também caso esteja com receio.
  • Teste com os dedos para sentir se o açúcar já dissolveu. A consistência das claras mudam, ficam mais líquidas também. Demora cerca 2-3 minutos.
  • Transfira para a tigela da batedeira, bater com batedor arame em velocidade alta por cerca de 10-15 minutos até a mistura esfriar. Sério, de verdade.
  • Quando estiver mais frio ao toque, acrescentar a manteiga aos poucos. Praticamente nos momentos finais que vira mesmo buttercream. No começo pode parecer que ficou mole demais. Junte a baunilha.
  • Buttercream pode ser saborizado com outras essências e tingidos também. Na geladeira irá endurecer, é normal. Para utilizar deve esperar atingir a temperatura ambiente.

Dicas

  • Manteiga: em muitas receitas é indicado usar em temperatura ambiente, porém no Brasil por ser quente e a manteiga ter mais água isso pode ser um problema. Se o dia estiver quente: corte em cubos e retorne a geladeira, ela deve estar maleável, porém não dura. Ao toque deve sentir gelada/fria, mas se apertar consegue modelar.
  • Dia quente: se estiver muito quente ou morar num lugar assim, bolsas de compressa congeladas em volta da tigela ajudam a diminuir a temperatura. Recomendado que a tigela seja de metal.
  • Cor: dependendo da manteiga o buttercream ficará num tom amarelado, é a cor da gordura. Isso é natural. Algumas receitas gringas ficam super brancas porque usam gordura vegetal que é branco.
  • Quantidade: duas receitas é o suficiente para rechear e cobrir um bolo de 3 camadas com 15cm (diâmetro) e ~10cm (altura total). Por precaução faria 3 receitas.
  • Sabor: dá pra colocar, limão, laranja, chocolate/cacau, café concentrado… o ideal que não tenha muita água. Como é quase só gordura, lembra? Água e óleo não se misturam.
  • Corante: prefira corante em gel por serem mais forte e concentrados. Os líquidos terão o mesmo problema que os sabores a base de água.
  • Armazenamento: apesar de durar bem, vale lembrar que há claras “semi-cozidas” no preparo. O tempo e temperatura no fogo ou no banho-maria não é suficiente para cozinhar as claras. Caso congele, deixar voltar a temperatura ambiente antes de usar, se não estiver mais fofinho só bater novamente por alguns minutos na batedeira.
Vem me acompanhar!Confira mais novidades no meu Instagram @PratoFundo!
Buttercream Merengue Suiço no Bolo
Artigo por: Oi, Eu sou o Vitor Hugo!

Farmacêutico, Produtor Gastronômico e Comunicador de Ciência de Alimento. Uma combinação diferente, né? Vem saber mais…

Fez ou tem uma dúvida sobre a receita? Comente!

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

Avalie a receita:




43 Comentários (Deixe o seu!)
  1. 5 stars
    Amei, a receita, assim que eu tiver uma oportunidade, farei essa receita de buttercream, Suiço, ainda nem comi , mas achei maravilhoso, obrigada Vitor Hugo.