Fudge de Chocolate e Pasta de Amendoim

Queria fazer alguma receita para o Halloween, mas nenhuma inspiração aparecia. Daí, olhando o que tinha na despensa e geladeira me lembrei do fudge! Um dos docinhos mais fáceis e bem gostosos: rico, denso e diversas possibilidades.

Fudge de Chocolate e Pasta de Amendoim

Como tinha um tema, quis incorporar sabores mais próximos lá dos EUA. Então, nada mais american (leia com sotaque, please) do que manteiga de amendoim, não é mesmo? Assim, temos o Fudge de Chocolate e Pasta de Amendoim.

O fudge é o primo estrangeiro, digamos assim, do brigadeiro. Utiliza quase os mesmos ingredientes, principalmente, neste versão que fiz. Além de inúmeras maneiras de como fazer fazer o doce.

Ingredientes do Fudge de Chocolate e Pasta de Amendoim

Para dar um contraste na textura acrescentei amendoins torrados e, como eram salgados, também auxiliaram no balanço do dulçor. Dando aquele efeito salgado-doce bem gostoso.

A vestimenta de múmia é mais decoração, não precisa ser feita. Mas como era para o Halloween acabei colocando e até olhinhos!

Fudge de Chocolate e Pasta de Amendoim

  • Pré-preparo: 20 minutos
  • Tempo de cozimento: 2 horas
  • Rendimento: 20 pedaços (5x5cm, ~55g/cada)
INGREDIENTES
  • 200 g chocolate meio amargo
  • 250 g chocolate ao leite (praliné; castanha de caju caramelizada ou ao leite tradicional)
  • 270 g leite condensado
  • 70 g pasta de amendoim integral sem açúcar
  • 50 g amendoim torrado salgado
  • 0,5-1 g sal refinado
  • 75 g chocolate branco (derretido e temperado)
  • 25 g chocolate meio amargo (derretido e temperado)
MODO DE PREPARO
  1. Forrar uma fôrma (20x20cm) com papel manteiga, as laterais devem subir pelo menos 3cm.
  2. Numa tigela misturar os chocolates e derreter no micro-ondas (30 em 30 segundos) ou banho-maria (não deixe entrar vapor d’água. Caso não tenha familiaridade com chocolates, derreta cada um separadamente.
  3. Acrescente o leite condensado e misture. Na sequência, pasta de amendoim. Misture
  4. Junte amendoim e sal (se quiser com um contraste maior entre salgado-doce, coloque 1g, caso contrário 0,5g), misture. A massa fica mais espessa ao adicionar os ingredientes.
  5. Transfira para a fôrma preparada e alise a superfície para deixar bem uniforme. Pode aparecer na superfície um pouco da gordura do amendoim, é normal.
  6. Levar para geladeira por 2 horas, no mínimo. Deve ficar bem firme.
  7. Para fazer os olhos usei chocolate branco para fazer o globo ocular/esclera fazendo um disco (~0,5cm diâmetro). E chocolate meio amargo para pupila/íris. Pode ser feito sobre uma folha de acetato ou papel manteiga.
  8. Retirar o fudge solidificado da fôrma e cortar em quadrados de 5x5cm ou do tamanho desejado. Se desejar, pode virar o bloco para que a base se torne o topo e fique reto.
  9. Para o efeito de múmia foi usado chocolate branco derretido num saquinho com a ponta cortada e feito linhas sobre o fudge cortado. E finalizado com os olhos.
  10. Manter sob refrigeração até o momento de consumir.
Observações
  • Chocolate ao leite Praliné: é chocolate da linha Noblesse da Nestlé em que já vem com a praline de castanha de caju caramelizada na massa.
Você fez a receita? Marca a gente @PratoFundo ou tag #PratoFundo!

Deixe um comentário

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

Um Comentário (Deixe o seu!)
  1. Adorei , vou tentar fazer em casa !!!

«

»