Resenha: Filé de Frango Crispy do Jamie Oliver

Uma das novidades que agitaram o mercado gastronômico e da indústria alimentar em 2016. O lançamento da linha de comida congelada do Jamie Oliver em parceria com a Sadia.

As controvérsias são no sentido entre o que é pregado e o que é feito. Como sempre digo, titio Jaiminho está na luta de querer salvar o mundo pela comida, meio que na mesma vibe Bono Vox, nos últimos anos. Até aí, cada um vai atrás das causas que acreditam. E esta associação com uma gigante do setor alimentício pegou muita gente de surpresa e desconfiança.

Aqui no Brasil, a mídia especializada não fez tanta crítica assim. Mas lá fora… The Guardian (jornal britânico) não foi tão considerativo.

Particularmente, é um acordo comercial, né? Estima-se em torno de £11,5 milhões de libras (cerca r$49,3 milhões) e, convenhamos não é uma quantia desprezível. Se falar que fez pelo dinheiro, eu acho, é mais honesto do que tentar pintar como outra coisa. Mas estamos aqui para provar o produto!

Para testar escolhi: Filé de Frango Crispy com Molho Rústico de Tomate, recheio de Espinafre e Creme de Ricota. Um dos vários chamarizes é a questão do bem-estar animal, ingredientes selecionados e naturais (questionável, afinal: o que é natural?). A embalagem possui várias informações que tentam transmitir este conceito.

No verso existe a indicação de como foi a criação do frango, é certified humane e afins.

Jamie Oliver: Frango Congelado da Sadia por PratoFundo.com

Porém, o que me chama atenção é a promoção do sem hormônios. Pode ser um choque para muita gente, mas: TODO frango (aves) produzido no Brasil é sem hormônios.

É proibido o uso pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) pela Instrução Normativa nº17/2004 (esta é a normativa mais recente e vigente).

Os fabricantes podem informar isto na embalagem desde que haja a indicação: “Sem uso de hormônio, como estabelece a Legislação Brasileira”. A frase foi autorizada pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA) no final de 2013.

Entretanto, muitas pessoas ainda acreditam que o frango tem hormônio. E falam que é usado de modo ilegal. O que realmente poderia acontecer, porém tem um detalhe importante nessa equação: dinheiro.

Nosso frango é exportado para o mundo todo, principalmente Arábia Saudita e China. Se o produto não estiver nas especificações do país comprador, eles mandam o container de volta sem problema nenhum. Logo, o produtor perde dinheiro. Sem falar na questão biológica do hormônio, teria que ser aplicado ave por ave. Ou seja, perderia mais dinheiro e tempo.

As aves de corte crescem devido ao beneficiamento genético e nutrição, e em 30-40 dias estão prontas para o abate (detalhe: nesse tempo não atingiram a maturidade sexual, logo, os hormônios também não funcionariam). Quem ainda acredita e espalha o mito do hormônio está bem equivocado sobre zootecnia, medicina veterinária e ciência de alimentos.

Não briguem comigo, sou apenas o mensageiro!

Será que vale o show?

Sadia Jamie Oliver: Filé de Frango Crispy

Jamie Oliver: Frango Crispy da Sadia por PratoFundo.com

Marca: Sadia
Origem: Brasil
Preço: r$19,79
Embalagem: 350g
Calorias por 100g: 101,14kcal
Joinha: embalagem de alumínio robusta. Os pedaços de frangos maiores do que imaginei, sabor do tempero bom no geral (limão se sobressaindo).
Desjoinha: Molho rústico de tomate está mais para uma pasta e ao assar resseca ainda mais, lembrando extrato de tomate e os sabores do espinafre e ricota somem por causa disso. Sabor genérico de ervas secas, frango fica ressecado e não ficou crispy. Achei um pouco salgado, mas provei sozinho. Pela quantidade é caro. As informações utilizadas na embalagens vem com aquele peso marketeiro, tentando se passar por algo “bom” (no caso, o não uso de hormônios), não é uma característica exclusiva do produto, a lei não permite.
Ranking: #4/#10 Bonitinho

Jamie Oliver: Frango Crispy da Sadia por PratoFundo.com Jamie Oliver: Frango Crispy da Sadia por PratoFundo.com Jamie Oliver: Frango Crispy da Sadia por PratoFundo.com Jamie Oliver: Frango Crispy da Sadia por PratoFundo.com Jamie Oliver: Frango Crispy da Sadia por PratoFundo.com
Vitor Hugo

Mestre em Ciência de Alimento, Farmacêutico-Bioquímico e Gastrônomo. Atua como Produtor Gastronômico e Comunicador de Ciência. Criou o PratoFundo para ser o portfólio de gastronomia e ciência.

Fez ou tem uma dúvida sobre a receita? Comente!

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

8 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Tatiana Marafon:

    Eu na verdade não gostei nem um pouco desse frango! E além de tudo caro demais para 2 filés de frango com 4 tomates cerejas. AFF!

  2. Jullia:

    Adorei a informação sobre o não uso dos hormônios, tanta gente perpetua a falsa informação, que acabamos achando que é verdade.

  3. Marilza:

    Meu pai tem granja no interior do Paraná, e o que faz eles crescerem rápidos dessa forma é a grande oferta de ração, eles comen o dia e a noite inteira, há o uso de Antibioticos mas não há hormônios!!! E a conta é muito simples de ser feita, porque hormônio é caro o que inviabilizaria a produção.

  4. Catia A.V.:

    Vitor Hugo, obrigada por repassar as informações corretas!!!
    Já não aguento mais argumentar em sites, blogs e facebook, tentando fazer as pessoas entenderem o papel da Zootecnia na evolução da produção de frangos.

    Acessei seu blog pela primeira vez hoje… e vou continuar acessando!
    Belo trabalho!
    Abraço!

    1. Vitor Hugo:

      Fico feliz que tenta gostado! :D A gente tenta sempre mostrar os fatos pra acabar com esse mitos que mais prejudicam do que outra coisa, né? :)

  5. Linda la Cava:

    Bem, to fazendo um curso de cozinheiro e a prof (engenheira de alimentos) disse que tem hormonio na racao no comeco pra eles crescerem rapido, mas depois usam um outro produto na racao pra fazer um detox e zerar a taxa de hormônios, justamente por causa da exportacao. Meu primo tem uma granja e perguntei , e ele disse que e assim mesmo.

    1. Vitor Hugo:

      Já começou errado. Se o seu primo usa, vamos denunciá-lo! :D E duvido muito que use mesmo, hormônio na ração não funcionaria por questões químicas e biológicas. A substância não funciona assim. E muito menos a questão de detox (que também não existe). O que ele deve usar é antibiótico, isso é permitido. Hormônio e antibiótico são coisas diferentes! :)

  6. Anna:

    Muita cara de comida de avião pra esse preço, hein :/